Buscar

Atividade 1 Metodologia e Prática de Geografia no Ensino Fundamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 Metodologia e Prática de Geografia no Ensino Fundamental
Fórum Avaliativo Temático –
Olá Estudante Bem-vindo ao Fórum Avaliativo 
O nosso Fórum Avaliativo vai buscar trabalhar a sua memória e suas lembranças no ensino fundamental.  Nos últimos anos muita coisa mudou na metodologia e prática de Geografia no ensino fundamental. 
O que é importante ensinar para uma criança sobre o espaço em que ela vive? Saber o nome de um rio em outro estado ou saber localizar-se e conhecer o seu bairro?
Eu convido você a assistir um vídeo que aborda o tema o conteúdo da geografia no ensino fundamental. Vamos assistir!? 
Depois eu explico qual será o nosso foco
Você viu? No vídeo temos especialistas, autores, professores e alunos falando sobre o tema.
Identificamos que muita coisa mudou no ensino da geografia, pois apareceram temas como meio ambiente, sustentabilidade, uso e produção de mapas e outros. 
Considerando sua experiência pessoal, as novas perspectivas e necessidades do aprendizado da geografia, o professor deve continuar ensinando temas descontextualizados com o cotidiano da criança e utilizando conceituais teóricos? Ou, deve focar em tópicos que envolvam problemas e soluções relacionadas ao meio ambiente e estudo do meio? Produzir e ler mapas para orientação espacial permitirá maior compreensão do espaço em que a criança vive?
O que você aprendeu e como aprendeu geografia nos primeiros anos do ensino fundamental deve ser mantido ou é necessário uma mudança? Como você pensa a mudança?
Converse com os colegas, com amigos, professores e participe do nosso fórum. Então, vamos debater e compartilhar nossa opinião no fórum. 
Não esqueça, argumente a opinião do seu colega (Clique aqui e consulte os critérios de Avaliação e Pontuação)
Considerando sua experiência pessoal, as novas perspectivas e necessidades do aprendizado da geografia, o professor deve continuar ensinando temas descontextualizados com o cotidiano da criança e utilizando conceituais teóricos? 
Acredito que a melhor forma de ensinar qualquer disciplina é aplicar o conteúdo de forma significativa para o aluno e multiescalar pois vai se alinhar ao decorrer do aprendizado, devem sim envolver problemas, soluções e estudos relacionados ao meio ambiente, como temas sobre como era o rio da cidade 10 anos atrás, como era o bairro antes do nascimento do aluno, como a limpeza da região foi afetada com seu crescimento, etc.
A produção de mapas é muito importante e legal, para que a criança ganhe compreensão do espaço que vive, por exemplo criar mapa da área da sua casa até a escola, criar um trajeto.
Na época que eu estudei geografia, a forma que era ensinada já abrangia os métodos de hoje, e é importante saber que a cada dia está sendo melhorado e adaptado a real necessidade das crianças , mudanças e adaptações são sempre importantes, vivemos numa era digital, onde tudo ocorre muito rápido, e é importante adaptar e usar essas ferramentas no ensino de geografia, por exemplo por que não usar o google maps, apontador, utilizar alguns aplicativos como o : Quiz Geografia 2016, Que bandeira é esta?, Capitais de todos os países do mundo, Mundo Geografia, etc.
Converse com

Outros materiais