Buscar

CURSOS SUPERIOR TECNOLOGIA PROJETO IX

Prévia do material em texto

CURSOS SUPERIOR TECNOLOGIA
SEGURANÇA NO TRABALHO
Projeto Integrado Multidisciplinar PIM IX
Empresa CACTOS
VAGNO BARRETO MENDES RA-1617963
 ACRELÂNDIA - ACRE 
 2018
Nome VAGNO BARRETO MENDES RA-1617963
Projeto Integrado Multidisciplinar PIM IX
EMPRESA CACTOS
	
. 
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IX. Apresentado como uns dos Pré-requisitos para aprovação do Curso Superior de Tecnologia em segurança no trabalho.
 Orientador PROF: Ricardo CALASANS
 
 
 
 
ACRELÂNDIA – ACRE
2018
 
 RESUMO 
 O presente Projeto Integrado Multidisciplinar IX do Curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho objetiva-se em realizar um diagnóstico organizacional buscando encontrar práticas correlatas com as disciplinas estudadas neste módulo, bem como identificar alguma anomalia conforme as teorias estudadas. 
A pesquisa concentra na disciplina controle ambiental e recursos naturais, medicina do trabalho, toxicologia Ambiental onde estarei expondo os Recursos e instrumentos necessários á fiscalização ambiental normatização legal... ETÇ. 
 Entretanto que a empresa cactos atua hoje a áreas de segurança no trabalho, meio ambiente e treinamentos, especialmente em: elaboração de PPRA/LTCAT, NR10, NR12, também fará uma abordagem nas Principais áreas da Toxicologia e medicina no trabalho o uso dos EPIS, PPR – Programa de Prevenção Respiratória primeiros socorros, avaliação das condições da vítima... ETÇ, de acordo com as teorias da disciplina, bem como a empresa cactos, haja vistas que as disciplinas serão a base para a produção do projeto IX. 
Palavras-chave: fiscalização ambiental, programa de prevenção respiratório.
 
 ABSTRACT
            The present Multidisciplinary Integrated Project IX of the Course of Technology in Occupational Safety aims to carry out an organizational diagnosis seeking to find practices related to the disciplines studied in this module, as well as to identify some anomaly according to the theories studied.
The research focuses on the discipline environmental control and natural resources, occupational medicine, environmental toxicology where I will be exposing the resources and instruments necessary for environmental control legal standardization ... ETÇ.
 However, the company CACTOS currently works in the areas of safety in the workplace, environment and training, especially in: elaboration of PPRA / LTCAT, NR10, NR12, we will also take an approach in the main areas of Toxicology and medicine in the work the use of EPIS, PPR - Respiratory Prevention Program first aid, evaluation of the conditions of the victim…ETÇ, according to the theories of the discipline, as well as the company CACTOS, there are views that the disciplines will be the basis for the production of the project IX.
Key words: environmental control, respiratory prevention program
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO_____________________________________________________7
2 SOBRE A EMPRESA CACTOS_______________________________________8
2.1 Quem somos____________________________________________________8
2.2 procedimentos de fiscalização da cactos______________________________9
3 CONTROLE AMBIENTAL E RECURSOS NATURAIS____________________10
3.1 Recursos e instrumentos necessários á fiscalização ambiental____________10
3.2 Planos de monitoramento ________________________________________11
3.3 Objetivos da fiscalização ambiental_________________________________12
3.4 Licenciamento ambiental__________________________________________12
3.5 PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais_________________13
3.6 mapas de fiscalização dos recursos naturais__________________________13
4 TOXICOLOGIA EMBIENTAL _______________________________________13
4.1 Sobre tecnologia ambiental________________________________________14
4.2 Gráfico de poluição no Brasil______________________________________15
4.3 Imagem de poluição no Brasil_____________________________________15
4.4 Principais áreas da Toxicologia ____________________________________16 
4.4.1 Toxicologia clínica_____________________________________________16
4.4.2 Toxicologia analítica____________________________________________16
4.4.3 Toxicologia experimental________________________________________16
4.5 Imagem toxicologia ambiental_____________________________________16
4.6 Medidas de prevenção da poluição_________________________________17
	
5 MEDICINAS NO TRABALHO_______________________________________17
 
 5.1 Imagem da Poluição e numero de morte____________________________________18
 5.2 PPR – Programa de Prevenção Respiratória__________________________18 
5.3 CIPA_________________________________________________________19
5.4 primeiros socorros_______________________________________________20
5.4.1 Avaliação das condições da vítima________________________________21
5.5 Como evitar acidente de trabalho___________________________________21
5.5.1 Conscientização_______________________________________________21
 5.5.2 Divulgação dos riscos__________________________________________21
5.6 Divulgação das medidas preventivas_______________________________22
5.7 O QUE É EPI__________________________________________________22
5.7.1 História dos surgimentos dos EPIS________________________________23
6 considerações finais_____________________________________________23
6.1 Ponto positivo__________________________________________________23
6.2 Ponto negativo_________________________________________________24
6.3 sugestões_____________________________________________________24
7 CONCLUSÃO___________________________________________________25
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS__________________________________26
 INTRODUÇÃO 
Temos como objetivo da empresa cactos o trabalho conscientizar as pessoas sobre um grave problema ambiental que está ocorrendo atualmente: o desmatamento. Acredito então, que conscientizando cada um, todos terão a oportunidade de diferenciar o certo do errado. 
Atualmente com tantas campanhas de prevenção o número de acidentes fatais e não fatais durante a jornada de trabalho é muito alto, bem como o número de pessoas com doenças pulmonar decorridas da queima da floresta e lixo de casa dessa forma estamos contribuindo na poluição do País.
Portanto no trabalho vamos falar sobre fiscalização dos controles ambiental e recursos Naturais, medicina no trabalho e toxicologia ambiental. Que cada um de nós termos de ficar de olho. A medicina do trabalho é uma especialidade que se preocupa com a prevenção das doenças no exercício profissional e controles dos riscos ambientais.
Ainda serão apresentadas sugestões que venham contribuir com o aprimoramento das práticas organizacionais e também na área de segurança no trabalho, visto que será nossa área de atuação profissional.
 
 2 SOBRE A EMPRESA CACTOS
 Imagem 01 - empresa cactos
Fonte: https://www.cactosambiental.com.br
2.1 Quem Somos
       Somos uma empresa de engenharia de segurança do trabalho e ambiental, fundada em 1993.
       A Cactos conta com profissionais com experiência, habilitados e capazes para o desenvolvimento das suas atividades. Sua estruturaé composta por uma Equipe Técnica Especializada. 
      Desde nossa fundação, objetivamos oferecer a nossos clientes as melhores soluções em nossas diversas áreas de atuação! Para isto, contamos com diversos diferenciais, entre eles podemos citar:
Profissionais de diversas áreas atuando em conjunto para o atendimento aos clientes, fornecendo aos clientes o diferencial de estar sendo atendido por uma equipe multidisciplinar e com muita experiência;
2.2 PROCEDIMENTOS DE FISCALIZAÇÃO
Nossos engenheiros são também peritos, por isto nós levamos a nossos laudos a experiência que esta formação nos traz, confeccionando-os com muito cuidado e vislumbrando como os laudos poderão ser usados em processos trabalhistas/ acidentários futuros;
Somos Especializados na implementação da NR-10, atuando nesta área desde 2004 (Laudo de Instalações Elétricas, Aterramento, Diagrama UNIFILAR, Prontuário das Instalações Elétricas, Cursos de NR-10 mensais, etc.);
Somos Especializados na implementação da NR-12, atuando nesta área desde 2003 (Inventário de Máquinas, Laudo de Apreciação de Riscos, Adequações Físicas Mecânicas, Elétricas, Hidráulicas nas máquinas, Laudo de Comprovação de Adequação de Máquinas à NR-12, Cursos de NR-12 para operadores e profissionais de manutenção, Cursos de NR-12 avançados para profissionais gestores e de segurança do trabalho, gestão da NR-12);
Oferecemos orientação contínua aos nossos clientes através de e-mails e de nossa central telefônica, tirando dúvidas e prestando esclarecimentos sempre que solicitados;
Fornecemos em nossos laudos, a credibilidade conquistada nestes 23 anos de atuação séria e dedicada;
Prezamos pelo seguimento à risca das determinações legais, o que, entre outros, faz com que nossos cursos sejam todos presenciais, com a carga horária completa, e os participantes só recebem os certificados após a conclusão do curso, com 100% de frequência e avaliações com notas maiores que 07 (sete); Esta rigidez garante a nossos clientes que a fiscalização do Ministério do Trabalho, da Justiça do trabalho, ou de seus próprios clientes (que solicitam os cursos de seus terceirizados) saiba que se trata de um certificado autêntico e de que o funcionário treinado realmente aprendeu o conteúdo informado no verso do certificado.
Nossos técnicos sempre fazem inspeções, evidenciadas, no cliente para emitir laudos, mesmo quando se trata de renovações;
Contamos com equipamentos para avaliação quantitativa em quantidade adequada à rápida realização dos trabalhos, buscando agilidade. Este rol de equipamentos engloba, entre outros, 11 dosimetrias de ruído e 09 bombas para amostragem de produtos químicos!
Há 25 anos no mercado, a Cactos atua hoje nas áreas de segurança do. 
3 CONTROLE AMBIENTAL E RECURSOS NATURAIS
A Lei nº 6.938/1981 cita como recursos ambientais: a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo e os elementos da biosfera.
Os recursos naturais podem ser classificados em recursos naturais renováveis, se após seu uso podem ser renovados, isto é, voltarem a estar disponíveis (flora, fauna, entre outros); e em recursos naturais não renováveis (petróleo, água, entre outros). O uso desses termos tem ocorrido com mais frequência para se referir a formas econômicas e racionais de utilizá-los de modo que os renováveis não se esgotem por mau uso e o não renovável rapidamente deixe de existir.
Embora o termo “recursos naturais” seja bastante utilizado como referência aos cuidados com o ambiente, quase não faz mais parte da legislação brasileira recente, que adotou preferencialmente o termo “recursos ambientais”. Podemos, então, considerar que o conceito de recurso ambiental se refere não mais somente à capacidade da natureza de fornecer recurso físico, mas também de prover serviços e desempenhar funções de suporte à vida.
3.1 Recursos e instrumentos necessários à fiscalização ambiental
Para a fiscalização são necessários recursos humanos capacitados, com formação específica na área ambiental e conhecimento amplo da legislação ambiental. Os recursos materiais são fundamentais e incluem desde a logística para o trabalho de escritório e de campo até os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Os principais instrumentos necessários à fiscalização ambiental são:
Sistema informatizado com banco de dados especializados;
Legislação ambiental atualizada;
Licenças ambientais;
 Formulários de suporte à fiscalização;
Laudo de Constatação (LC);
Notificação (NOT);
Auto de Infração (AI);
Cartas topográficas e imagens de satélite;
Equipamentos de apoio (GPS, calculadora, trena, câmera fotográfica, oxímetros, condutivímetros e termômetros, entre outros).
3.2 Planos de monitoramento
_
 Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS);
    • Assessoria para implantação do PGRS;
    • Treinamento para implantação do PGRS dentro da instituição;
 • Auditoria e manutenção do PGRS.
– Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Serviço (PGRSS) 
    • Assessoria para implantação do PGRSS;
   •Treinamento para implantação do PGRSS dentro da unidade de saúde;
    • Assessoria em reuniões periódicas para o gerenciamento dos resíduos;
    • Auditoria e manutenção do PGRS.
– Elaboração de Planos de Monitoramentos dos Sistemas de Controle Ambiental (PMCA);
   • Plano de Monitoramento de Efluentes;
   • Plano de Monitoramento de Resíduos Sólidos;
   • Plano de Monitoramento de Emissões Atmosféricas;
   • Plano de Monitoramento de Ruídos.
– Elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC);
   • Plano de Monitoramento de obras;
   • Atendimento as condicionante da LAP/LAI.
3.3 objetivos da fiscalização ambiental
 
A fiscalização objetiva manter a integridade do meio ambiente, assegurar o uso racional dos recursos ambientais e seus subprodutos, e restringir as ações prejudiciais do homem sobre a natureza por meio das principais ações:
Atendimento às denúncias de crimes ambientais, oriundas da sociedade, pessoa física ou jurídica, que se sente lesada em seus direitos de uso dos recursos ambientais;
Lavraturas de Laudos de Constatação, Notificações e Autos de Infração;
Vistorias e monitoramento dos Projetos de Recuperação de Área Degradada;
Vistorias e fiscalização das atividades com licenciamento simplificado (comunicados);
Verificação do cumprimento de condicionantes de licenças ambientais;
Atendimento a acidentes ambientais envolvendo produtos químicos perigosos.
3.4 licenciamentos ambientais
Assessoria e Consultoria para Licenças Ambientais (atendimento a FATMA, SEMA e FUNDEMA – Araquari).
• Licença Ambiental Prévia;
• Licença Ambiental de instalação;
• Licença Ambiental de Operação;
• Renovação de licenças ambientais;
• Certidão de Conformidade Ambiental;
• Dispensa Ambiental;
• Assessoria e consultoria no setor hoteleiro.
3.5 PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
      O PPRA é um programa que analisa os riscos ambientais (riscos físicos, químicos e biológicos) a que os funcionários estão expostos, estabelece medidas para seu controle, e um plano de ação para a melhoria do ambiente. 
      O PPRA é obrigatório para todas as empresas que possuam funcionários registrados em acordo com a CLT, e é objeto de fiscalização em praticamente todas as fiscalizações do Ministério do Trabalho. Além disto, é um documento que deverá ser sempre exigido quando a empresa for prestar serviços dentro de clientes, no papel de terceirizada.
3.6 Mapa de fiscalização dos recursos naturais
Mapa: 1
Fonte:https://www.google.com.br/search?q=imagem+do+mapa+de+fiscaliza%c3%87%c3%83o+dos+recursos+naturais&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=fhtz8mtwlbvscm%253a%252c3ocz8t9gfzsg4m%252c_&usg=__vngcqxsb_h-nfyhartabhlg_mnc%3d&sa=x&ved=0ahukewi5uy2f8v7zahxljzakhysgcsyq9qeintae#imgrc=fhtz8mtwlbvscm
 4 TOXICOLOGIA AMBIENTAL
Toxicologia é uma ciência voltada para o estudo dos efeitos de substâncias químicasnos organismos. A toxicologia utiliza conhecimentos e métodos científicos, principalmente, da Biologia, Química, Medicina e Farmacologia.
4.1 Sobre tecnologia ambiental
À medida que o preço do petróleo continua a subir e o aumento das emissões de dióxido de carbono continua a ter impacto no clima e nos ecossistemas do nosso planeta, a utilização das tecnologias ambientais torna-se indispensável para desenvolver as nossas economias de forma mais sustentável.
As tecnologias ambientais fornecem soluções para diminuir os influxos de substâncias, reduzir o consumo de energia e as emissões, reaproveitar os subprodutos e minimizar os problemas da eliminação de resíduos. Melhoram a eco eficiência, ou seja, permitem "fazer mais com menos", apoiam a aplicação de sistemas de gestão ambiental e tornam os processos produtivos mais ecológicos.
Existem grandes oportunidades na Europa para utilizar melhor as mais recentes tecnologias nos domínios da energia, dos transportes e dos materiais utilizados. As empresas europeias são especialmente fortes na produção de energias renováveis e na gestão e reciclagem de resíduos, sectores onde detêm uma percentagem do mercado mundial de 40 % e 50 %, respectivamente.
As tecnologias ambientais são igualmente utilizadas para recolher informações sobre o ambiente – acompanhamento e recolha de dados para identificar a presença de poluentes, alterações na ocupação dos solos ou para detectar os efeitos na saúde humana através do monitorização.
As tecnologias ambientais têm potencial para, durante a próxima década, contribuir para reduzir as emissões dos gases com efeito de estufa até 25–80 %, a destruição da camada de ozono até 50 % e a acidificação e eutrofização até 50 %. O sector da água enfrenta o desafio de desenvolver tecnologias novas e mais económicas que incluam os aspectos energéticos e as externalidades ambientais. Estão igualmente previstos avanços tecnológicos significativos e uma expansão do mercado no que diz respeito a soluções de aproveitamento de resíduos para a produção de energia em pequena escala e ao desenvolvimento de sistemas de energia de biomassa em pequena escala.
Para concretizar o potencial das tecnologias ambientais, será necessário criar maior aceitação do mercado. O desconhecimento dos custos reais da obtenção, utilização e eliminação de materiais e energia continua a representar um grande obstáculo para uma maior implementação das inovações.
Os consumidores e os investidores precisam de conhecer com mais exatidão o desempenho e os benefícios ambientais das diferentes tecnologias para poderem comprar e financiar com toda a confiança produtos que é frequentemente novidade no mercado. Para apoiar este objetivo, os responsáveis políticos europeus estão atualmente a debater a forma como deverá processar-se a verificação dessas tecnologias.
 4.2. Gráfico de poluição no Brasil
 Gráfico 01: poluição no Brasil 
Fonte:https://www.google.com.br/search?tbm=isch&sa=1&ei=PAWzWvuuA4L6wQSq5IqADQ&q=grafico+polui%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&oq=grafico+polui%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&gs_l=psy-ab.3..0i7i30k1l2j0i8i30k1.376888.380190.0.381529.13.11.0.0.0.0.611.1986.2-1j2j1j1.5.0....0...1c.1.64.psy-ab..9.4.1691...0j0i8i7i30k1.0.spKrCHjq6I8
4.3 imagem de poluição no Brasil
Imagem:2 poluição no brasil
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=imagem+da+polui%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjulI-ppYvaAhVLl5AKHW7RBXEQsAQIJw&biw=1348&bih=633#imgrc=dhYleqtH5h8fNM:
4.4 Principais áreas da Toxicologia:
 4.4.1- Toxicologia Clínica: trata das pessoas que passaram por intoxicação (remédios, produtos químicos, gases, ETC), diagnosticando e passando um tratamento para desintoxicar e recuperar o organismo deste paciente;
 
