Buscar

atividade1cintiabruno História Antiga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cíntia Bruno Ferreira Garcia
Atividade 1
Pág. 24 – Exercício 1
O historiador registra os fatos passados propondo um entendimento ao leitor de como a sociedade vivia em determinada época. Não é difícil perceber pelos registros históricos que, o posicionamento social era diretamente afetado pelo governante, pelas condições dos alimentos, pela economia, entre outros fatores. O enfraquecimento do feudalismo deu origem às cidades, esse novo modelo organizacional influenciava diretamente a vida dos populares, os senhores feudais enriquecidos e que se mantinham ainda no poder, disputavam para chegar ao reinado, adquirindo terras ao seu redor, expandindo seus domínios. Os trabalhos do campo permaneciam em condições subumanas rendendo-se ao poderio do ex senhor feudal, então rei, socialmente deixados à mingua não conseguindo libertar-se dessa situação. Demais pessoas que se deslocaram à cidades promoviam entre si comércio, criando a economia local, difundindo a política e consequentemente a expansão social. Nesse período de libertação, os gentios manifestaram o livre arbítrio buscando a melhorias das condições de vida que outrora lhe foram oferecidos. Essas organizações novas desenvolveram-se com regularidade e a garantir a segurança havia até mesmo soldados. Historicamente, os desígnios religiosos foram superados pela vontade máster de poder gerir suas vidas, desvencilhando-se dos grilhões feudais. 
Pág. 39 – Exercício 1
Qual relação o autor estabelece entre a liberdade, o comércio e o enriquecimento da Inglaterra?
A Inglaterra contando com seu crescente comércio, desenvolveu uma frota mercantil que cruzava mares para expandir além dos domínios de terras, o domínio comercial. Em suas cruzadas, conquistou terras e ao utilizar riquezas para suplementar as cidades e territórios, fez com que estes criassem dependência financeira, trazendo ainda mais status aos ingleses. Um comércio fortalecido traz aos seus arredores, construções para favorecer ainda mais a população. O sentimento de liberdade é adquirido com a possibilidade de gerenciar a própria vida. No auge do progresso, a Inglaterra conta com a ampliação dos poderes econômicos e sociais, podendo ser observada a quase extinção do trabalho escravo. Seu ambiente social mais democrático favorecia transações comerciais entre diversas classes, oportunizando um equilíbrio, integrando assim a população como um todo. A Inglaterra emergia economicamente de forma diferenciada por seu trato político, e segurança jurídica nas negociações. Enquanto o comerciante tem maiores oportunidades de comércio, aumenta sua riqueza e consequentemente a isso, favorece o desenvolvimento do país, e essa demanda liberta do trabalho servil, atua de maneira mais fervorosa nas atividades empreendidas expandindo dia-a-dia esse novo modo espontâneo de administração. 
Mostre, comparativamente, como a figura do comerciante é vista na Inglaterra, na Alemanha e na França. 
Pág. 50 – Exercício 1
Com base em sua leitura, mostre as características do governo francês no século XVI. 
A França mostra-se unida e obediente, mesmo não estando entre os maiores e mais poderosos. Francisco I, rei, consegue aumentar o poderio da coroa, sem qualquer oferta em troca, recebendo ainda altas somas de contribuição dos súditos, que obrigados pela obediência ao rei, sequer contestavam tal situação. Esses são servidos de pessoas com méritos, sem qualquer pagamento pela lealdade, sendo muito mais atrativo ao rei, fornecer aos fiéis honras do que legados ou doações. O governo sempre busca firmar novos acordos sem desperdícios, absorvendo assim, para si, grandes fortunas. Consequentemente a esse montante valoroso, o rei assegura que não haja guerra civil, pois, não existem príncipes que não sejam pobres, não dispondo então de condições de levantar-se contra o rei. O homem que tenta propor mudanças ao modo de enriquecimento da coroa, oferece ao rei uma oportunidade ímpar de mostrar como se cresce através da ruína deste propositor. 
Pág. 71 – Exercício !
Com base no texto comente os dois trechos:
É possível perceber no linear histórico que as sociedades evoluíram grandemente no decorrer das eras, porém, para chegar à evolução, foi necessária uma árdua batalha. O desvencilhar do poderio feudal e de reis que exploravam a população com taxas exorbitantes, exigindo sempre mais, armazenando para si as riquezas que os populares pagavam. A população inicialmente servil passa a condição de comerciante e até mesmo de proprietários de terras, mas ainda esta escrava dos altos impostos. Neste processo, até mesmo o clero incorpora a ação cobradora, buscando maneiras de obter os valores desejados. Não apenas na França era percebido esses acordos entre a igreja e os reis, mas esta após a revolta da população foi traduzida para que todos soubessem quem estava no poder. 
Pág. 91 – Exercício 1
A Universidade de Pádua desempenha papel importante para o cenário intelectual da época, pois prima pelo desejo de novas explicações científicas. Muitos professores se mudaram para a Universidade de Pádua por sua liberdade expressiva na busca das melhores respostas oportunizando grandes pesquisas. Num momento com uma religiosidade tão intrínseca, a possibilidade de um pensamento livre de quaisquer julgamentos, iniciou uma revolução científica de imensa expressão e importância, pois desta há frutos que até o presente momento são colhidos. Dentre os grandes pensadores e suas exímias contribuições para a humanidade, podemos citar: Willian Harvey (seus estudos se voltaram à circulação sanguínea, ao coração e à reprodução humana) e Nicolau Copérnico (estudou astronomia, concebendo a teoria heliocêntrica). Tais exemplos rompiam com os dogmas religiosos propondo uma ampliação do pensamento. Sem essa força inicial de rompimento com o já pragmático, jamais haveria sido possível uma discussão mais acirrada e a conclusão de muitos pensamentos e comprovação de tais, a liberdade concedida pela universidade aos seus professores e estudantes possibilitou uma libertação da verdade única e indissolúvel, oportunizando a criação de teorias e aprofundando os estudos existentes, criando ainda, novos pensamentos e novas possibilidades. 
Pág. 116 
Redija um texto comparando as duas maneiras de se conceber Max Weber.
Marx Weber propôs um debate sobre a origem do capitalismo, todas as concepções acerca foram descritas após Marx. Este formulou seus escritos, considerando ainda uma crítica a forma de condução do capitalismo, constatando que sua investigação deu oportunidade para novas visões. Segundo ele, o início de suas pesquisas oportunizou o início de estudos das ciências humanas. Colocando as ciências humanas na defensiva, ofertou parâmetros para debates mais consistentes. Sua referência para os debates perdurou durante décadas. Após a queda do muro de Berlim, período em que o socialismo perdeu suas forças, o marxismo também perdeu seu espaço como doutrina histórica válida, pois o capitalismo que este criticava, agora iria emergir transformando a sociedade, formulando novas condições econômicas à população. Marx, com seus apontamentos promove parecer favorável ao socialismo, mas, para seu desapontamento, o capitalismo toma lugar à luz, escoando as ideias inicialmente criticadas, sendo fator preponderante para novas formas de pensar. 
REFERÊNCIAS
Tempos modernos: economia, política religião e arte / José Flávio Pereira, organizador. -- Maringá : Eduem, 2011. 118p. (Coleção História e Conhecimento, v. 14).

Outros materiais