Buscar

Ciclo biológico

Prévia do material em texto

Ciclo biológico da entamoeba
Ingestão de cistos por alimentos, agua contaminada, chega ao estomago, onde resiste ao meio ácido, passa para o intestino delgado, onde ocorre o desencistamento (metacistos), sofre divisão dando origem a trofozoitos. Essa forma parasitária migra para o intestino grosso e se adere a mucosa. Por motivos desconhecidos, esses trofozoitos se desprendem da mucosa, chegando ao intestino grosso, onde se transformam em pre cistos e depois em cistos e são eliminados nas fezes.
Ciclo biológico da giardia
Ingestão de cistos por alimentos ou água contaminados,o desencistamento é iniciado no estomago e termina no duodeno/jejuno, a colonização por trofozoitos acontece no intestino delgado, e o encistamento do parasita n região do ceco, depois ocorrea eliminação do parasito para o meio externo juntamente com as fezes
Ciclo biológico do tricomonas vaginalis
Por relações sexuais, onde o homem é o vetor. Possui somente a forma trofozoíta.
Trypanossoma cruzi
Vetor: barbeiro /Hosp. Definitivo: homem /Hosp. Intermediario: barbeiro
Ciclo biológico homem
O homem é picado pelo barbeiro onde deposita as fezes e urinas contaminados por tripomastigota que penetram na pele pela picada do inseto,passa para a corrente sanguinea ´, os macrófagos fagocitam a tripomastigota, que se transformam em amastigota ( forma reprodutiva no ser humano ), acontece por divisao binária assexuada. As amastigotas voltam a ser tripomastigotas antes de implodir o macrofago, e depois as tripomastigotas migram para o sangue ou para outros macrofagos e o ciclo recomeça.
Ciclo biológico no barbeiro
Ao picar o homem, ingere sangue infectado por tripomastigota, vai para o intestino do inseto. As tripomastigotas se transformam em epimastigota ( forma reprodutiva no inseto ), acontece a divisão binaria, depois migram para o reto e lá voltam a ser tripomastigotas metaciclica infectantes para o ser humano, sendo eliminadas pelas fezes contaminando assim outro ser humano.
Ciclo biológico da malaria
O mosquito anopheles pica o homem e inocula a forma esporozoíta (forma infectante )entra na corrente sanguíneae invaddem as céluas do fígado e se multiplicam por esquizogonia, a celula sofre lise( estouram ),e os merozoitos são liberados para a circulação sanguinea novamente.
Na corrente sanguinea inicia um ciclo eritrocitário
(Primeiro caminho) Penetra na hemácia, os trofozoítos se multiplicam, a hemácia se rompe e os parazitos invadem novas hemácias. (Segundo caminho) formação de gametas masculinos e femininos onde ocorre a reprodução sexuada e assexuada – oocineto- oocisto – esporozoíto.

Continue navegando