Buscar

AULA 4 Micoses Oportunistas COMPLETO

Prévia do material em texto

Micoses oportunistas 
Geralmente tem baixa virulência e que em condições normais não causam danos ao nosso organismo, porém ao ocorre uma queda do sistema imune podem desenvolver caracter patogênico no hospedeiro.
Criptococose Cryptococcus neoformans
Leveduriforme e encapsulado encontrados em ambientes com fezes de pombo e outras aves.
Agente ubíquo no ambiente – amplamente disseminado no meio ambiente
Observado em ambientes com fezes de pombos e outras aves- o gatti esta mais associados com arvores e é comum em pessoas que tem atividade com madeira e que lidam com madeira.
Doença infecciosa, sistêmica que pode atingir qualquer órgão ou sistema mas que tem tropismo pelo SNC e pulmão. No SNC tem tropismo por partes baixas do cérebro atingindo tronco, mesencéfalo e pares cranianos. Principal fungo oportunista que vai atingir o pulmão e SNC. Muitos casos associados a HIV, apresentando número de CD4 <100. Pode ter como formas clínicas pulmonar, meningite, atingindo o SNC, lesões cutâneas, linfonodos , ossos e outros órgãos.
Mecanismo: fungos saprofíticos, inalação de pequenas leveduras e basidiósporos , ocorre uma infecção pulmonar , período de latência e infecção no SNC.
No raio X podem aparecer nódulos maiores que podem parecer com tumores de pulmão, sendo que o direcionamento do diagnostico através dos sinais e sintomas que irão solucionar. As lesões são partes duras com uma lesão ulcerada. Nos sintomas de quadro pulmonar temos tosse como principal sintoma de via area, febre não elevada e não continua, emagrecimento.
Diagnostico: Melhor forma de diagnostico de fungo é visualização direta. Em casos de lesão de pele esfregaço da pele com microscópica. Se for pulmonar escarro. Direta: Tintura de Nanquim- LC. Cultura: ágar de Sabouraud; Pesquisa de antígeno criptocócico; Histopatológico das lesões.
Tratamento: Os medicamentos deveram ser fungicidas pois os fungistaticos não serão efetivos. O itraconazol não tem penetração no SNC, fluconazol tem uma penetração melhor, mas não é tão boa quanto a Anfotericina. Quando suspender o farmaco vai depender do número de CD4 e controle da doença de base. anfotericina B + 5-flucitosina; anfotericina B + fluconazol ; anfotericina B; fluconazol. Profilaxia : fluconazol e anfotericina B
A doença na forma de meningite ou criptocoma necessita de um tratamento agressivo, pois a doença destrói muito o tecido cerebral e pode ter sequelas graves e definitivas. Cefaleia, confusão mental, sintomas de pares cranianos, rigidez de nuca. Sinal de kering e brudski.
Ele tem um tropismo por pulmão e SNC, no paciente HIV um quadro neurológico recente é a primeira doença que pensamos principalmente pessoas com HIV sem tratamento e com nível de TCD4 abaixo de 100-200 com quadro insidioso (não é muito agudo e sim com alguns dias de evolução, diferente da meningoencefalite ) pois é a lesão fungica do SNC mais comum.
O processo infecioso pulmonar primário se for em imunocompetentes os macrófagos irão resolver o problema e deixar abafar esse processo inflamatório e no paciente imunodeprimido fica em latência e depois atinge os linfonodos e cai na corrente sanguínea e ele tem tropismo com o SNC.
No quadro pulmonar ve imagens nodulares maiores, não são micro nodulares que podem simular tumores de pulmão. O que vai nos definir é o tempo de evolução se está tendo febre ou não a imunodebilidade, etc. 
Tose febre 4-3 semanas com uma imagem dessa abaixo. Agora se for um paciente de 70 anos a primeira coisa que vamos pensar é no tumor.
O cripitococs tem predileção em áreas mais baixas do cérebro por isso acomete mais tronco cerebral além disso a nível do mesencéfalo. O paciente tem defitis de algum par craniano ou talvez apenas sinais meningos. 
Há também lesões de pele com base endurada e ulcerada 
Atentar aos sintomas de rigidez nucal como paralisia de nervo trigemio (paralisia do rosto), problemas oculares além da rigidez de nuca, cefaleia, confusão mental.
