Buscar

A educação oferecida a jovens e adultos conseguiu vários avanços em termos legais, tornando-se um direito garantido na Constituição Federal de 1988...

A educação oferecida a jovens e adultos conseguiu vários avanços em termos legais, tornando-se um direito garantido na Constituição Federal de 1988, onde foram estabelecidas diretrizes para essa modalidade de ensino, conforme transcrito a seguir: "(...) garantia de educação básica, para os jovens e adultos das camadas populares; inserção orgânica da educação de jovens e adultos no sistema de ensino do país; a locação de dotação orçamentária para o desenvolvimento dos serviços educacionais para jovens e adultos no conjunto do sistema nacional de ensino; construção da identidade própria da educação de jovens e adultos; garantia de habilitação e profissionalização dos educadores de jovens e adultos; exercício da gestão democrática na educação de jovens e adultos" (Fundação Educar, 1988, p.18-19). A partir da leitura do texto, é correto afirmar:

A. 

A educação de jovens e adultos teve na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.394/96) pouca contribuição para a implementação dessa modalidade de ensino.

B. 

A educação de jovens e adultos é a modalidade da educação definida como aquela destinada aos que tiveram acesso aos estudos no ensino fundamental, sem, contudo, terem conseguido chegar ao ensino médio na idade própria.

C. 

A educação de jovens e adultos é definida como a educação destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.

D. 

A educação de jovens e adultos constitui-se numa etapa do ensino regular ofertado nas escolas públicas de área rural, em todo país.

E. 

A educação de jovens e adultos, desmembrada como modalidade de ensino com a Constituição Federal de 1988, passando a ser um projeto psicossocial, destina-se a alunos com dificuldades de aprendizagem, sem acesso a escolas públicas de ensino médio.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "A educação de jovens e adultos é definida como a educação destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria." Isso porque a Constituição Federal de 1988 estabeleceu diretrizes para a educação de jovens e adultos, garantindo o direito à educação básica para essa população e alocando dotação orçamentária para o desenvolvimento dos serviços educacionais. Além disso, a identidade própria da educação de jovens e adultos deve ser construída e os educadores devem ser habilitados e profissionalizados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais