Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

FICHAMENTO (UTILIZAÇÃO DO FIFA 11+ PARA PREVENÇÃO DE LESÕES E NA MELHORA DA PERFOMANCE EM ATLETAS DE FUTEBOL)
Referência: BAHR, R, KROSSHAUG, T. Understanding injury mechanisms: a key component of preventing injuries in sport. Br J Sports Med. v. 39, p. 324-9, Jun 2005.
Palavras-chave: Prevenção de lesão. Futebol. FIFA 11+. Performance.
Objetivos: Verificar efeitos da utilização do FIFA 11+ para prevenção de lesões e melhora de performance em atletas de futebol.
Delineamento: Estudo de revisão de literatura.
Local: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, Belo Horizonte-MG, Brasil.
Participantes: Aproximadamente 3500 atletas de futebol de campo, tanto homens quanto mulheres, de idade entre 13 e 52 anos. Cada grupo e cada tipo de estudo obtinha seu grupo de jogadores específicos, os dias da semana em que era aplicado os treinos.
Medidas e Principais Resultados: Com o objetivo caracterizar a adesão de times e jogadores jovens de futebol com o programa FIFA 11+ e de examinar se a alta adesão se correlaciona com o menor risco de lesão. Os autores também tinham como objetivo a identificação da associação das atitudes dos treinadores com a adesão ou o risco de lesão dos seus times. 1055 jogadores de 52 times participaram da análise estatística do estudo da adesão dos jogadores e 56 treinadores do estudo das atitudes do treinador. Nesse estudo foi encontrado que a adesão ao programa foi alta, sendo que os times utilizaram o programa em 77% dos treinos e os jogadores completaram o programa em 79% das sessões que participaram. Outro ponto importante foi que jogadores com alta adesão apresentaram um risco de lesão significativamente menor do que aqueles com adesão intermediária. Além disso, atitudes positivas do treinador quanto à prevenção de lesão foi correlacionado com alta adesão e baixo risco de lesão dos jogadores.
A partir desse estudo e de todos os outros, se conclui que o FIFA 11+ é quase sempre eficaz de alguma forma no grupo estudado. Apesar de suas variáveis em relação a sua aplicação, na frequência da sua pratica, na adesão por parte dos atletas e treinadores e na idade dos mesmos; trabalhou muito bem, por mínimo que tenha sido seu efeito, no trabalho excêntrico e concêntrico de contração muscular, no equilíbrio da musculatura exigida, ajudou no ganho de controle neuromuscular.
Comentários: Os resultados encontrados nesse estudo são de suma importância e tem determinada relevância para sua adesão por partes de clubes de futebol, para redução de gastos no departamento médico, na diminuição do tempo de recuperação, na diminuição na incidência de lesões em MMII, além de melhorar a performance dos atletas nas competições além de ser um programa de aquecimento padronizado tanto para treino quanto para jogos.

Mais conteúdos dessa disciplina