Buscar

gestão de empreendimentos de negocios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Hotel: estrutura organizacional, cargos e funções. 
(Aula 5)
Resumo: O texto fala sobre a estrutura organizacional dos hotéis e todas as características da empresa e como são divididos as tarefas, funções, cargos e setores. Da explicação sobre os departamentos e suas subdivisões de empresas de pequeno, médio e grande porte e relata as responsabilidades do gerente geral. E como um hotel pode ter pontos positivos em seu ramo e alcançar assim sucesso e clientes fiéis.
Palavras-chaves: gerente-geral, estrutura organizacional, especialização, colaboradores.
 O texto em questão trata-se do ramo de hotelaria, podemos conhecer com clareza todos os aspectos a cerca de um hotel e como sua estrutura organizacional é dividida, a intenção do autor é da entendimento ao leitor sobre o referido assunto, o texto foi bem dividido fazendo com que o leitor compreenda a que ponto o autor quer chegar, o foco principal fica no gerente geral, assim concluímos que o mesmo é a ferramenta principal que move toda essa organização, o GG precisa ser visionário, pois é ele que vai coordenar indiretamente toda a instituição, precisa ter boas atribuições, responsabilidades e habilidades. Vale citar as funções básicas do gerente-geral: planejamento, organização, pessoal, direção, controle e avaliação, o GG precisa ser eficiente sempre.
 Também é explicada a diferença dos empreendimentos de pequenos portes como pousadas, a de médio porte como hotéis mais simples e a de grande porte como resorts e etc... Quanto maior for o empreendimento mais colaborador especializados é necessário.
 Sobre as de pequeno porte o texto mostra a estrutura organizacional que é bem simples e fala que geralmente o gerente-geral é o dono do negócio no qual ele toma conta praticamente sozinho, no texto não é dito mas vale ressaltar que em determinadas pousadas que uma família pode ser dona no caso não existe nem uma estrutura, pois imaginemos uma família: o pai é o dono, a mãe fica na cozinha , a filha arruma os quartos e cuida da limpeza, sendo assim podemos pensar também em algo do tipo no caso de que necessariamente há negócios assim ainda nos dias de hoje.
 O tema abordado sobre a recepção é de grande serventia visto que a recepção é importante para qualquer negócio, pois é a porta de entrada, portanto, o cliente precisa se sentir bem desde o inicio de sua estadia, só assim ele ira depositar sua confiança naquelas pessoas que estão o atendendo, portanto as funções de recepção como: reservas, recepcionistas, serviços aos hospedes e etc..., precisam ser bem treinados e posicionados para que tudo ocorra de maneira positiva.
 Já as empresas de grande porte são bem mais complexas, contam com uma estrutura maior e pode-se dizer mais difícil de administrar, são vários gerentes divididos para diversos departamentos. É aí que a especialização entra, pois em um empreendimento grande é preciso de muitos colaboradores especializados aumentando assim a produtividade e sucesso da administração.
 O tamanho do empreendimento indicará as demandas de trabalho em cada uma das funções, servindo como um orientador para a configuração da estrutura organizacional, em termos de grupamento de funções, dimensão dos órgãos e desenho de organograma. Os meios de hospedagem comerciais têm, como empresas que são uma estrutura organizacional que deve atender às suas necessidades operacionais e administrativas, de forma a cumprir seus objetivos e missão empresariais. Desta forma, independente da categoria ou tamanho do empreendimento, haverão processos a serem cumpridos, tais como: O processo comercial e marketing; o processo administrativo; o processo de produção na área de alimentos e bebidas; e o processo de hospedagem, que envolve todo o ciclo de atendimento ao hóspede, de sua chegada à sua saída do hotel.
 Portanto mesmo sendo um texto curto e simples, o autor consegue chegar ao seu objetivo que é o conhecimento dos departamentos, dos colaborados, da estrutura e etc... Também trás um ótimo conhecimento para a área destinada a esse ramo, pesquisas reais em empreendimentos de grande e pequeno porte dariam bons exemplos para incluir no texto, o autor poderia ter feito uso disso, mas os exemplos citados foram de bom proveito. O ramo de hotelaria e sua estrutura organizacional é bastante complexo, o texto foi de grande ajuda para o entendimento do assunto em si.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando