Buscar

Didática e Planejamento

Prévia do material em texto

Nota
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Uma das formas para construir o conhecimento é através da observação. Observar é uma coisa, ver e enxergar é outra. Quem olha tem de aprender a ver e a interpretar o que está sendo observado. “Ver e ouvir demanda implicação, entrega ao outro. Estar aberto para vê-lo e/ou ouvi-lo como é, o que diz, partindo de suas hipóteses, do seu pensar.É buscar a sintonia com o ritmo do outro, do grupo, adequando em harmonia ao nosso. Para tanto, também necessitamos estar concentrados com nosso ritmo interno. A ação de olhar e escutar é um sair de si para ver o outro e a realidade segundo seus próprios pontos de vista, segundo sua história. Só podemos olhar o outro e sua história se temos conosco uma abertura de aprendiz que se observa (se estuda) em sua própria história”. O texto acima apresenta características marcantes de qual educador(a) que direcionou a ação de olhar e escutar como ferramenta do trabalho pedagógico?
Escolha uma:
a. Jean Jacques Rousseau.
b. Demerval Saviani.
c. Madalena Freire.
Conteúdo:
Instrumentos metodológicos que orientam a prática pedagógica. Madalena Freire defende a ação do escutar e do olhar, ou seja, o professor deve ser um bom observador. Páginas 43 e 44.
d. Paulo Freire.
e. Vygostky.
Feedback
A resposta correta é: Madalena Freire..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Dentro de uma perspectiva crítica da Educação, os conteúdos devem ser inter-relacionados, transdisciplinares, interdisciplinares e abranger capacidades cognitivas, motoras, afetivas, éticas e sociais. Há diferentes tipos de conteúdos que podem ser trabalhados pelo professor. Diante dessa temática, avalie as afirmações a seguir:
I-Os conteúdos factuais são conhecimentos de fatos, acontecimentos, dados e fenômenos concretos e singulares. Por exemplo: as datas comemorativas, os nomes das pessoas, a localização de territórios ou a altura de uma montanha. A aprendizagem desses conteúdos se dá pela repetição dos conhecimentos.
II-Os conteúdos conceituais relacionam-se com os conceitos propriamente ditos e referem-se a conjuntos de fatos, objetos ou símbolos que possuem características comuns. São conteúdos mais abstratos, que envolvem a compreensão, a reflexão, a análise e a comparação.
III-Conteúdos procedimentais são os conteúdos que se caracterizam como valores, atitudes e normas. Alguns desses conteúdos são a cooperação, a solidariedade, o trabalho em grupo, o respeito, a ética e o trabalho com a diversidade.
IV-O ensino de conteúdos atitudinais corresponde ao compromisso filosófico da escola em promover aspectos que nos completem como seres humanos e que deem razão e sentido ao conhecimento científico. Esse compromisso da escola pode estar expresso nos objetivos educacionais, contemplando a intenção de favorecer o desenvolvimento de comportamentos éticos, o respeito às normas e a manifestação de atitudes positivas.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas as alternativas I, II e III são verdadeiras.
b. Todas as alternativas são verdadeiras.
c. Apenas as alternativas II, III e IV são verdadeiras.
d. Apenas as alternativas I, II e IV são verdadeiras.
Conteúdo:
Os conteúdos dentro de um enfoque transdisciplinar. III - Falsa. Os conteúdos procedimentais envolvem ações ordenadas com um fim, ou seja, ações direcionadas para a realização de um objetivo. Referem-se a um aprender a fazer, que envolve regras, técnicas, métodos, estratégias e habilidades. Ao planejarmos e organizarmos uma aula, podemos tornar explícita, por meio da delimitação de objetivos, a nossa intenção de que os alunos desenvolvam habilidades específicas, relacionadas ao domínio de conteúdos procedimentais. Página 31 e 32.
