Buscar

ROTEIRO DE PERGUNTAS E REFERENCIAS EAN

Prévia do material em texto

Como era entendida e praticada a educação nutricional até a década de 1980?
Eram praticas que valorizavam a dimensão nutricional dos alimentos, e desconsideravam os aspectos culturais,sociais. Eram visitadoras de alimentos, impunham pras pessoas oq era certo ou errado come, forma opressora de orientar as pessoas, abordagem limitada e preconceituosa. (não dava certo) eram só pra pessoas de baixa renda, como se as pessoas de baixa renda não soubesse comer.
Como é entendida atualmente a prática da educação alimentar e nutricional?
 Quais são as recomendações atuais para sua prática?
Levando em considerações aspectos sociais econômicos, culturais, numa relação horizontal. Atualmente é incentivada a reflexão critica
O que é educação alimentar e nutricional?
É multidisciplinar, visa o atendimento as demanda da população, podemos entender como um processo participativo e permanente. É ENTENDIDA COMO UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTENTO
O que é segurança alimentar e nutricional?
DIREITo a TODOS AO ACESSO REGULAR E PERMANENTE A ALIMENTOS DE QUALIDADE E QUANTIDADE, SAUDAVEL, QUE RESPEITE A CULTURA, QUE SEJA SUSTENTAVEL e ECONOMICA-SOCIAL e AMBIENTAL. SEM COMPROMETER O ACESSO A OUTRAS NECESSIDADES.
Qual o perfil de um educador? Como o nutricionista pode atuar como um educador?
R. DEVE SABER SE COMUNICAR COM DIFERENTES TIPOS SOCIAIS, TER EMPATIA; saber a técnica , saiba de nutrição, que entenda a necessidade de cada pessoa, ter um relacionamento interpersoal
O que deve ser considerado para se transmitir um conteúdo de educação alimentar e nutricional?
Tem que ser uma atividade planejada, que tenha variedades, VALOR NUTRICIONAL, QUALIDADE, SUSTABILIDADE.
Aula 2
Formação dos hábitos alimentares, comportamento alimentar e seus determinantes.
Em que fase da vida ocorre a formação dos hábitos alimentares?
R. na infância.
Quais são os fatores que influenciam a formação desses hábitos?
R. fatores fisiológicos: aleitamento materno, neofobia, paladar,;fatores ambientais, e sócio econômicos,marketing, grupo que está inseridos.
Quais os principais determinantes das escolhas alimentares?
Preços, acesso ao alimento, socioeconômico, sociocultural, politicas
Que estratégias podemos usar para influenciar e incentivar escolhas alimentares saudáveis?
R. MOSTRAR BENEFICIOS, TECNICAS CULINARIAS, DEGUSTAÇÃO, mostrar diferentes formas alimentar.
Aula 3
Modelo transteórico de mudança de comportamento
Todos os indivíduos estão dispostos a mudar seu comportamento alimentar?
NÃO, nem sempre estão prontos.
O que é o Modelo transteórico de mudança de comportamento?
é um modelo de estudo que ultiliza 5 estagios para entender o processo de mudança.
Aponte os estágios relacionados a mudança de comportamento e a característica de cada um deles.
Pre conteplaçao,(não esta pronto pra mudar) contemplação.(não está pronto pra mudar mas te a intensão) preparação ( quer mudar no prox mês, tem um plano de ação. ) Ação (comportamento já foi incorporado) manutenção (já mudou seu comportamento a mais de 6 meses)
Aula 4
Correntes pedagógicas aplicadas a educação nutricional
Quais são as diferentes tendências ou abordagens pedagógicas?
ABORAGENS,TRADICIONAL,COMPORMENTALISTA,HUMANISTA COGNITIVISTA, SOCIOCULTURAL.
Descreva de forma resumida as principais características de cada uma delas.
Aula 5
A educação alimentar e nutricional nos diversos campos de atuação do nutricionista e nas políticas públicas.
Atuar sobre a alimentação dos indivíduos requer que tipo de abordagem? O que deve ser contemplado?
ABORDAGEM INTEGRADA, UMA ABORDAGEM COMPLEXA. PENSANDO NO COMPORTAMENTO E ATITUDES ALIMENTARES, NA PREFERENCIA,, NA FORMA DE PREPARAÇÃO,E CONSUMO DE ALIMENTOS.
Dê exemplos de ações de EAN em UAN, Nutrição Clínica e Saúde Pública
