Buscar

Analise Ergonomica

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO 
AVALIAÇÃO ERGONOMICA 
Para realização da análise qualitativa ergonômica foi escolhido o método de checklist, onde é um bom instrumento de orientação durante a avaliação de alguma atividade, pois permite ao observador identificar pontos importantes para a análise, o qual nos permitirá ter uma visão geral das condições ergonômicas. A Tabela 1 apresenta o checklist utilizado para a avaliação da atividade.
Fonte: Adaptado de Couto (1995) apud Marcon (2013)
Tabela 1 – Checklist para análise geral qualitativa dos riscos ergonômicos
Após a realização da análise das posturas pela Tabela 1, soma-se os pontos e verifica-se a condição ergonômica da atividade através da Tabela 2. 
Fonte: Adaptado de Couto (1995) apud Marcon (2013)
Tabela 2 – Análise da condição ergonômica através do Checklist
	RESULTADOS DA ANALISE ERGONOMICA 
Após realização do checklist foi realizada a soma da pontuação o que resultou em uma boa condição de local de trabalho, onde de acordo a tabela de consulta de resultados (tabela 2) não é necessário tomar providencias. Porém, por, mas que tenha se obtido um bom resultado ainda visamos algumas modificações de postura no processo, já que os movimentos repetitivos podem causar danos a longo prazo e melhorar a distribuição dos materiais de trabalho iriam resultar num local de trabalho mais agradável. 
Fonte: Grupo de analise
Tabela 3: Resultados da analise da ergonomia via checklist

Continue navegando