Buscar

Educação de jovens e adultos ATIVIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação de jovens e adultos ATIVIDADE 3 
PERGUNTA 1
ENSINAR EXIGE REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A PRÁTICA - Envolve o movimento dinâmico, dialético entre o fazer e o pensar sobre o fazer. É fundamental que o aprendiz da prática docente saiba que deve superar o pensar ingênuo, assumindo o pensar certo produzido por ele próprio, juntamente com o professor formador. Por outro lado, ele deve reconhecer o valor das emoções, da sensibilidade, da afetividade, da intuição.
Através da reflexão crítica sobre a prática de hoje ou de ontem é que se pode melhorar a próxima prática. E, ainda, quanto mais me assumo como estou sendo e percebo a razão de ser como estou sendo, mais me torno capaz de mudar, de promover-me do estado da curiosidade ingênua para o de curiosidade epistemológica. Decido, rompo, opto e me assumo. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011. 
. Crie uma dissertação com o seu ponto de vista de no (mínimo 15 a 20 linhas) sobre essa assertiva. Como o professor poderá mediar o processo de aprendizagem ?
Como o professor poderá mediar o processo de aprendizagem ?
Primeiramente reconhecendo limites, erros, defeitos, qualidades, ser autocritico, usar nossas experiências pessoais e profissionais, devemos ser bem informados e sempre procurar estar atualizados. É necessário aprender como desafiar, incentivar, provocar e desequilibrar saberes pré-concebidos. Através de metodologias coerentes e adequadas.
O professor tem de estimular o aluno a buscar e a construir o conhecimento, ajudar os alunos a desenvolver suas próprias ideias, tanto as crianças quanto os jovens e adultos que estão sendo alfabetizados, precisam primeiramente compreender, para somente depois guardar na memória os conhecimentos construídos, ajuda-los a entender e não a decorar. É muito importante que o aluno se torne cada vez mais autônomo. O professor dever ensinar mais que o conteúdo, deve ensinar como construir.
O professor deve conhecer o ambiente quem que vai dar aula, assim como conhecer também a realidade dos alunos, como um todo é possível estabelecer formas de trabalho mais interessantes para professor e aluno. É também essencial proporcionar aos educandos uma compreensão racional do mundo que o cerca, levando-os a um parecer de vida isento de preconceitos ou superstições e a uma conduta mais adequada em relação a sua participação como indivíduo na sociedade em que vive e do ambiente que ocupa.
 “Em primeiro plano é imprescindível ter dúvida. Todos aqueles que têm dúvida sobre algum fato, conteúdo, informação tende a buscar resolução. Esse processo caracteriza a construção do conhecimento” (SOUZA, 2011, p. 141)

Continue navegando