Buscar

Direitos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O homem enquanto ser ético, ou seja, porque, apenas o ser humano pode ter seu comportamento avaliado eticamente? 
 O homem diferentemente do animal, possui condições fisiológicas que propiciam o poder cognitivo, ou seja, ele é capaz de reconhecer que determinadas ações podem ferir a ética e os valores morais estabelecidos pelo seu grupo social, podendo, desta forma, desencadear juízos de cunho moral e jurídico. 
 Explique o conceito de ética. O que significa realização de um ato ético, ou seja, o que é realizar um ato correto e justo ou incorreto e injusto?
Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia, dedicado aos assuntos morais. Diferencia-se da moral, pois enquanto a moral se fundamenta na obediência as normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.A ética também não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos.
A realização de um ato ético, se oficia, em base do que é correto, do que nos é ensinado ao longo de nossa formação que é o certo a se fazer, nos dando assim uma consciência moral dos nossos atos e nos fazendo pensar no outro e em seu bem estar, antes de satisfazermos a nós mesmos. Na sociedade atual, onde os valores estão se invertendo o ato ético tornou-se extraordinário, como devolver a carteira ao dono, respeitar filas e ajudar o outro.
 Quais as formas de decisão ética:(deontológica, utilitarista, relativista e contextual)? 
Deontológica: é a ética que para se realizar um bem maior, se extingue o mal menor. Os fins justificam os meios.
Utilitarista: é a ética que coloca o bem estar dos outros acima dos seus, altruísmo explica bem essa ética, uma ação só pode ser considerada moralmente correta se as suas consequências promoverem o bem-estar coletivo.
Relativista: levar em consideração questões cognitivas, morais e culturais sobre o que se considera verdade. Ou seja, o meio que se vive é determinante para construir essas concepções. 
Qual a relação entre ética e felicidade? 
 Qual a relação entre ética, o trabalho e a vida: como agir corretamente diante das necessidades que pretendo satisfazer na minha vida cotidiana? 
 Reflita, a partir dos tópicos anteriores, sobre o caso abaixo: 
 A Magic Jet é considerada muito interessante em termos de remuneração e benefícios. Poucos conseguem conceder, nesse campo, o que ela oferece aos seus empregados. Todas as pesquisas internas que realiza indicam que os funcionários não apresentam nenhuma queixa com relação aos serviços que a empresa coloca à disposição, tais como: restaurante, ambulatório, assistência médica, segurança industrial, limpeza e remuneração. Nesse aspecto, sentem-se muito satisfeitos. Mas o ambiente de trabalho não é dos melhores. Muita rivalidade, inveja e competitividade. Dizem os funcionários: aqui é todo mundo contra todo mundo; cada um por si, e todos contra todos. Atualmente, existe a disputa por um cargo, a qual se dá entre João R. e Túlio S. Financeiramente não haverá grandes mudanças. Quem conquistar o cargo poderá ascender profissionalmente e ser reconhecido no mundo empresarial como grande administrador. Pode, também, realizar inúmeros cursos de qualificação. Uma situação curiosa ocorre: Túlio sabe que João é portador de HIV e que, se a informação chegar a gerência, João terá a indicação rejeitada. Túlio acha que isso seria perfeito, pois o deixaria como único concorrente. Assim, pensa em montar uma estratégia, por exemplo, um e-mail anônimo, que faça a informação chegar a gerência. Túlio afirma que precisa lutar com as armas que tem. Diz que no mundo dos negócios é assim mesmo. Não vale tudo, mas vale quase tudo.

Continue navegando