A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
Didática e Planejamento

Pré-visualização | Página 1 de 7

Iniciado em
	domingo, 18 Nov 2018, 20:57
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 18 Nov 2018, 21:40
	Nota
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo uma concepção de educação, concebe-se o ato de ensinar e aprender de diferentes formas, mas toda ação educativa envolve intervir, encaminhar e devolver. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de concepção de educação que descreve o seguinte: “... podemos afirmar que o primeiro movimento da construção da aula é a intervenção; o segundo é o encaminhamento, e o terceiro é a devolução. (Freire apud LIMA, 2013, p.54).
Escolha uma:
a. Pedagógica;
b. Democrática;
Em uma concepção democrática de educação, afirma-se que o primeiro movimento da construção da aula é a intervenção; o segundo é o encaminhamento, e o terceiro é a devolução.
c. Popular;
d. Tradicional;
e. Planejada;
Feedback
A resposta correta é: Democrática;.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Existe por trás do discurso do professor distinções relacionadas aos conteúdos estudados e os utilizados em sua sala de aula, mesmo que estes já tenham sido pré-estabelecidos pela escola. Contudo, a transmissão destes fica a seu critério quando não há intervenções. É nesse momento que o docente decide que tipo de pedagogia irá utilizar para planejar suas aulas. Segundo Saviani (1992), “Há uma divisão na pedagogia histórico-crítica: de um lado, estariam as pedagogias não críticas, e de outro, as pedagogias crítico-reprodutivistas” (Livro da Disciplina, Cap. I). Assinale as pedagogias não críticas:
I – Escola Estruturalista e Inatista
II – Pedagogia tradicional, Pedagogia nova ou escolanovismo e Pedagogia tecnicista.
III – Escola como violência simbólica, Escola como aparelho ideológico de Estado e Escola dualista.
IV – Escola Behaviorista e Interacionista
Leia atentamente as questões acima e marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
b. Apenas a alternativa I está correta.
c. Apenas a alternativa IV está correta.
d. Apenas a alternativa III está correta.
e. Apenas a alternativa II está correta.
Pedagogia tradicional, Pedagogia nova ou escolanovismo e Pedagogia tecnicista. As pedagogias não críticas agregam o arcabouço teórico da modernidade e definem grande parte das práticas educativas nas escolas contemporâneas. a) Pedagogia tradicional. Segundo essa pedagogia, o papel da escola é transmitir autoritariamente os conhecimentos acumulados pela humanidade e sistematizados logicamente, ou seja, difundir a instrução. O professor, sujeito do processo, transmite os conhecimentos por meio de lições e exercícios; aos alunos, cabe assimilá-los, atenta e disciplinadamente. O foco está no “aprender”. b) Pedagogia nova ou escolanovismo. Movimento que critica a escola tradicional. Esboça um método em que o professor é estimulador e orientador das aprendizagens, cujas iniciativas cabem exclusivamente aos alunos, sujeitos do processo. Tendo em vista que os procedimentos pedagógicos foram elaborados a partir de experiências com alunos “especiais”, houve a biopsicologização da sociedade, da educação e da escola. Entendemos que os alunos especiais desafiavam a visão padronizada da escola tradicional. Assim, no escolanovismo, a questão pedagógica passa do intelecto para o sentimento, do professor para o aluno, do esforço para o interesse, dos conteúdos para os métodos, da disciplina para o espontaneísmo, do diretivismo para o não diretivismo. Em suma, o importante é “aprender a aprender”, e a escola é a responsável pela adaptação e o ajuste dos indivíduos à sociedade. c) Pedagogia tecnicista O elemento principal é a organização racional dos meios para ensinar: professor e alunos passam a ser executores de um processo cuja concepção, planejamento, coordenação e controle ficam a cargo de especialistas supostamente habilitados, neutros, objetivos e imparciais. A função da escola é a formação de indivíduos eficientes para aumento da produtividade – é o “aprender a fazer”.
Feedback
A resposta correta é: Apenas a alternativa II está correta..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Por ser o processo de ligação entre as disciplinas, a interdisciplinaridade estabelece uma sequência organizada na comunicação do saber, integrando e comunicando as mesmas. Porém, para entendermos a interdisciplinaridade precisamos, também, compreendermos determinados conceitos. Um deles é o de disciplina, como ciência, que é entendida como:
I – Um conjunto específico de conhecimento de características variadas, que produz um conhecimento superficial;
II – Do latim, matéria (substância física), é qualquer coisa que possui massa, é tudo que tem volume, podendo se apresentar no estado sólido, líquido ou gasoso. "Matéria" são as "disciplinas" que fazem parte do currículo dos estabelecimentos de ensino, que têm o objetivo de instruir e formar os alunos;
III – Disciplinas são os conhecimentos específicos que se ensinam em cada cadeira de um estabelecimento escolar e que formam um plano de estudos;
IV – Um conjunto específico de conhecimento de característica própria, obtido por meio de método analítico, linear e atomizador da realidade, que produz um conhecimento aprofundado, correspondente a um saber especializado, que permite ao homem o conhecimento da realidade.
Leia atentamente as questões acima e marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A alternativa IV está correta.
um conjunto específico de conhecimento de característica própria, obtido por meio de método analítico, linear e atomizador da realidade, que produz um conhecimento aprofundado, correspondente a um saber especializado, que permite ao homem o conhecimento da realidade. “A disciplina (ciência), entendida como um conjunto específico de conhecimento de característica própria, obtido por meio de método analítico (análise), linear (uniforme) e atomizador da realidade, produz um conhecimento aprofundado, correspondente a um saber especializado, ordenado e profundo, que permite ao homem o conhecimento da realidade a partir de especificidades, ao mesmo tempo em que deixa de levar em consideração o todo de que faz parte (LÜCK, 1994)”.
b. Apenas a alternativa III está correta.
c. Apenas a alternativa II está correta.
d. Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
e. Apenas a alternativa I está correta.
Feedback
A resposta correta é: A alternativa IV está correta..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As teorias pedagógicas são definidas a partir de concepções filosóficas que dão fundamento às diferentes práticas educativas. Na educação tradicional, é comum encontrarmos duas linhas de pensamento que justificam suas práticas o determinismo biológico e o determinismo social. (LIMA, 2013, p. 6). Assinale a alternativa correta que corresponde, respectivamente, como são denominados o determinismo biológico e o determinismo social:
Escolha uma:
a. Ambiental e social
b. Humano e educativo
c. Inatismo; ambientalismo
O Determinismo biológico é conhecido como inatismo e Determinismo social como ambientalismo.
d. Educativo e pedagógico
e. Político e econômico
Feedback
A resposta correta é: Inatismo; ambientalismo.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As Políticas educacionais fazem parte do grupo de Politicas Publicas e possibilitam a criação de leis voltadas a organização do sistema educacional. Nesse contexto temos como exemplo de organização de Politicas Educacionais a LDB, Base Nacional Curricular e PNE esses documentos tem o objetivo de direcionar o sistema de educação a partir de leis e decretos. Identifique com V para questões Verdadeiras e F para questões Falsas sobre o objetivo do Ensino Fundamental de acordo com LDB 9394.95.
( ) Estimular a capacidade de aprender por meio do domínio da leitura, cálculo e escrita;
( ) Compreender o ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em