Buscar

RESUMO DO TEXTO LAMAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“O homem vive numa continuidade ambiental, e as formas urbanas ou
territoriais são constituídas pela composição de diferentes unidades espaciais e
elementos morfológicos”. (José Lamas)
De acordo com José Lamas, há onze elementos morfológicos que configuram e estruturam a forma urbana. Dentre eles estão:
Solo/ pavimento – é onde se assenta o traçado e as ruas, a partir do solo e de sua topografia que desenhando a cidade. 
Os edifícios – os edifícios são organizados de diferentes formas, possuem diversas funções e configurações estabelecendo relações com a forma urbana com suas variedades caracterizam o lugar.
O lote: é um elemento que não pode ser desligado do edifício sendo assim de grande importância para a construção do espaço através de suas divisões, é o fundamento para o edifício.
Quarteirão: é uma divisão fundiária, possuem nele agrupamentos de edifícios que são separados por cruzamos, estabelecendo a organização da cidade e a forma urbana.
Fachada: este elemento demostra a posição hierarquizada através da linguagem arquitetônica do edifício, ela molda a imagem da cidade e possui a relação entre espaço urbano coletivo e privado por causa da sua separação do exterior para o inferior.
O logradouro: para Lamas seria o espaço aberto existente no lote privado, como por exemplo quintal, pátio, corredor lateral (recuos) 
Traçado da Rua: esse elemento morfológico determina o desenho da cidade suas vias e cruzamentos mostram a hierarquia e a forma urbana.
Praça: O elemento caracterizado como espaço de convívio, onde se manifestam práticas sociais de uma vida comunitária, seria um “espaço acidental – Lamas” algo vazio que varia sua geometria. 
O monumento: elemento individual no espaço urbano, resiste as transformações possui um significado histórico e cultural para a sociedade.
Arvores e vegetação: ela compõe o desenho urbano sendo um elemento individual e fixo, sendo assim configura e organiza a cidade.
Mobiliário Urbano: Caracterizado por ser um elemento não fixo, são elementos soltos no espaço urbano depende de outros elementos para possuir sentido no local onde se está localizado (podendo ser temporário), é um elemento que mobília a cidade exemplo: bancos, chafariz, quiosques, cestos de lixo. Ele requalifica a cidade podendo haver intervenções.
Lamas também caracteriza o espaço urbano em dimensões sendo elas sectorial ou escala de rua possui elementos como edifícios, traçados da rua, vegetação e mobiliário urbano que constrói essa primeira dimensão. Já a segunda seria a dimensão urbana ou escala de bairro sendo composta das praças, monumentos e quarteirões. A terceira e ultima seria a dimensão territorial ou escala urbana onde se identificam elementos como bairros, grandes infraestruturas e zonas verdes. Sendo assim a hierarquia de como deve ser estudado o espaço urbano e seus diversos elementos, pois através disso o espaço e seus elementos podem ser compreendidos.

Outros materiais