e. Todas as alternativas são falsas.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as alternativas I, II e IV são verdadeiras..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Aprender a pensar significa abandonar antigos referenciais, comportamentos cristalizados e perder a segurança do que antes parecia estabelecido, construindo opções, construindo o novo, o ainda não sabido. O pensar envolve duvidar, perguntar e questionar e, por isso mesmo, perturba, provoca mal-estar, insegurança, porque algo que nos parecia seguro foi atingido em nosso pensamento. A sistematização da atividade de pensar nos possibilita uma tomada de consciência do que buscamos, acreditamos e sonhamos fazer. O registro reflexivo desse pensar concretiza o rever, o avaliar e o replanejar nossas ações. Portanto, nos dá condições de apropriação de nossos passos, no processo de construção do conhecimento. Quando pensamos, exercitamos operações mentais como:
Escolha uma:
a. Comparar, observar, relatar, sintetizar e encontrar.
b. comparar, observar, interpretar, classificar, encontrar.
c. comparar, observar, interpretar, classificar, relatar.
d. comparar, observar, interpretar, classificar, sintetizar
Conteúdo:
O pensar como eixo da aprendizagem. Comparar:
exercita a observação de diferenças e semelhanças. Busca os elementos que coincidem e os que não. Observa o que há em um e o que falta em outro. Possibilita a construção de critérios para a operação de “classificação”. Classificar:
exercita a análise e a observação para, segundo os critérios, agrupar objetos, ideias, acontecimentos. Quando classificamos, colocamos em ordem nossa experiência, segundo critérios que têm significado para nós. Sintetizar:
implica abstrair, analisar, ordenar, pôr em uma sequência e sintetizar. Sintetizar é estabelecer de modo breve e condensado a essência das ideias centrais, é concisão sem omissão de pontos importantes. Interpretar:
exercita a leitura de significados. Quando interpretamos um fato, um acontecimento, um comportamento, o explicamos a partir do significado que lemos. Interpretar é a ação de dar e extrair significados. Interpretamos lendo significados, de nossa experiência e dos demais, construindo nossas hipóteses de leitura. Página 52.
e. comparar, observar, interpretar, justificar, sintetizar.
Feedback
A resposta correta é: comparar, observar, interpretar, classificar, sintetizar.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Dependendo da concepção de educação, concebe-se o ato de ensinar e aprender de diferentes formas, mas toda ação educativa envolve intervir, encaminhar e devolver.Segundo Freire (2004),em uma concepção democrática de educação, podemos afirmar que o primeiro movimento da construção da aula é a intervenção; o segundo é o encaminhamento, e o terceiro é a devolução. A seguir, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, correspondendo adequadamente cada um deles:
I-Intervenção.
II-Encaminhamento.
III-Devolução.
( )São as propostas de atividades, as tarefas, os passos a seguir, as mudanças na pauta etc. Ao encaminhar, o educador direciona, organiza e delimita o pensar do conteúdo em estudo.
( )É a sistematização das informações de que o grupo necessita, é o esclarecimento teórico para a compreensão do conteúdo estudado.
( )Fundamenta, instiga, provoca e impulsiona a aprendizagem.O questionamento e as perguntas direcionadas ao grupo instigam o pensar, o refletir, o duvidar do que já se sabe, construindo, assim, conhecimentos sobre tudo o que ainda não se sabe.
A ordem correta é:
Escolha uma:
a. III, I, II.
b. I, II, III.
c. III, II, I.
d. II, I, III.
e. II, III, I.
Conteúdo:
Ação pedagógica em uma concepção democrática. A intervenção fundamenta, instiga, provoca e impulsiona a aprendizagem. O questionamento e as perguntas direcionadas ao grupo instigam o pensar, o refletir, o duvidar do que já se sabe, construindo, assim, conhecimentos sobre tudo o que ainda não se sabe. Nas suas intervenções, o educador deve ter claros os objetivos e o foco do conteúdo que vai ensinar. São as intervenções que estruturam o objeto em estudo. Os encaminhamentos são as propostas de atividades, as tarefas, os passos a seguir, as mudanças na pauta etc.Ao encaminhar, o educador direciona, organiza e delimita o pensar do conteúdo em estudo. As intervenções e os encaminhamentos constroem a devolução. A devolução é a sistematização das informações de que o grupo necessita, é o esclarecimento teórico para a compreensão do conteúdo estudado. Quando o educador faz suas intervenções, precisa ter claro onde quer chegar. Tanto o educador quanto os educandos exercitam, cada um em sua função, intervenções, encaminhamentos e devoluções. Cada uma dessas ações depende das outras e é construída na dialogicidade do processo. Página 54.
Feedback
A resposta correta é: II, III, I..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Mesmo para um professor experiente,é muito difícil entrar em aula antes de planejar a aula.É por isso que os profissionais que entendem bastante de didática insistem na ideia de planejamento como algo que requer horário, discussão, esquematização e certa formalidade.Agindo assim, tem-se a garantia de que as aulas ganharão qualidade e eficiência. A realização de uma aula pressupõe uma estruturação didática.O plano de aula é um documento que sistematiza o planejamento do trabalho pedagógico, organizando-o por temática ou aula, descrevendo: o que queremos que os alunos aprendam;o que vamos abordar nas aulas; como vamos ensinar; o que vamos utilizar; como e o que avaliar; quando e quanto tempo para fazer. As seções que compõem o plano de aula acima descritas são:
Escolha uma:
a. Síntese; análise, objetivos gerais; objetivos específicos; cronogramas, fichas avaliativas.
b. Introdução, resumo, conteúdos, considerações finais, referências.
c. Objetivos específicos; conteúdos; metodologia; recursos; avaliação e cronograma.
Conteúdo:
Plano de aula. No plano de aula, o professor deve informar os conteúdos que serão abordados nas aulas que estão sendo planejadas. Metodologia:
como vamos ensinar. Recursos:
o que vamos utilizar. Quando planejamos uma atividade, precisamos identificar os recursos e materiais que serão necessários e providenciá-los com antecedência. Avaliação:
como e o que avaliar, podemos avaliar os alunos ao longo do processo, a partir da observação e do registro, com base nas atividades que vão sendo propostas. Cronograma:
quando e quanto tempo para fazer, por meio do cronograma, o professor pode distribuir as atividades no tempo, considerando a previsão de duração e a quantidade de aulas necessárias. Planejar ajuda a antecipar o que pode acontecer, com base nisso, o professor se prepara para os possíveis caminhos que a atividade tomará. Por meio do plano de aula, o professor faz escolhas, reafirma que tipo de sujeito pretende formar, avalia suas práticas anteriores, considera suas experiências, o processo já desenvolvido e as condições materiais, sociais e afetivas e culturais que o envolvem. Página 49 a 51.
d. Metodologias; estratégias; procedimentos de ensino; resumo, eixos e fichamento.
e. Objetivos; prioridades; pré-requisitos; avaliação, replanejamento e registros.
Feedback
A resposta correta é: Objetivos específicos; conteúdos; metodologia; recursos; avaliação e cronograma..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Complete a sentença: Após uma _______________ sensível e atenta a todos os detalhes, inicia-se o _______________, que, ao revisitar o olhar a partir da _______________exercitada nos registros, nos guiará e nos mostrará caminhos para a contínua ________________ como um processo contínuo de aprendizagens, refletido nas nossas práticas vividas. Instrumentos metodológicos que orientam a prática pedagógica. Fechando esse ciclo, chegamos ao,________________ momento em que nossas ações ganham uma nova perspectiva, e damos continuidade à nossa prática pedagógica com novos embasamentos.
Escolha uma:
a. Planejamento, observação, replanejamento, reflexão, avaliação.
b. Analise, replanejamento, reunião, prova, resultado.
c. Reflexão, replanejamento, avaliação, observação.
d. Avaliação, reflexão, replanejamento, observação, planejamento.
e. Observação, planejamento, reflexão, avaliação, replanejamento.
Conteúdo:
Instrumentos metodológicos que orientam a prática pedagógica. Após uma observação sensível e atenta a todos os detalhes, inicia-se o planejamento, que, ao revisitar o olhar a partir da reflexão exercitada nos registros,nos guiará e nos mostrará caminhos para a contínua avaliação como um processo contínuo de aprendizagens, refletido nas nossas práticas vividas. Fechando esse ciclo, chegamos ao replanejamento, momento em que nossas ações ganham uma nova perspectiva, e damos continuidade à nossa prática pedagógica com novos embasamentos. Páginas 42 e 43.
