Buscar

Os lutos da Adolescência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os lutos da Adolescência 
Todos sabem que a adolescência é um período de grandes transformações, marcado por desequilíbrios e instabilidades. Por isso essa fase do desenvolvimento é sempre apontada como um desafio para os pais.
Mas não podemos esquecer que todas as mudanças, características dessa fase, são também um desafio para o próprio adolescente em desenvolvimento.
Quem tem filhos adolescentes observa, por exemplo, aquela “tristeza sem fim” que volta e meia toma conta deles. Os autores Aberastury e Knobel, em seu livro “Sindrome da Adolescência Normal”, afirmam que o adolescente tem que aprender a lidar com o luto pelo corpo infantil perdido, o luto pelo papel e identidade infantis e o luto pelos pais da infância, conceitos bastante interessantes:
a) Luto pelo corpo infantil perdido – as alterações biológicas se impõem ao adolescente sem que ele possa fazer nada para diminuir ou impedir tal processo. Algumas vezes, isso pode ser vivenciado como algo externo.
b) Luto pelo papel e identidade infantis – nessa etapa da vida, o adolescente se vê obrigado a renunciar a identidade infantil para aceitar a responsabilidade e a obrigação de fazer uma espécie de estágio para se tornar adulto.
c) Luto pelos pais da infância – o adolescente retira os pais do lugar de idealização. Começa a perceber que eles têm defeitos, não são onipotentes e donos da verdade e estão sujeitos a falhas. Aquela imagem anterior perde seu lugar, porém, a vivência dessa perda é acompanhada de um processo de luto que pode ser doloroso, principalmente, se os próprios pais não aceitam que seu filho(a) não é mais uma criança.
Por isso eu acredito que a melhor forma para que os pais possam contribuir com o desenvolvimento dos filhos adolescentes, que vivem o desafio de elaborar todos esses processos, todos esses lutos, é se recordar de sua própria experiência e buscar compreendê-los. Ser adolescente não é fácil! Além de lidar com tantas mudanças é preciso fazer escolhas importantes. E nesse período o apoio e a compreensão dos pais pode fazer toda a diferença.

Outros materiais