Buscar

financeira 2

Prévia do material em texto

� 
	
�www.etep.edu.br
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II, III
Semipresencial
Competitividade por meio de melhorias 
 
Trabalho para aula semipresencial 
Perla Martins dos santos RA: 124119
Prof. Msc,Valdir F A
Competitividade por meio de melhorias 
OBJETIVO
Propor conhecimento aos alunos por meio de observação Prática.
Estimular os alunos a pensarem e propor alternativas de melhorias na empresa.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
 Razão social
PLÁSTIC DISTRIBUIDORA LTDA
 Endereço
Rua Maria José nª 233 vila Maria – SP 
 Setor de desenvolvimento do estágio
Área Financeira
INTRODUÇÃO 
 A gestão das finanças é uma tarefa essencial que pode ser bastante simples, levando a tomar decisões estratégicas visando o crescimento e a solidez de uma empresa.
Para que isso aconteça e seja alcançado, se deve conhecer o que realmente compõe a área financeira. A empresa não deve acreditar que já possui informações suficientes para controlar e tomar decisões apenas com os dados de entradas e saídas de recursos. Na verdade, esta é apenas uma das partes que devemos saber gerenciar.
O objetivo de ampliar os conhecimentos e o entendimento na área financeira, buscando assim com o objetivo especifico, desenvolver e achar o ponto de equilíbrio, da empresa PLÁSTIC DISTRIBUIDORA LTDA. 
Com o controle de financeiro a tomada de decisão fica mais fácil e auxilia nas outras áreas da empresa, principalmente para obter bons resultados 
 Como todas as organizações têm como objetivo principal em atingir suas metas e assim se impor no mercado com reconhecimento e promovendo lucros, onde para atingir estas etapas deve no mínimo manter uma administração muito bem planejada.
“Administração representa não somente o governo e a condução de uma empresa, mas também todas as atividades relacionadas com planejamento, organização, direção e controle da ação empresarial”. (CHIAVENATO, 1989, p.3).
A palavra Administrar tem como significado, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta serviço a outro. Chiavenato (2000,p.7)afirma:
A tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação. Assim, a administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos. O conhecimento da Administração Geral, ou seja a TGA, que estuda o contexto das organizações, deve ter como premissa as cinco divisões da área a ser estudada e conhecida por um administrador, onde; tarefas, estrutura, pessoas, tecnologias e ambiente, devem estar incluso nas mudanças ou implantações das atividades na organização. A cada tomada de decisão, deve perceber e acompanhar, de que forma esta mudança está relacionada com o comportamento das pessoas, pois cada mudança não esteja claro para os colaboradores, que ali influenciados, pode-se perder no total dos investimentos ali impostos, bem como o que estava funcionado, ocorrerá maiores perdas, já que possivelmente acarretará um não entendimento e desconforto ao ambiente. (CHIAVENATO, 2000, p.7).
Um dos pressupostos da administração é a organização, pois é com ela que se tem o melhor desempenho em uma organização e assim consegue se manter no mercado. E é sobre a organização que será descrito a seguir.
Relacionamento com a Contabilidade
Não há como deixar de conciliar a Gestão em Finanças e não se envolver na contabilidade, mesmo sendo esta somente a gerencial, visto seus lançamentos, captação de empréstimo bancário, compras de maquinas e equipamentos, entre outras despesas e aplicações, sendo todas as contas dirigíveis as contas contábeis. Mesmo não querendo influências as cantas de finanças e de contabilidade, fica impossível gerenciar um empresa sem estas conciliações.
Segundo Gitman (1997. p. 12), “Há duas diferenças básicas de perspectiva entre a Administração Financeira e a Contabilidade”: uma se refere ao tratamento de fundos e a outra à tomada de decisão.
Nestes casos onde o Contador se preocupa em coletar mais dados e a seus devidos fazer seus lançamentos, enquanto que o administrador financeiro procura utilizar estes dados, onde de preferência já coletados, para assim utilizar com suas estratégias gerenciais, realizar alguns ajustes ou em tomadas de decisão.
Relacionamento com Financeiro 
Relacionamentos são Super importantes no departamento financeiro. Além da equipe interna do departamento, o diretor financeiro precisa interagir com todas as áreas de uma empresa e os demais diretores, auditores e membros do conselho. Muitas vezes, os assuntos são delicados e intermediar negociações é grande parte do trabalho. Gerenciar esses relacionamentos é essencial para o sucesso.
Tomada de Decisão
Os deveres do executivo financeiro diferem dos do Contador, pois este se dedica basicamente, a coleta e apresentação de dados financeiros. O administrador financeiro analisa os demonstrativos contábeis, desenvolve dados adicionais e toma decisões com base em suas avaliações acerca dos riscos e retornos inerentes. O papel do Contador é prover dados que sejam desenvolvidos e interpretados com facilidade, sobre operações passadas, presentes e futuras da empresa.
 “O Administrador Financeiro usa estes dados, seja em sua forma bruta, seja depois de fazer certos ajustes e análises, como um importante insumo ao processo de tomada de decisão financeira. Obviamente, isto não quer dizer que os Contadores jamais tomem decisões e que os Administradores Financeiros jamais coletem dados; a ênfase básica da contabilidade e Administração Financeira é sobre as funções que indicamos”. (GITMAM,1997, p. 13).
São Jose dos campos 15 de Março de 2018

Continue navegando