Buscar

Direito Previdenciário Kelly Cuesta 09.01.2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direito Previdenciário
KELLY CUESTA – 01/09/2017
Período de Graça
	O que coloca a pessoa em período de graça é ela estar dispondo dos benefícios da previdência ou suscetíveis de dispor sem o devido pagamento, a pessoa não está pagando, mas pode usufruir, é diferente da carência, na carência a pessoa está pagando, mas não pode usufruir ainda, tem que atingir o decurso de tempo que a lei impõe.
	Ex: vamos supor que sou contribuinte individual e eu comprovei junto a assistência comercial que não estou desenvolvendo atividade remunerada. O C.I fora os 12 meses, se ele comprovar que não está desempenhando atividade remunerada ele pode ter mais 12 meses. Vamos supor, que estou preenchendo os dois requisitos, o de graça então terá um período de 24 meses. O normal seria 12 meses, mas como comprovou-se o § 2º por analogia, extensão ao C.I eu consegui mais 12 meses.
Fevereiro de 2017 teria que voltar a contribuir de qualquer forma, mas suponha-se que não volto a contribuir, no 16º dia do segundo mês subsequente perco a qualidade de segurado.
Dúvida da Jack
Segurados Obrigatórios: empregado, empregado doméstico, c.i, avulso, especial. Segurado com atividade remunerada.
Segurado facultativo: segurado sem atividade remunerada. As 3 exceções do facultativo que exercem atividade remunerada são o bolsista, o estagiário e o detento que exerce atividade remunerada.
No inciso não específica o segurado, a diferença vai ser do empregado, é por isso que está segurado desempregado, no § 2º do art. 15, para ser desempregado a pessoa precisa antes ser empregado, por isso tem a extensão ao C.I, ele não é empregado, mas por conta do T.N.U equiparou-se o C.I a essa categoria.
Período de carência 
Ex: estava preso e disponho do período de graça de 12 meses. Suponhamos que eu saí julho de 2017, então até julho de 2018 eu continuo sendo segurado, se por ventura em 2018 eu não volto a contribuir, o que é muito provável porque tem o estigma social, eu vou perder a minha qualidade de segurado, só que eu não vou perder imediatamente em julho de 2018, vou perder em setembro de 2018.
	Dúvida Ademir. 
	Segurado em livramento é aquele segurado que estava preso, mas não exercia atividade remunerada, ele contribuía antes de estar preso, durante ele estar preso, se ele desenvolve uma atividade remunerada ele é facultativo ele é uma das 3 exceções do facultativo.
Dúvida da Camilla: 
Segurando em livramento é aquele que contribuía antes da prisão, ele estava preso, mas não exercia atividade remunerada.
Se o preso desempenhar atividade remunerada ele é facultativo. Está dentro das 3 Exceções (bolsista, estagiário, e o detento que exerce atividade remunerado).
Período de Carência
Primeiro tem que se filiar ao RGPS, se for segurada, além de se filiar tem que fazer a inscrição, alguns casos a inscrição ela é automática por conta da atividade remunerada, mas em outros casos não, é preciso que a pessoa procure a previdência e faça seu primeiro pagamento como é o caso dos facultativos, os dependentes não fazem filiação. Filiado é o segurado, dependente faz inscrição. Por conta das contribuições serem obrigatórias tem o chamado período de graça que é a concessão de entender o benefício caso ocorra a interrupção da atividade remunerada e por conta disso as contribuições fiquem comprometidas a Previdência concede um lapso temporal em que ela não recebe do contribuinte, mas lhe assegura o direito ao benefício, mas para que esse indivíduo possa realmente gozar desse benefício previdenciário é como se fosse um plano, é como se fosse um convênio, a lei institui o chamado período de carência, que é o momento em que o indivíduo paga, contribui, mas ainda não goza de todos os benefícios.
Período de Carência: a pessoa paga, se filia, se inscreveu e está recolhendo as contribuições, mas ainda não dispõe de todos os benefícios, isso quer dizer que tem alguns benefício que independem de carência.
Art. 25 da lei 8.213
Prestações Pecuniárias: não são as contribuições, as contribuições é do ponto de vista do segurado, e sim do ponto de vista da Previdência, então a Previdência Presta a concessão pecuniária.
Auxílio doença ou Aposentadoria por Invalidez
Precisa ter pelo menos 12 prestações mensais (essas prestações não precisam ser ininterruptas, desde que não perca sua condição de segurando).
Aposentadoria por idade
Esse tipo de carência é compreendida como programada, esperada, não é nenhuma surpresa.
É preciso ter 180 contribuições 
Maternidade

Outros materiais