4.4.2- Toxicologia Analítica: visa identificar substâncias tóxicas no sangue, urina, cabelo, saliva. Também analisa a toxicologia em determinadas áreas do meio ambiente (água, ar, solo).
 4.4.3- Toxicologia Experimental: visa testar os efeitos tóxicos de determinadas substâncias químicas em animais de laboratório (ratos principalmente).
4.5 IMAGEM TEXICOLOGIA AMBIENTAL
Imagem: 3 TEXICOLOGIA AMBIENTAL
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=IMAGEM+TEXICOLOGIA+AMBIENTAL&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=itEcu3-hs7tbcM%253A%252CvqSOsOT5D2PajM%252C_&usg=__wMoO-Ew0wCVK47jcPira4W1pRzQ%3D&sa=X&ved=0ahUKEwi_t5TSpYvaAhXLjZAKHfUHBRQQ9QEILDAA#imgrc=itEcu3-hs7tbcM:
4.6 MEDIDA DE PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO
Para que haja qualidade de vida e não se coloque a saúde em risco, é necessário que o ambiente esteja protegido das agressões constantes do homem.
Assim, é preciso, entre outras medidas:
- diminuir a quantidade de gases que se enviam para a atmosfera;
- diminuir a quantidade de adubos, pesticidas e herbicidas que se usam na agricultura, que poluem os solos e contaminam os lençóis de água;
- proteger as águas, procurando tratar e despoluir os esgotos e as águas que vêm das fábricas;
- cuidar os lixos domésticos e outros que degradam e poluem o ambiente;
- reciclar e reutilizar o papel, o vidro, etc., utilizando-o no fabrico de outros objetos em vez de abandoná-lo em lixeiras;
- limpar rios, poços, florestas...;
- evitar o desperdício de água.
- Joga lixos nas ruas;
- Não coloca fogo no quintal de casa;
- NÃO DESMATAR A FLORESTA
5 MEDICINA NO TRABALHO
Medicina do trabalho é a especialidade médica que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida. Tem por objetivo assegurar ou facilitar aos indivíduos e ao coletivo de trabalhadores a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões física e mental, e a interação saudável entre as pessoas e, estas, com seu ambiente social e o trabalho. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos qual este trabalhador fica exposto.
A medicina do trabalho está construída sobre dois pilares: a Clínica e a Saúde Pública. Sua ação está orientada para a prevenção e a assistência do trabalhador vítima de acidente, doença ou de incapacidade relacionados ao trabalho e, também, para a promoção da saúde, do bem estar e da produtividade dos trabalhadores, suas famílias e a comunidade.
A ciência que estuda os acidentes e as doenças do trabalho é chamada de infortunística.
5.1 Imagem da Poluição e numero de morte 
5.2 PPR – Programa de Prevenção Respiratória 
      
O PPR abrange a seleção, a utilização e a manutenção corretas dos equipamentos de proteção respiratória (EPR).
Estas recomendações referem-se à proteção de trabalhadores contra a inalação de contaminantes perigosos e contra a inalação de ar com deficiência de oxigênio nos locais de trabalho, por meio do uso de respiradores.
      O PPR deve conter, no mínimo:
1. Política da empresa na área de proteção respiratória;
2. Abrangência;
3. Indicação do administrador do programa;
4. Regras e responsabilidades dos principais atores envolvidos;
5. Avaliação dos riscos respiratórios;
6. Seleção do respirador;
7. Avaliação das condições físicas, psicológicas e médicas dos usuários;
8. Treinamento;
9. Ensaio de vedação;
10. Uso do respirador e política da barba;
11. Manutenção, inspeção, limpeza e higienização dos respiradores;
12. Guarda e estocagem;
13. Uso de respirador para fuga, emergências e resgates;
14. Qualidade do ar/gás respirável;
15. Revisão do programa;
16. Arquivamento de registo;
 
