Buscar

Documento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MÉTODO CLÍNICO: CAP 5
metodo clinico: permite uma visao humana dos problemas do paciente.
3 pontos cruciais:
formular hipóteses diagnósticas
estabelecer uma boa relaçao médico-paciente
tomas decisões
Estas considerações tomam possível afirmar que o grande desafio da medicina moderna é conciliar o método clínico com os avanços tecnológicos: a medicina é uma ciência e uma arte. 
componentes:
anamnese; inclui os seguintes segmentos:
• Identificação • Queixa principal • História da doença atual • Interrogatório sintomatológico • Antecedentes pessoais e familiares • Hábitos de vida • Condições socioeconômicas e culturais. 
O exame físico, por sua vez, pode ser subdividido em: 
• Exame físico geral • Exame dos órgãos ou sistemas. 
três aspectos preliminares: 
1.posiçoes do examinador e do paciente para o exame clínico:
Para a anamnese, o mais adequado é que o paciente sente-se em uma cadeira defronte à escrivaninha do médico. Atualmente o médico e o paciente começaram a sentar-se lado a lado sem o distanciamento provocado pela escrivaninha, mas esta prática ainda não se generalizou. No caso de pacientes acamados, cabe ao examinador sentar-se ao lado do leito, procurando deixá-los na posição que lhes seja mais confortável. 
posições: objetivo de procurar mais conforto para o paciente e máxima eficiência
• Decúbito dorsal(deitado com as costas apoiadas na mesa)
• Decúbito lateral (direito e esquerdo) 
• Decúbito ventral(deitado de bruços)
• Posição sentada (no leito ou em uma banqueta ou cadeira) 
• Posição de pé ou ortostática. 
obs:É clássica a recomendação para o examinador se colocar à direita do paciente
2.divisão da superfície corporal;
3.entrevista:processo social de interação entre o médico, o paciente e/ou seu acompanhante frente a uma situação que envolve um problema de saúde.
O ambiente e o instrumental utilizado pelo médico são os objetos físicos que interferem na entrevista. Desse modo, um ambiente adequado e um instrumental apropriado são condições indispensáveis para uma boa entrevista. pode ser feito à punho, digital ou impresso(iniciantes)
Assim, o médico deve preocupar-se não só em conhecer e compreender os elementos culturais que orientam a ação do paciente, como também fazer uma análise de si próprio, no sentido de tornar conscientes os valores básicos que orientam sua ação, dando atençao especial à linguagem médica, que nem sempre é compreendida pelo paciente.
A nossa cultura estabelece que tanto o médico quanto o paciente devem apresentar-se bem compostos em termos de higiene e aparência pessoal; o paciente espera que o médico se interesse por seu caso e que lhe dê atenção, enquanto o médico espera que o paciente responda de forma adequada às suas perguntas.
Existem também os objetos sociais: médico e paciente; O médico, ao conhecer que os objetos sociais se interestimulam, deverá ter o máximo cuidado em controlar e alterar o comportamento do paciente; por outro lado, deverá desenvolver sua intuição no sentido de captar no paciente indícios subliminares, que permitirão desenvolver condições que levem a uma interação mais eficaz com o paciente. 
4.exame físico: Um aspecto do exame físico que merece ser ressaltado de imediato é seu significado psicológico. O paciente só se sente verdadeiramente "examinado" quando está sendo inspecionado, palpado, percutido, auscultado, pesado e medido. 
inspeção
palpação
percussão
ausculta
5. seguimento do paciente: observação sistemática do doente durante a evolução de sua enfermidade;está se tornando usual a expressão ''monitorar" com o significado de manter sob constante observação um ou mais dados clínicos.
Todos os dados do exame clínico e de exames complementares podem ser incluídos no seguimento, mas, para simplificar seu trabalho, o médico restringe-se aos clássicos sinais vitais (temperatura, pulso, pressão arterial, frequência respiratória), aos quais se acrescentam dados específicos da enfermidade do paciente. 
A avaliação de resultados terapêuticos é feita quase inteiramente pelo seguimento do paciente, acompanhando-se a evolução da sintomatologia. 
6. ficha clínica / prontuário médico:
todo atendimento, por mais simples que seja, deve ser registrado no prontuário, uma vez que é impossível guardar na memória as queixas, o diagnóstico e as prescrições terapêuticas de todos os pacientes.
Ele percente ao paciente e pode ser solicitado pelo mesmo para copia.
É o principal instrumento de defesa dos profissionais médicos quando há algum tipo de questionamento de natureza ética, civil, administrativa ou criminal. 
CFM:conjunto de informações registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência prestada a ele, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo". 
O prontuário deve conter: a identificação do paciente, a história clínica, o exame físico, o diagnóstico, as prescrições terapêuticas e o seguimento do paciente;É necessário abrir um item para as anotações de exames complementares. 
7.laboratório de habilidades;
As escolas médicas que adotam metodologias ativas, como o PBL (problem based learning), utilizam, ainda, o laboratório de habilidades como recurso didático para o treinamento de conhecimentos, atitudes e habilidades necessários para o exame clínico.

Outros materiais