Feedback
A resposta correta é: Observação, planejamento, reflexão, avaliação, replanejamento..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
“Para acompanhar as aprendizagens, Perrenoud (2000) afirma ser fundamental que os educadores façam constantes balanços das aquisições dos estudantes. Esses balanços definirão futuras orientações e novas estratégias de ensino-aprendizagem”. Para que isso ocorra, é indispensável um tipo específico de avaliação. Assinale a alternativa que apresenta esta avaliação:
Escolha uma:
a. Avaliação formativa: feedback.
b. Avaliação formativa: pesquisa constante.
c. Avaliação formativa: objetiva/somativa.
d. Avaliação formativa: autoavaliação.
e. Avaliação formativa: observação contínua.
Conteúdo:
Avaliação formativa:
observação contínua. Para acompanhar as aprendizagens, Perrenoud (2000) afirma ser fundamental que os educadores façam constantes balanços das aquisições dos estudantes. Esses balanços definirão futuras orientações e novas estratégias de ensino-aprendizagem. E, para isso, a observação contínua é indispensável. Página 62.
Feedback
A resposta correta é: Avaliação formativa: observação contínua..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
“Segundo Freire (1997), a avaliação pode ser pensada em relação a três diferentes concepções de educação: a concepção autoritária, a concepção espontaneísta e a concepção democrática da educação. Cada uma das quais focaliza os aspectos teóricos e metodológicos (princípios, objetivos, leitura sobre o cotidiano, relações entre sujeitos etc.) de modo diferente.” De acordo com as concepções apresentadas por Freire, assinale V se a afirmação for verdadeira e F se a afirmação for falsa:
( )Na concepção espontaneísta da educação, a pedagogia reveste-se de um humanismo espontaneísta. A possibilidade de construção da prática pedagógica pauta-se sobre o reconhecimento das capacidades que os sujeitos envolvidos no processo de ensinar e aprender (professor e aluno) têm de criar e adaptar-se a qualquer modelo.
( )Na concepção autoritária: ao professor cabe não direcionar e intervir na criação espontânea do aluno, sendo apenas um facilitador no processo de aprendizagem, a avaliação constitui-se como um instrumento que rompe com os meios classificatórios e reprodutores das desigualdades dentro do espaço educativo.
( )Na concepção autoritária da educação: a pedagogia reveste-se do conhecimento que deseja prescrever. Dicotomiza o sujeito que ensina e o sujeito que aprende entre o bem e o mal. A avaliação está a serviço da subserviência e da passividade, constitui-se como um instrumento classificatório e reprodutor das desigualdades dentro do espaço educativo.
( )A concepção democrática apresenta alguns aspectos das outras abordagens, mas busca um novo equilíbrio. Como exemplo disso, está o resgate da autoridade. Nesse caso, o educador assume a sua autoridade “[...] como um diferente que promove a interação planejada entre os iguais” (FREIRE, 1997, p. 45).
( )Na concepção democrática, a avaliação acontece diariamente, em um processo contínuo que repensa a construção do conhecimento e busca contextualizá-lo. A educação democrática propõe a avaliação que possibilita aos educadores planejar e replanejar sua ação no cotidiano.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V - F - V - V - V.