5.3 CIPA
 CIPA é uma comissão formada por empregados da empresa para trabalhar em busca de saúde e segurança do trabalho. O foco da comissão é trabalhar para evitar acidentes de trabalho e doença do trabalho.
Representantes: A CIPA tem representantes dos empregados e do empregador. 
Representantes do empregador: São indicados por ele.
Representantesdos empregados: São eleitos por eles através de eleição feita na própria empresa.
A norma que regulamenta a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é a NR 5.
O membro da CIPA é um funcionário que divide o seu tempo de trabalho entre exercer a função para o qual foi contratado e exercer o trabalho voluntário de prevenção. Para conseguir realizar esse nobre trabalho a CIPA usa várias ferramentas, veremos sobre elas no decorrer desse artigo.
Os membros da CIPA através de reuniões mensais debatem os problemas de segurança do trabalho que foram encontrados na empresa e buscam soluções diretamente com o empregador e com o setor de segurança do trabalho da empresa (se houver).
5.4 Primeiros socorros
Os primeiros socorros referem-se ao atendimento temporário e imediato de uma pessoa que está ferida ou adoeceu repentinamente. Também podem envolver o atendimento em casa quando não se pode ter acesso a uma equipe de resgate ou quando técnicos em emergência médica (TEM) não chegam. Trata-se de procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter sinais vitais. Os procedimentos não substituem o médico, a enfermeira ou a equipe técnica. Na verdade, um dos principais fundamentos dos primeiros socorros é a obtenção de assistência médica em todos os casos de lesão grave. O socorro tende a ser prestado sempre que a vítima não tem condições de cuidar de si própria, recebendo um primeiro atendimento e logo se acionando o atendimento especializado.
5.4.1 Avaliação das condições gerais da vítima
Todo procedimento de primeiros socorros deve começar com a avaliação das condições da vítima.  Sua avaliação é particularmente vital para fornecer a ajuda correta à vítima: em casos de regiões selvagens, talvez o equipamento necessário para o socorro tenha que ser carregado por quilômetros em terreno irregular.
Atitudes de coragem ou medo são reações bastante compreensíveis. Algumas pessoas não se manifestam, pois não sabem o que fazer, enquanto outras, sabendo ou não, podem se apresentar paralisadas pelo pânico ou pelo medo, ficando incapazes de tomar qualquer atitude.
5.5COMO EVITAR ACIDENTES DE TRABALHO 
 
 5.5.1 CONSCIENTIZAÇÃO
 A segurança do trabalho só flui na empresa através de conscientização. É necessário que a empresa adote uma linguagem clara no tocante a aos riscos e as medidas que deverão ser adotadas.
É necessário que a empresa adote uma linguagem clara no tocante a aos riscos e à medida que deverão ser adotadas.
NR 9.5.2 Os empregadores deverão informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos.
 
