A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
Atividades 01, 02 e 03

Pré-visualização | Página 2 de 6

e) I, II, III e IV
5. Os trechos abaixo compõem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os para que componham um texto coeso e coerente e indique a opção correta.
( ) Como aparelho, ela é extremamente cômoda, na medida em que torna muito fácil o acesso à distração. É um “eletrodoméstico” prático: basta apertar o botão e funciona. Não é preciso locomoção para assistir ao espetáculo, não são necessários quaisquer aparatos físicos para usufruir do lazer.
( ) Francys Vanoye considera a televisão o mais poderoso meio de comunicação de massa do século XX ( e até de todos os tempos), quanto aos elementos que veicula, tendo-se em vista o alvo visado, ou seja, o destinatário coletivo virtual.
( ) Frequentemente, surpreende-se o apresentador de TV como um amigo dos de casa, alguém que vai fazer uma visita e trazer novidades. Dessa forma, a ideia da televisão é, em resumo, como a de uma visitadora da família, o que constitui um fato cômodo para o poder dominante. ( CAMPEDELLI, Samira. A Telenovela.2001, p.5. Adaptado).
( ) Os conceitos apresentados não se chocam entre si. Antes, complementam-se. A televisão é o maior entretenimento de “sala de estar” no Brasil. Qualquer casa classe média brasileira tem o seu aparelho localizado nesse recinto ou na “sala de televisão”. 
( ) Diante da pergunta sobre o que é a televisão, a resposta vem sempre de forma irônica, da parte de muitos teóricos da comunicação: ela seria uma espécie de liquidificador cultural, isto é: um eletrodoméstico capaz de misturar e diluir cinema, teatro, música, literatura num único espetáculo, oferecendo, assim, uma reforçada vitamina eletrônica para o público.
a) 5, 4, 3, 2, 1
b) 2, 4, 3, 1, 5
c) 4, 3, 5, 2, 1
d) 3, 2, 5, 4, 1
e) 1, 3, 4, 2, 5
6. A questão a seguir toma por base o seguinte texto.
Tradicional defensor de instrumentos ortodoxos de política econômica, o Fundo Monetário Internacional (FMI) admitiu o uso de controles de capital para combater a formação de bolhas financeiras e o fluxo exagerado de investimentos estrangeiros que valorizam excessivamente as moedas nacionais em relação ao dólar. Entre as opções, está a tributação do ingresso de recursos, caminho escolhido pelo Brasil, que elevou de 4% para 6% a alíquota do imposto de operações financeiras (IOF) nas aplicações de renda fixa. Outra possibilidade é a proibição de retirada do dinheiro por um tempo determinado, como fez o Chile. Por enquanto a equipe econômica brasileira resiste em adotar este passo, pois, para o economista americano J. L., o reforço no balanço orçamentário e as ações de caráter mais estrutural são, muitas vezes, as respostas mais adequadas para o aumento de fluxos. “Mas pode haver circunstâncias em que os controles cambiais sejam úteis, numa medida temporária, para lidar com esse crescimento de capital”, afirma.
(Adaptado de Correio Braziliense, 19 de outubro de 2010)
Na organização das relações de coesão e coerência no texto, a expressão
a) “caminho escolhido pelo Brasil” retoma a ideia de “tributação do ingresso de recursos”.
b) “fluxo exagerado de investimentos estrangeiros” retoma a ideia de “bolhas financeiras”.
c) “ações de caráter mais estrutural” retoma a ideia de “bolhas financeiras”.
d) “controles cambiais” retoma a ideia de “ações de caráter mais estrutural”.
e) “esse crescimento de capital” retoma a ideia de “aplicações de renda fixa”
TIPOS TEXTUAIS
7. Contaram-me que na rua onde mora (ou morava) um conhecido e antipático general de nosso Exército morava (ou mora) também um sueco cujos filhos passavam o dia jogando futebol com bola de meia. Ora, às vezes acontecia cair a bola no carro do general e um dia o general acabou perdendo a paciência, pediu ao delegado do bairro para dar um jeito nos filhos do sueco.
