Buscar

Estilos de Negociaçoes Internacionais

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO – TG
 
 Aluno (os):
 Vanderlan Antonio Borges RA 1647637
 Patos de Minas
2016
Estilos de Negociações Internacionais
 
 Hoje com a globalização, as empresas estão cada vez mais expandindo seus negócios em todo o mundo. Para uma boa negociação um empreendedor deve saber bem da cultura e hábitos locais de onde pretende fechar algum tipo de contrato. Existem vários estilos de negociação, os quais são de fundamental importância no processo da negociação. São eles: Catalizador, Apoiador, Controlador e Analítico.
Estilo Catalizador:
- Normalmente muito criativo.
- Normalmente é muito empreendedor.
- Os profissionais com esse estilo tentem a apresentar grandes ideias e grandes projetos.
- Pode ser considerado superficial e fantasioso em suas decisões e ações.
- O profissional com este estilo necessita ser reconhecido por suas ações.
Estilo Apoiador:
- Está sempre à frente de qualquer trabalho.
- Gosta de trabalhar em grupo.
- Busca a aprovação de terceiros.
- Tende a construir laços de amizade.
- Por preferir abrir mãos de resultados para não gerar desconforto com a outra parte, muitas vezes é considerado incapaz de cumprir prazos e desenvolver projetos.
- Busca a aceitação, alguém que o aceite sem julgamentos prévios.
- Para colaborar na negociação, busca conservar a harmonia, evitando conflito se, assim, garantir a satisfação de todos.
Estilo Controlador:
- Por preocupar-se com o uso de seu tempo, toma decisões rapidamente.
- Preocupa-se com reduções de custo.
- Por ser muito conciso, promove discussões objetivas. 
- Muito organizado.
- Mantem sempre uma meta definida.
- Devido a essas características, o negociador com estilo é visto como insensível e prepotente.
- Suas maiores necessidades estão vinculadas a realização.
- O processo de negociação poderá ser suportado por tudo que estiver ligado a obtenção de resultados, a otimização do tempo e a capitação de recursos financeiros. 
Estilo Analítico:
- Antes de iniciar qualquer transação ou de tomar qualquer decisão, inteira-se dos detalhes de cada projeto, afim de obter o máximo de informações possíveis.
- Para tanto, abusa das perguntas.
- Prefere trabalhar com o máximo de segurança e certezas possíveis.
- O processo de negociação será facilitado se esse negociador, tiver acesso aos dados disponíveis, resultados de pesquisas e alternativas para análise e tomadas de decisões seguras. 
- Devido a essas condutas, frequentemente é visto como perfeccionista, detalhista em excesso e procrastinador.
Diferenças de Estilos entre Brasil e Estados Unidos
Brasil
Distância do poder: Valoriza a hierarquia; possui pessoas com tendência a independência.
Individualismo versos coletivismo: Reconhecido como uma nação coletivista; desde cedo, as pessoas são integradas a grupos robustos e coesos; visa troca de lealdade entre os membros desse grupo que se protegem.
Masculinidade versos feminilidade: Equilibrado neste quesito; valoriza o desempenho, como, também, dá muita importância a qualidade de vida e os cuidados com terceiros.
Aversão a incerteza: Emoções; religiosidade; superstição; legislação abundante.
Longo prazo verso curto prazo: Mais voltado para o curto prazo.
 No Brasil a paternidade é uma das mais fortes características do brasileiro; ele compartilha com orgulho o seu trabalho com sua família; nas empresas os chefes mantem uma relação patriarcal com seus subordinados, sendo tratado com deferência mesmo fora do ambiente de trabalho; o trabalho se mistura com o lazer, onde não rara as vezes se vê conversas informais e consecutivamente fora da empresa se falam sobre os assuntos do serviço. 
“Em síntese, o Brasil é um país paternalista, onde a sociedade expressa suas emoções através do contato físico, que está no meio termo entre a busca pelo desempenho profissional e a qualidade de vida, onde existem muitas leis, porém poucas são respeitadas, além de ser considerada uma nação muito religiosa. ” (COSTA, 2015).
Estados Unidos
Distância do poder: são um país mais igualitário, no que diz respeito às diferenças hierárquicas; tendem a ser mais independentes, e; tendem a ter mais iniciativa.
Individualismo versos coletivismo: a sociedade americana é identificada como uma nação individualista; as pessoas são responsáveis por cuidar de si e de sua família direta (pais e irmãos).
Masculinidade versos feminilidade: a maioria das pessoas “vive para o trabalho”; recebendo recompensas sociais ou financeiras pelo seu desempenho.
Aversão a incerteza: emoções suprimidas; religiosidade com menor intensidade; superstição com menor intensidade; legislação sucinta.
Longo Prazo versos curto prazo: mais voltada para o curto prazo.
 Os americanos sobressaem pelo seu individualismo; sente-se à vontade para expressar livremente seus pensamentos; tem sentimento de igualitarismo, onde todos são iguais; valorizam o desempenho associado ao baixo controle da incerteza; valorizam a competitividade; algumas empresas premiam seus desempenhos com dinheiro; o desempenho individual, prevalece sobre o coletivo; contratos de trabalho definem o relacionamento comercial entre as partes; se muda de cargo ou é transferido para outra área, é feito um novo contrato; separam a vida profissional com a pessoal; as mulheres devem ter as mesmas oportunidades do que os homens. 
“Em síntese, os Estados Unidos são o país da liberdade, que valoriza a competição e premia o desempenho, que não mistura a vida pessoal com a profissional, onde as regras e normas devem estar explícitas em forma de contrato, com poucas leis e uma nação que expressa em menor intensidade as questões religiosas. ” (COSTA, 2015)
Estilo mais Correto na Negociação
 Em um mesmo ambiente de negócio, podem existir os quatro estilos de negociadores, porém cabe ao gestor da organização definir e direcionar qual negociador será responsável pelo processo. Com capacitação e o desenvolvimento dos profissionais, é possível integrar as características dos estilos, para facilitar a condução do processo de negociação, e trazer o melhor resultado para a empresa. Após conhecer as etapas do processo de negociação e os estilos de negociadores, é importante que sejam estabelecidas estratégias e táticas para alcançar os objetivos.

Continue navegando