Buscar

O que é Inatismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é Inatismo:
Inatismo é uma ideologia filosófica que acredita ser o conhecimento de um indivíduo uma característica inata, ou seja, que nasce com ele.
Nesta teoria, a ideia do conhecimento desenvolvido a partir das aprendizagens e experiências individuais de cada pessoa é desacreditado.
Para os defensores da teoria do inatismo, todas as qualidades e capacidades básicas de conhecimento do ser humano já estariam presentes na pessoa desde o seu nascimento.
Estas qualidades seriam transmitidas através da hereditariedade, em outras palavras, são características repassadas de pais para filhos por meio da herança genética.
O pensamento inatista descarta a possibilidade de aperfeiçoamento do ser humano, sendo que este não teria capacidades de evoluir ou possibilidades de mudanças após o seu nascimento.
O indivíduo é visto como um ser estático, que desde a sua origem já possui personalidade, crenças, hábitos, valores e conduta social previamente definidos.
Esta teoria abre espaço para ideologias que defendem a hierarquização social, ou seja, quando determinado grupo de seres humanos, supostamente, seriam “naturalmente” mais inteligentes ou aptos que outros.
Segundo o inatismo, a educação deveria servir apenas para despertar a “essência” existente dentro de cada indivíduo. Os professores são aconselhados a não interferirem muito no processo de aprendizado dos seus alunos.
A partir daí, o sucesso ou fracasso depende exclusivamente do aluno, pois se este não consegue absorver ou aprender determinado assunto ou ciência, a justificativa estava na falta da sua capacidade genética de aptidão ou desempenho para aquela matéria.
Inatismo e empirismo
Assim como o inatismo, o empirismo é um pensamento filosófico que tenta explicar o processo de aprendizagem dos seres humanos.
No entanto, ambas as teorias são consideradas completamente opostas em seus definições.
O empirismo acredita que as ideias dos indivíduos só são desenvolvidas a partir das experiências vividas por cada pessoa.
Para o empirismo, todo o conhecimento é criado a partir de uma experiência, através da captura dos sentidos.
A mente humana nasceria como uma “folha em branco”, onde são gravadas, ao longo da vida, as impressões individuais captadas por cada indivíduo.
Saiba mais sobre o significado de Empirismo.
Inatismo platônico
Um dos primeiros filósofos a defender a ideia de conhecimento inato foi Platão.
O inatismo platônico afirmava que “a alma procedo o corpo”, ou seja, todo o ser humano já detêm o conhecimento armazenado em sua alma das encarnações passadas. Sempre que o indivíduo encarna, já teria a sua base de conhecimentos pronta.
Platão dizia que esses “conhecimentos adormecidos” deveriam ser trabalhados e organizados ao longo da vida para se transformarem em “conhecimentos verdadeiros”. 
O significado de Inatismo está na categoria: Filosofia

Outros materiais