O delegado resolveu passar uma chamada no homem, e intimou-o a comparecer à delegacia.
O sueco era tímido, meio descuidado no vestir e pelo aspecto não parecia ser um importante industrial, dono de grande fábrica de papel (ou coisa parecida), que realmente ele era. Obedecendo a ordem recebida, compareceu em companhia da mulher à delegacia e ouviu calado tudo o que o delegado tinha a dizer-lhe. O delegado tinha a dizer-lhe o seguinte:
— O senhor pensa que só porque o deixaram morar neste país pode logo ir fazendo o que quer? Nunca ouviu falar numa coisa chamada AUTORIDADES CONSTITUÍDAS? Não sabe que tem de conhecer as leis do país? Não sabe que existe uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEIRO que o senhor tem de respeitar? Que negócio é este? Então é ir chegando assim sem mais nem menos e fazendo o que bem entende, como se isso aqui fosse casa da sogra? Eu ensino o senhor a cumprir a lei, ali no duro: dura lex! Seus filhos são uns moleques e outra vez que eu souber que andaram incomodando o general, vai tudo em cana. Morou? Sei como tratar gringos feito o senhor.[...]
Pelas características da organização do discurso, a respeito do texto acima, pode-se afirmar que se trata de uma:
a) dissertação de caráter expositivo, pois explica, reflete e avalia ideias de modo objetivo, com intenção de informar ou esclarecer.
b) narração, por reportar-se a fatos ocorridos em determinado tempo e lugar, envolvendo personagens, numa relação temporal de anterioridade e posterioridade.
c) dissertação de caráter argumentativo, pois faz a defesa de uma tese com base em argumentos, numa progressão lógica de ideias, com o objetivo de persuasão.
d) descrição, por retratar uma realidade do mundo objetivo a partir de caracterizações, pelo uso expressivo de adjetivos.
e) expressão injuntiva, por indicar como realizar uma ação, utilizando linguagem simples e objetiva, com verbos no modo imperativo.
8. A leucemia é uma doença maligna que acomete a medula óssea, local onde as células do sangue são produzidas. Os glóbulos brancos (leucócitos) são as células atingidas, que passam a se reproduzir de forma descontrolada, ocasionando os sinais e sintomas da doença.
O desenvolvimento da doença começa em diversos pontos, levando a subtipos distintos, que respondem de forma diferente ao tratamento. Esta heterogeneidade é raramente levada em conta em terapias, por isso ainda é essencial para procurar novos medicamentos específicos para os subtipos de leucemia ou até mesmo para os casos de terapia-resistente.
Um grupo de alunos e professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), descobriram três moléculas que podem combater a leucemia. O grupo, coordenado pelos professores Fernando de Carvalho da Silva e Vitor Francisco Ferreira, do Instituto de Química da UFF,  pesquisa  o tema há seis anos, trabalhando com as chamadas quinonas - substâncias orgânicas coloridas presentes na natureza. Os estudos estão em torno do conhecimento do funcionamento das moléculas e suas atividades biológicas e anticancerígenas, no caso da leucemia as células leucêmicas.
Uma das moléculas estudadas são as naftoquinonas (NQ) considerados estruturas privilegiadas na química medicinal devido à sua multiplicidade de atividades biológicas, incluindo efeitos antimicrobianos e anticancerígenos. Apesar da importância científica da descoberta,  este trabalho é apenas um embrião de um trabalho maior, cujo objetivo é a descoberta de um novo medicamento
Pelas características da organização do discurso, a respeito do texto acima, pode-se afirmar que se trata de uma:
a) dissertação de caráter expositivo, pois explica, reflete e avalia ideias de modo objetivo, com intenção de informar ou esclarecer.
b) narração, por reportar-se a fatos ocorridos em determinado tempo e lugar, envolvendo personagens, numa relação temporal de anterioridade e posterioridade.
c) dissertação de caráter argumentativo, pois faz a defesa de uma tese com base em argumentos, numa progressão lógica de ideias, com o objetivo de persuasão.
d) descrição, por retratar uma realidade do mundo objetivo a partir de caracterizações, pelo uso expressivo