Buscar

antioxidantes. trabalho de quimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Antioxidantes 
 Para evitar danos causados pelas EROS, o organismo desenvolveu vários mecanismos de defesa, isto é, potenciais de neutralização das ações dos radicais livres chamados de antioxidantes. Estes antioxidantes estão em permanente atividade no organismo, visto que a produção de energia no organismo é uma das principais causas da formação de radicais, necessitando estar presentes em quantidades suficientes para neutralização dos efeitos dos radicais livres normalmente produzidos. Quando esta equivalência não existe, dizemos que esta ocorrendo um estresse oxidativo.
 Sistemas de defesas antioxidantes 
 Existem diferentes estratégias celulares de defesa contra os processos mediados pelas espécies reativas de oxigênio. Os antioxidantes podem ser classificados como enzimáticos e não enzimáticos . Ainda conforme a ação sobre os radicais livres, o antioxidante pose ser denominado de “scavenger”, quando ele age transformando um radical livre em outro menos reativo, ou “quencher”, quando consegue neutralizar completamente o radical livre através da absorção de toda a enrgia de exitação.
A função primaria dos antioxidantes é reduzir a velocidade de iniciação e/ou de propagação dos processos radicalares, suprimindo a geração de espécies reativas ou, eliminando-as, diminuindo, ou até inibindo, o dano oxidativo a uma molécula alvo. Um antioxidante é então, qualquer substância que, mesmo quando presente em baixas concentrações comparadas àquelas de um substrato oxidável, atrasa, significativamente, ou ainda evita, a oxidação deste substrato .
 Sistema antioxidante não enzimático 
 A outra parte da defesa contra os agentes oxidativos é a defesa não enzimática. Antioxidantes não enzimáticos podem ser divididos em hidrossolúveis (glutationa, vitamina C, indóis, catecóis) e lipofílicos (bioflavonas, vitamina A, vitamina E) .
Acido ascórbico (Vitamina C) 
 A vitamina C, ácido ascórbico, um derivado da hexose, é sintetizada por vegetais e na maioria dos animais a partir da glicose e galactose. Os seres humanos, outros primatas, porquinhos-da-índia, alguns morcegos e algumas espécies de aves, entretanto, não possuem uma enzima, a l-glucolactona oxidase e desta forma não podem sintetizar o ácido ascórbico, o que para eles é, conseqüentemente, uma vitamina (Jr, 2002). O ácido ascórbico puro é um sólido cristalino branco, muito solúvel em água, possuindo dois grupos – OH ionizáveis (Ferreira, 2003). Ele funciona em muitas funções metabólicas como um co-fator enzimático, um agente protetor e um reagente com transição de íons metálicos. Cada uma destas funções envolve as propriedades de redução – oxidação da vitamina.
Dentre os processos de regeneração molecular dos quais participa o ácido ascórbico, talvez, o mais importante, seja a reciclagem do α-tocoferol (reação11). Uma vez que o ácido ascórbico é uma vitamina hidrossolúvel, não podendo entrar no interior das membranas hidrofóbicas, esse mecanismo pressupõe que o radical α-tocoferoxil possa mover-se para perto da superfície da membrana, para sua redução pelo ácido ascórbico que se encontra fora da membrana .
 α - tocoferoxil + ácido ascórbico → α tocoferol + ascorbil (11) .
Vitamina E 
Ela é o antioxidante lipossolúvel mais importante na célula. Está localizada nas membranas biológicas, onde protege os fosfolipídios insaturados da membrana da degeneração oxidativa. A vitamina E desempenha esta função através de sua capacidade de reduzir tais radicais a metabólitos não prejudiciais – um processo chamado de “varredura” de radicais livres .

Outros materiais