UAN: RESTAURANTE COMERCIAIS, ELABORAÇÃO DE CARDAPIOS SAUDAVEIS, INFORMAR VALORES NUTRICIONAIS DOS PRATOS; CLINICA, PALESTRAS, CARDAPIOS, PLANOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR; SAUD EPUBLICA, PLANOS E PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO, INDIVIDUAIS E COLETIVOS, AÇÃO DE HORTA ETC.
O que é aconselhamento nutricional e quais as suas características?
processo de escuta ativa, individualizado e centrado no cliente. Pressupõe a capacidade de estabelecer uma relação de confiança entre os interlocutores, visando ao resgate dos recursos internos do cliente para que ele mesmo tenha possibilidade de reconhecer-se como sujeito de sua própria saúde e transformação
Quais são os pontos que devem ser considerados para a compreensão e a superação dos obstáculos em EAN? Dê uma solução para cada um deles.
Há muitas informações sobre alimentação e saúde, mas poucas são de fontes confiáveis > Em primeiro lugar, tenha este guia como fonte confiável de informações e recomendações sobre alimentação adequada e saudável. Seu conteúdo está baseado nos conhecimentos mais recentes produzidos pelas várias disciplinas científicas do campo da alimentação e nutrição, em estudos populacionais representativos de toda a população brasileira e em saberes valiosos contidos em padrões tradicionais de alimentação desenvolvidos, aperfeiçoados e transmitidos ao longo de gerações.
Oferta . . Procure fazer compras de alimentos em mercados, feiras livres e feiras de produtores e em outros locais que comercializam variedades de alimentos in natura ou minimamente processados, dando preferência a alimentos orgânicos da agroecologia familiar. Participe de grupos de compra de alimentos orgânicos adquiridos diretamente de produtores e da organização de hortas comunitárias. Evite fazer compras em locais que só vendem alimentos ultraprocessados.
Custo. Dê sempre preferência a legumes, verduras e frutas da estação e produzidos localmente e, quando comer fora de casa, prefira restaurantes que servem “comida feita na hora”. Reivindique junto às autoridades municipais a instalação de equipamentos públicos que comercializem A compreensão e a superação dos obstáculos 122 123 GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA alimentos in natura ou minimamente processados a preços acessíveis e a criação de restaurantes populares e de cozinhas comunitárias
Habilidades culinárias. Desenvolva, exercite e partilhe suas habilidades culinárias; valorize o ato de preparar e cozinhar alimentos; defenda a inclusão das habilidades culinárias como parte do currículo das escolas; e integre associações da sociedade civil que buscam proteger o patrimônio cultural representado pelas tradições culinárias locais. 
Tempo. Com maior domínio de técnicas culinárias, você poderá reduzir em muito o tempo de preparo dos alimentos. Habilidades culinárias não significam apenas o domínio de técnicas culinárias, mas também o planejamento das compras de alimentos e ingredientes culinários, organização da despensa doméstica e definição prévia do que vai se comer ao longo da semana
Publicidade . Esclareça as crianças e os jovens de que a função da publicidade é essencialmente aumentar a venda de produtos, e não informar ou, menos ainda, educar as pessoas. Procure conhecer a legislação brasileira de proteção aos direitos do consumidor e denuncie aos órgãos públicos qualquer desrespeito a esta legislação.
Aula 6
Programas de educação nutricional: planejamento, identificação e diagnóstico dos Programas Educativos.
Qual a importância do planejamento de uma ação de EAN? O que deve ser contemplado no planejamento?
O diagnóstico deve contemplar 3 pontos. Quais são eles?
Qual a importância do diagnóstico da realidade do local de aplicação do projeto? O que é diagnóstico participativo?
Quais são os componentes do “problema” que será alvo da intervenção?
Aula 7
Determinação dos Objetivos dos Programas Educativos
Elabore com seu grupo os objetivos do seu programa de Educação Nutricional
Objetivos gerais
Objetivos específicos

Continue navegando