Buscar

HISTORIA DA INTERNET

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RA
	NOME COMPLETO
	 
	 
	 
	
	
	TIPO (palestra, resenha, livro, estudo de caso)
	RESENHA
	DESCRIÇÃO DO RELÁTORIO/RESUMO (título) 
	 HISTORIA DA INTERNET
	DATA DO EVENTO
	ASSINATURA DO PROFESSOR
	20/03/2018
 
	 
	 
 
	RELATÓRIO/RESUMO (MÍNIMO 20 LINHAS E MÁXIMO 02 PÁGINAS)
HISTORIA DA INTENET
A História da Internet
1969 - A ARPA criou uma rede experimental chamada ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network). Era simultaneamente um backbone e uma rede experimental, onde novas aplicações eram testadas. Inicialmente a ARPANET ligou 4 universidades e permitiu aos cientistas partilhar remotamente informação e recursos. A ARPANET continuou a expandir-se durante as décadas de 70 e 80. Em 72 já ligava 37 nós e em 83, 562. O objetivo de interligar LANs e WANs ficou conhecido por Internet, que é abreviatura de internetwork, e aplica-se tanto ao projecto como à rede protótipo que foi criada.
Em 1983 decidiu usar-se a família de protocolos TCP/IP na ARPANET. Generalizou-se a partir daí o uso do termo "Internet" para a rede constituída pelas redes que usam os protocolos TCP/IP ou são capazes de comunicar com redes TCP/IP. A Internet é constituída por: Backbones: infraestruturas de interligação de redes como o NSFNET, nos USA, e o EBONE na Europa, bem como backbones comerciais Redes regionais, ligando, por exemplo, universidades e institutos de investigação; Redes comerciais, por exemplo, para uso interno ou para fornecimento de serviços a assinantes, com ligações à Internet. Redes locais, como a rede da FEUP.
 A Internet é um sistema de rede aberto uma vez que todas as suas especificações são públicas. A colocação dos RFCs num computador da ARPANET possibilitava que fossem disponibilizados a todos os investigadores com acesso a esta rede. Na década de 80, o UNIX e o TCP/IP passam a ser amplamente utilizados pela comunidade científica, quer nas universidades, quer noutros centros de I&D. NYSERnet, Department of Defense Network.
1980 CSNET (Computer Science Net)
1983 MILNET (Military Network)
1986 NSFNET (National Science Foundation Network)
1990 ARPANET são integradas na NFSNET
1991 ANSNET (Advanced Networks and Services)
1995 vBNS (very high speed Backbone Network System)
IAB (Internet Architecture Board)
ISOC (Internet Society)
IETF (Internet Engineering Task Force) Evoluiu de 6000 computadores no fim de 1996 para 600000 no fim de 1991. 
Em 1990 o backbone ARPANET foi desativado, criando-se em seu lugar o backbone Defense Research Internet (DRI); em 1991/1992 a ANSNET, que passou a ser o backbone principal da Internet; nessa mesma época iniciou-se o desenvolvimento de um backbone europeu (EBONE), interligando alguns países da Europa à Internet. A partir de 1993 a Internet deixou de ser uma instituição de natureza apenas acadêmica e passou a ser explorada comercialmente, tanto para a construção de novos backbones por empresas privadas (PSI, UUnet, Sprint,...) como para fornecimento de serviços diversos, abertura essa a nível mundial.
 Uma das dúvidas mais frequentes sobre a Internet é: quem controla seu funcionamento? É inconcebível para a maioria das pessoas que nenhum grupo ou organização controle essa ampla rede mundial. A verdade é que não há nenhum gerenciamento centralizado para a Internet. Pelo contrário, é uma reunião de milhares de redes e organizações individuais, cada uma delas é administrada e sustentada por seu próprio usuário. Cada rede colabora com outras redes para dirigir o tráfego da Internet, de modo que as informações possam percorrê-las. Juntas, todas essas redes e organizações formam o mundo conectado da Internet. Para que redes e computadores cooperem desse modo, entretanto, é necessário que haja um acordo geral sobre alguns itens como procedimentos na Internet e padrões para protocolos.

Outros materiais