Pacientes com meningite bacteriana tem o liquor com glicose baixa e com muita proteína, turvo as vezes ate purulento e com muito neutrófilo.
Em pacientes com fungo tem o liquor sem muita alteração na cor com pouca alteração celular mas devido aos monócitos e macrofagos, geralmente a glicose normal mas com proteína aumentada.
Pacientes com problemas pulmonar vai queixar tosse com secreção, febre “media” com 1 a 2 picos por dia, paciente com emagrecimento. Na ausculta tem crepitações.
As sequelas são graves
O intraconazol não usa pois não penetra no SNC o fluconazol é médio mas a anfo é boa para penetrar no SNC e para tratar infecção grave.
Pneumocistose -> Pneumocystis jiroveci
Doença infeciosa muito relacionada com HIV, com manifestações quase que exclusivamente pulmonares. Pode ter outras causas de imunossupressão.Sua forma parasitaria é pre-cistos uninucleados ou como cistos multinucleados. Doença em que 30% dos casos vão a óbito.
Sintomas: inicio insidioso, com febre, tosse não produtiva, taquipenia, dispneia progressiva (antes caminhava agora não mais), emagrecimento.
Raio X: infiltrado intersticial bilateral, presença de pneumatoceles, consolidação focal, infiltrado nodular ou alveolar localizado, Por ser uma doença que não cursa com derrame pleural, a presença dele serve para exclusão diagnóstico. ALTERA A VENTILAÇÃO 
Laboratorial: No hemograma os linfócitos estão baixo, Dosagem de LDH > 500 U/l sugestivo, Gasometria arterial (PaO2 < 60mmHg). Diagnóstico : Coloração morfológica da qualidade tintorial, caso de acometimento pulmonar faz coleta de escarro e pesquisa direta do fungo. Escarro, lavado broncoalveolar, biópsia transbrônquica,GiemsA, Metenamina de prata, imunofluorescência com anticorpos monoclonais, PCR.
Tratamento: Não faz uso de fungicidas normais Sulfa-Trimetropim por 14-21 dias, Corticosteróides (PO2 <70mm Hg): prednisona, Pentamidina, Clindamicina/primaquina. Profilaxia sulfa-tmt
Forte relação com o HIV- durante alguns anos foi talvez o grande responsável pelos óbitos de pacientes com HIV pois desenvolve um quadro pulmonar progressivo intenso levando a insuficiência respiratória grave difícil de reverter
Candidíase- Candida albicans
A mudança fenotípica tem gerado espécies mais resistentes. Com a presença de pseudo-hifas e leveduras.
Aparecimento de lesões na pele e na mucosa geralmente em locais de sudorese e ficção e pode ter caráter sistêmica. A
Diagnostico: lesão direta com raspado da doença, escarro, urina, sangue. No exame direto analise a pseudo-hifas septadas com levedura, na cultura também temos a levedura e testes de sensibilidade.
Tratamento: Nistatina; Fluconazol; Anfotericina B (fungicida); Caspofungina tem baixa toxidade, porém são caras. Deve-se guardar para casos graves; Voriconazol
CANDIDIASE É DEFINIDORA DE HIV IMPORTANTE
PARA DEFINIR HIV É LINFOCITOS TCD4 ABAIXO DE 200 E CLINICA COM DOENÇAS DEFINIDORAS!!!
Se essa lesão lateral passo algo e sai e pensa necooplasia oral pilosa condição relacionada ao vírus EPSTEIN BAAR
CASO CLINICO: MENINGOENCEFALITE EM HIV VC PENSA EM NEUROTOXOPLASMATE, MENINGITE CRIPTOCOCICA E SIFILIS E TUBERCULOSE.
REVER TABES DORSALIS ESSES TREM ASSIM
Aspergilose
Aspergillus flavus; Aspergillus fumigatus; Aspergillus niger
Doença angioinvasiva que contem produção de enzimas. Invasiva no pulmão, alérgica broncoespasmo temos número elevado de IgE mediador dessa reação alergica, saprofítica com formação de bolas fúngicas, que sua remoção só ocorre por cirurgia. Quando a doença é sistêmica usa-se voriconazol, quando não é sistêmica e não formou bolas fungicas usa itraconazol, fluconazol. Caracteristica de lesão cerebral com casos de necrose central.
Outras micoses 
MUCORMICOSE ; Rhizopus spp.; Mucor spp.; Absidia spp. 
Produzidas por zigomiceros, geralmente graves. Pode atingir seios paranasais, cérebro, pulmões, aparelho digestivo e outros orgõs. As hifas dos fungos invandem os vasos sanguineoas, cartilagem nasal e nervos. Angioinvasivo e leva a isquemia e necrose. Acomete diabéticos geralmente.

Continue navegando