Conteúdo:
Avaliação em diferentes concepçõesde educação. Na concepção espontaneísta da educação, a pedagogia reveste-se de um humanismo espontaneísta. A possibilidade de construção da prática pedagógica pauta-se sobre o reconhecimento das capacidades que os sujeitos envolvidos no processo de ensinar e aprender (professor e aluno) têm de criar e adaptar-se a qualquer modelo. Na concepção espontaneísta:
ao professor cabe não direcionar e intervir na criação espontânea do aluno, sendo apenas um facilitador no processo de aprendizagem. O aluno é alguém que define sua capacidade de aprendizagem e que se adapta às circunstâncias do processo de aprendizagem. Nesta concepção, a avaliação é relegada a planos inferiores. Na concepção autoritária da educação:
a pedagogia reveste-se do conhecimento que deseja prescrever. Dicotomiza o sujeito que ensina e o sujeito que aprende entre o bem e o mal. A avaliação está a serviço da subserviência e da passividade, constitui-se como um instrumento classificatório e reprodutor das desigualdades dentro do espaço educativo. A concepção democrática apresenta alguns aspectos das outras abordagens, mas busca um novo equilíbrio. Como exemplo disso está o resgate da autoridade. Nesse caso, o educador assume a sua autoridade “[...] como um diferente que promove a interação planejada entre os iguais” (FREIRE, 1997, p. 45). Na concepção democrática, a avaliação acontece diariamente, em um processo contínuo que repensa a construção do conhecimento e busca contextualizá-lo. A educação democrática propõe a avaliação que possibilita aos educadores planejar e replanejar sua ação no cotidiano. Página 60 e 61.
b. V - F - V - F - V.
c. V - F - F - V - V.
d. F - V - V - F - V.
e. F - V - F - F - F.
Feedback
A resposta correta é: V - F - V - V - V..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
“Por ser um ato político, a educação encontra-se atrelada à produção e reprodução de um modelo de vida social. Consequentemente, todo ato se dá através da relação entre sujeitos que, a partir dos processos formativos, poderão habitar este mundo com maiores condições de ler a realidade social em que estão inseridos. O ensino tradicional, baseado na transmissão oral de conhecimentos, por parte do professor, e a pedagogia espontaneísta, a qual abdica de seu papel de desafiar e intervir no processo de apropriação de conhecimentos, são modelos que não fornecem aos sujeitos muitas condições para que possam refletir sobre o lugar que ocupam no mundo”. E, de acordo com a perspectiva histórico-crítica, qual é o objetivo principal da educação frente às exigências contemporâneas?
Escolha uma:
a. Ensinar a reproduzir.
b. Ensinar a ser submisso às ideias alheias.
c. Ensinar a imitar.
d. Ensinar a pensar.
Conteúdo:
Ato de educar. Segundo a perspectiva histórico-crítica, o principal objetivo da educação frente às exigências contemporâneas é ensinar a pensar - ensinar formas de acesso e apropriação do conhecimento elaborado. Página 6.
e. Ensinar a copiar.
Feedback
A resposta correta é: Ensinar a pensar..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Na concepção dos autores como Sarmento e Pinto (1997), a consideração das crianças como atores sociais, e não como sujeitos incompletos ou como componentes acessórios ou meios da sociedade dos adultos, implica o reconhecimento da capacidade de produção simbólica por parte das crianças e a constituição das suas manifestações, representações e crenças em sistemas organizados, isto é, em culturas.
Preencha as lacunas com a sequência de palavras que completam as características da criança, segundo os autores citados acima. As culturas da .................... possuem, antes de mais nada, dimensões ........................., as quais se constituem nas interações entre pares e entre as crianças e os ................ . Isso nos mostra que as crianças dependem muito do mundo .............. que as rodeia. As ...................... é que vão fornecer os elementos que darão base à sua vida social, dando-lhes a capacidade de construírem ........................ próprios para o que vivem.
Escolha uma:
a. infância/relacionais/adultos/social/crianças/significados.
Conteúdo:
Concepção de infância. As culturas da infância possuem, antes de mais nada, dimensões relacionais, as quais se constituem nas interações entre pares e entre as crianças e os adultos. Isso nos mostra que as crianças dependem muito do mundo social que as rodeia. As crianças é que vão fornecer os elementos que darão base à sua vida social, dando-lhes a capacidade de construírem significados próprios para o que vivem. Página 68.
b. criança/relacionais/amigos/interior/vivências/mundos.
c. infância/sociais/pais/adulto/vivências/interiores.
d. criança/atuais/pares/infantil/crianças/alicerces.
e. infância/sociais/adultos/exterior/crianças/sentidos.
Feedback
A resposta correta é: infância/relacionais/adultos/social/crianças/significados..
Parte inferior do formulário

Continue navegando