Buscar

CASOS CLÍNICOS BIOQUÍMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IBMR – ESTUDOS EM ANÁLISES CLÍNICAS
PROF. DANIEL MACHADO
CASOS CLÍNICOS BIOQUÍMICA CLÍNICA
PARTE I
1. Um tabagista de 32 anos de idade apresentou uma dor súbita no tórax. Ele foi internado na emergência do hospital. Pelo exame clínico foi constatado xantoma (acúmulo de gordura) dos tendões das mãos e espessamento dos tendões de Aquiles. Havia um histórico familiar marcante de doença cardíaca.
a) Interpretação: 
	Pode sinalizar que o paciente está entrando em um quadro de infarto; Caráter hereditário: Caso de Hipercolesterolimia familiar.
b) Exames solicitados: 
	Marcadores de enzima cardíaca: CK e CK-MB; Miosina; LDH; Colesterol total.
2. Uma mulher de 66 anos de idade foi admitida na ala de cardiologia após sofrer um infarto do miocárdio. O nível de glicose plasmática estava em 189 mg/dL. No dia seguinte, a glicose estava apenas pouco elevada, em torno de 117 mg/dL. Interpretação e quais medidas tomar.
	Interpretação: A paciente não é diabética, isso é um quadro de metabolismo de estresse (capturando glicose por todas as vias). Medidas: Acompanhar o metabolismo de estresse, solicitar glicose, sódio e potássio.
3. Um homem com 60 anos de idade foi admitido em uma unidade de terapia intensiva com trauma múltiplo decorrente de acidente rodoviário. No terceiro dia, ele ainda era incapaz de comer. Sua glicemia sangüínea em jejum era de 121 mg/dL e ele teve cetonúria elevada (++++). Interpretação e quais medidas tomar.
	Interpretação: Paciente diabético; Cetonúria elevada: Não está metabolizando glicose, está metabolizando lipídeos e formando corpos cetônicos. Medidas: Dar insulina junto aos eletrólitos no soro para a glicemia do paciente para abaixar. Após isso, controle da mesma.
4. Uma menina de 15 anos de idade foi admitida ao departamento de emergência. Ela estava confusa e a sua expiração tinha odor de acetona. Ela apresentava sinais de desidratação e língua seca. 
a) Exames solicitados: 
	Glicose; Sódio; Potássio; Creatinina; Uréia.
b) Interpretação e quais medidas tomar: 
Diabete mal controlada com provável problema renal; Diabete mal controlada por conta da sintomatologia: Confusa pois as sinapses nervosas são dependentes de glicogênio; Desidratação e língua seca: Perdeu muita água; Provavelmente pode ser um problema renal; Medidas: Caso a paciente não tenha problema renal, colocar a paciente no soro e controlar a glicose. Caso possua o problema renal, possivelmente terá que fazer hemodiálise.

Outros materiais