5.5.2 DIVULGAÇÃO DOS RISCOS 
 
A empresa precisa divulgar de forma clara os riscos a que estão expostos os funcionários da empresa. Afinal, é impossível alguém que queira se prevenir daquilo que nem conhece, não é?
Essa conscientização pode acontecer através de palestras como DDS, SIPAT (que é obrigatória), dentre outras, e também usando comunicação visual, placas de perigo, risco, cuidado, e até o Mapa de Risco.
Um Mapa de Risco bem elaborado com uma linguagem clara é muito útil para conscientização. O Mapa de Risco consegue conscientizar e orientar até aqueles que ainda não tiveram chance de participar de palestras, como visitantes da empresa por exemplo.
5.6 DIGULGAÇÃO DAS MEDIDAS PREVENTIVAS 
Antes de fornecer o EPI o funcionário deve ser orientado. Muitas empresas entregam o EPI e obrigam o uso sem nem ao menos se 
Todos os funcionários devem receber essa orientação antes de iniciar o uso, isso é uma atitude que mostra respeito. Essa orientação nem precisa ser demorada, talvez possa ser ministrada até no momento de assinar a Ordem de Serviço, em uma conversa com o funcionário.
Legislação: NR 6.6.1 letra D 
5.7 O QUE É EPI
Segundo a Norma Regulamentadora 6 – NR 6 considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
5.7.1 HISTÓRIA DOS SURGIMENTOS DOS EPIs
O uso do EPI nasceu legalmente falando da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) por meio do Decreto Lei N° 5.452 de 1° de Maio de 1943, em seu artigo 160 foram determinados que em todas as atividades exigidas o empregador forneceria EPI.
6 Considerações finais
6.1 Pontos positivo
Apresenta boa higiene no ambiente de trabalho; 
Ambiente com ventilação e iluminação adequadas; 
Uso de EPI;
Ambiente de trabalho limpo;
Boa equipe de trabalho;
Otimização no uso de recursos naturais;
Utilização de tecnologias mais limpas;
Preservação da biodiversidade;
Redução de resíduos e materiais;
Tem uma equipe de treinamentos;
Elaboração de PPRA/LTCAT, NR10, NR 12,
TREINAMENTOS VOLTADOS Á SAÚDES; 
NR-5 CIPA- COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES;
Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS); 
 Assessoria para implantação do PGRS;
Treinamento para implantação do PGRS dentro da instituição;
 Elaboração de Planos de Monitoramentos dos Sistemas de Controle Ambiental (PMCA);
 Plano de Monitoramento de Efluentes;
Plano de Monitoramento de Resíduos Sólidos;
  Plano de Monitoramento de Emissões Atmosféricas;
 Plano de Monitoramento de Ruídos;
 6.2 Pontos negativo 	
Pouco profissionais na fiscalização dos recursos naturais;
Não tem campanha sobre desmatamento;
Um controle a mais toxicologia ambienta;
 6.3 Sugestões
Criação de um plano de desenvolvimento sustentável, de modo que envolva a comunidade;
Falta de lugar de lazer para o trabalhador;
Fazer palestra sobre desmatamento nas ruas e na escola;
Uma alimentação mais melhorada;
Falar sobre, como fazer pra usar estes recursos naturais sem não destruir;
Criar lei mais rígida no combate a poluição e desmatamentos;
 
