Buscar

TG 1ª bimestre Unip

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO – TG
Alunas:
POLO
Sidrolândia – MS
2017
ESTILOS DE APRENDIZAGEM E METODOLOGIAS ATIVAS
A maioria das escolas tem uma metodologia de ensino tradicional, na qual o professor detém todo o conhecimento. Mas paralelo a isso as crianças e adolescentes da sociedade atual desde muito cedo já tem acesso ao mundo digital, que faz o educando estar um passo à frente do educador.
Além disso, em muitas instituições de ensino as tecnologias não estão inseridas de maneira correta, pois grande parte dos professores não estão preparados, as vezes por não terem se adaptado a evolução digital ou mesmo por constrangimento de não dominarem essas novas metodologias de ensino, fazendo assim a maioria dos educadores se contraporem a utilização de recursos tecnológicos e metodologias ativas ao aprendizado. Porém as diversidades de técnicas são úteis, se bem equilibradas e adaptadas tanto no individual quanto no coletivo.
As formações, cursos e palestras se disponibilizados no ambiente escolar tendem a permitir ao educador aprender a trabalhar de maneira mais efetiva nesse mundo digital e com as metodologias ativas, mantendo o mesmo atualizado para interagir de forma mais eficaz com seus alunos. Dessa forma o educando passa a ser o protagonista na sala de aula e o professor seu orientador, formando cidadãos mais críticos e preparados para o mundo atual. Pois as tecnologias facilitam a aprendizagem colaborativa, entre os mesmos.
Nas etapas de formações, os alunos precisam de acompanhamento de profissionais mais dinâmicos para ajudá-los a estabelecer novas conexões, superara-las mais rapidamente e confrontá-los com novas possibilidades.
Em face a essa realidade, tenho como exemplo o maternal I no CMEI que trabalho, no qual a maioria dos professores pouco se utilizam das tecnologias e metodologias ativas. Também tenho como exemplo a realidade da minha sobrinha que cursa o ensino fundamental numa escola municipal, vislumbro a dificuldade dos professores de incorporarem essas tecnologias e metodologias ativas, optando em sua maioria pelo ensino tradicional.
Acredito que apesar das dificuldades no ensino nesse momento em que vivemos, as gerações futuras de professores estarão já integradas e preparadas para esse novo método de ensino. 
Mas devemos sempre lembrar que, os professores e orientadores sempre foram e serão fundamentais para avançarmos na aprendizagem.

Outros materiais