 
 7 CONCLUSÃO
COMO se vê, observa-se que o presente Projeto Integrado Multidisciplinar IX do Curso Superior em Tecnologia em Segurança do Trabalho destacando um excelente trabalho realizado na empresa cactos atua hoje na área de segurança no trabalho, meio ambiente e treinamentos onde aplicamos os conhecimentos das disciplinas estudadas no presente módulo. 
Desse modo, Conforme observou-se no cactos atua na fiscalização de recursos naturais e meio ambiente e desmatamentos que vem crescendo diariamente, e na elaboração de PPRA/LTCAT, NR-10, NR12. 
Ressaltamos que a empresa cactos tem excelentes profissionais de segurança de seus servidores, haja vista que o assessoramento do tecnólogo em segurança do trabalho é realizado através de acompanhamentos de seus trabalhadores e de seus clientes, pois há profissional para atender toda demanda na mais diversificados setores de atividade, afim de, elaborar e aplicar projetos que venham garantir a segurança e o bem estar do trabalhador na empresa.
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
Disponível em: < https://www.cactosambiental.com.br/#> acesso em 22 de março de 2018
Disponível em: < https://www.cactosambiental.com.br/quem-somos/> acesso em 22 de março de 2018
Disponível em: < http://www.licenciamentoambiental.eng.br/recursos-ambientais-e-recursos-naturais/> acesso em 22 de março de 2018
Disponível em: < https://www.cactosambiental.com.br/plano-de-monitoramento/> acesso em 22 de março de 2018
Disponível em: < http://www.licenciamentoambiental.eng.br/fiscalizacao-ambiental/> acesso em 22 de março de 2018
Disponível em: < https://www.cactosambiental.com.br/licenciamento-ambiental/> acesso em 22 de março de 2018
Disponível em: < https://www.cactosambiental.com.br/ltcat/>acesso em 22 de março de 2018
Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=IMAGEM+DO+MAPA+DE+FISCALIZA%C3%87%C3%83O+DOS+RECURSOS+Naturais&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=fhtz8MtWlbVSCM%253A%252c3ocz8t9gfzsg4m%252C_&usg=__Vngcqxsb_h-nFyharTaBhLG_MNc%3D&sa=X&ved=0ahukewi5uy2f8v7zahxljzakhysgcsyq9qeintae#imgrc=fhtz8MtWlbVSCM: > acesso em 22 de março de 2018
Disponível em: < https://todabiologia.com/dicionario/toxicologia.htm> acesso em 22 de março de 2018
Disponível em: < https://www.eea.europa.eu/pt/themes/technology/about> acesso em 22 de março de 2018
Disponível em: < https://www.google.com.br/search?tbm=isch&sa=1&ei=PAWzWvuuA4L6wQSq5IqADQ&q=grafico+polui%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&oq=grafico+polui%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&gs_l=psy-ab.3..0i7i30k1l2j0i8i30k1.376888.380190.0.381529.13.11.0.0.0.0.611.1986.2-1j2j1j1.5.0....0...1c.1.64.psy-ab..9.4.1691...0j0i8i7i30k1.0.spKrCHjq6I8> acesso em 23 de março de 2018.
Disponível em: < https://www.google.com.br/search?q=imagem+polui%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&oq=im&aqs=chrome.1.69i57j69i59j69i61l3.3727j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8> acesso em 23 de março de 2018.
Disponível em: < https://br.images.search.yahoo.com/yhs/search;_ylt=AwrJ7Y5B5qVacawAxy9Gw4lQ;_ylu=X3oDMTBsZ29xY3ZzBHNlYwNzZWFyY2gEc2xrA2J1dHRvbg--;_ylc=X1MDMTM1MTIwNTcwMgRfcgMyBGFjdG4DY2xrBGJjawM1Z21wZ2g1Y3E1cm1yJTI2YiUzRDMlMjZzJTNEZGsEY3NyY3B2aWQDX0Q0R3F6RXdMakpZV3pDSldhTHUyd0ZGTVRjd0xnQUFBQURzc3NzbQRmcgN5aHMtYWRrLWFka19zYnlocARmcjIDc2EtZ3AEZ3ByaWQDY21DWmhBWVBTb2lUUno2aVFYR3BRQQRtdGVzdGlkA251bGwEbl9zdWdnAzAEb3JpZ2luA2JyLmltYWdlcy5zZWFyY2gueWFob28uY29tBHBvcwMwBHBxc3RyAwRwcXN0cmwDBHFzdHJsAzI4BHF1ZXJ5A0lNQUdFTSBUT1hJQ09MT0dJQSBBTUJJRU5UQUwEdF9zdG1wAzE1MjA4MjE4NDQEdnRlc3RpZANudWxs?gprid=cmCZhAYPSoiTRz6iQXGpQA&pvid=_D4GqzEwLjJYWzCJWaLu2wFFMTcwLgAAAADssssm&p=IMAGEM+TOXICOLOGIA+AMBIENTAL&fr=yhs-adk-adk_sbyhp&fr2=sb-top-br.images.search.yahoo.com&ei=UTF-8&n=60&x=wrt&type=br&hsimp=yhs-adk_sbyhp&hspart=adk> acesso em 23 de março de 2018.
Disponível em: < http://wwwruca-ruca.blogspot.com.br/2009/01/medidas-de-preveno-da-poluio.html> acesso em 23 de março de 2018
Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Medicina_do_trabalho> acesso em 23 de março de 2018.
Disponível em: < https://www.google.com.br/search?tbm=isch&sa=1&ei=2Ze5Wr32BcKlwATl4Y2QBg&q=imagem+de+numero+de+morte+causado+pelo+polui%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&oq=imagem+de+numero+de+morte+causado+pelo+polui%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&gs_l=psy-ab.3...37714.46276.0.47239.32.31.0.0.0.0.449.5091.0j6j9j3j2.20.0....0...1c.1.64.psy-ab..17.0.0....0.7vVFP2QaQqo#imgrc=xrjpNuSAD2nFZM: > acesso em 23 de março de 2018.
Disponível em: < https://www.cactosambiental.com.br/ppr/> acesso em 24 de março de 2018
Disponível em: < https://segurancadotrabalhonwn.com/o-que-e-cipa/ > acesso em 24 de março de 2018
Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiros_socorros> acesso em 24 de março de 2018.
Disponível em: < https://br.images.search.yahoo.com/yhs/search;_ylt=A0geKWWXfahaFLEAOh4f7At.?p=primeiro+socorros&fr=yhs-adk-adk_sbyhp&fr2=piv-web&hspart=adk&hsimp=yhs-adk_sbyhp&type=br> acesso em 24 de março de 2018
Disponível em: < https://segurancadotrabalhonwn.com/como-evitar-acidentes-de-trabalho/>acesso em 24 de março de 2018
Disponível em: < https://segurancadotrabalhonwn.com/o-que-e-epi/ > acesso em 24 de março de 2018.

Continue navegando