Buscar

Compilado de provas Projeto de Interface com Useário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeto de Interface com o Usuário
1. “Técnica útil para entender a natureza e o contexto das tarefas do usuário”. Essa afirmação é uma característica de qual técnica de coleta de dados?
A – Grupos de foco e Workshops
2. “A prototipação evolucionária ou a exploratória, com envolvimento dos usuários finais, são as únicas maneiras práticas de projetar e desenvolver interfaces com o usuário, visando a elevados níveis de usabilidade”. Sobre prototipação evolucionária e prototipação exploratória, avalie as afirmações a seguir:
I - A prototipação evolucionária e a exploratória contribuem para elevar os níveis de usabilidade das interfaces de usuário. No entanto, somente há envolvimento de usuários na prototipação evolucionária.
II - Prototipação exploratória é aquela na qual os protótipos são descartados, dando lugar a novas implementações do projeto final. Prototipação evolucionária é aquela na qual o protótipo irá se transformar no produto final.
III - Prototipação exploratória é aquela na qual o protótipo irá se transformar no produto final. Prototipação evolucionária, ou throw-away, é aquela na qual os protótipos são descartados, dando lugar a novas implementações do projeto final.
É correto o que se afirma:
E – Apenas II
3. O usuário irá formar uma opinião ao utilizar um produto pela primeira vez depois de pronto. Se este primeiro uso resultar numa experiência insatisfatória, será improvável que o usuário compre ou utilize novamente o produto. Para que isto não aconteça, avaliações de usabilidade precisam ser realizadas. Sobre as avaliações, analise as asserções a seguir:
I - Os protótipos do produto (ou da interface) podem ser avaliados por especialistas e, particularmente, pelos usuários, por meio de algumas técnicas.
PORQUE
II - Ocorrerão, possivelmente, algumas iterações de avaliações, design e prototipagem até que se atinjam os requisitos de usabilidade definidos.
Acerca dessas asserções, indique a opção correta:
A - As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
4. De acordo com o livro-texto, quais são as fases tipicamente utilizadas nos modelos de ciclo de vida da engenharia de software, aplicáveis à maioria dos projetos de software?
B - Requisitos, análise, projeto, implementação, testes e implantação.
5. Ao analisarmos as normas NBR ISO 9241-11 e NBR ISO/IEC 9126-1 podemos concluir, sobre usabilidade, que:
I - Os requisitos de usabilidade para um produto estão relacionados com o contexto de uso, dependendo, portanto, do usuário, das tarefas e do ambiente.
II - As definições de usabilidade abordadas pelas duas normas são complementares e precisam ser combinadas durante o processo de projeto de desenvolvimento.
III - As definições de usabilidade abordadas pelas duas normas são similares. Entretanto, o conceito de qualidade em uso da norma NBR ISO/IEC 9126-1 adota conceitos opostos aos da norma NBR ISO 9241-11.
É correto apenas o que se afirma em:
A - I e II
6. O teste de usabilidade é utilizado para avaliação de um produto ou serviço envolvendo os usuários. Sobre os objetivos da aplicação dos testes de usabilidade, avalie as afirmações a seguir:
I - Tem objetivo de identificar os problemas na interface.
II - Tem objetivo de coletar dados qualitativos e quantitativos.
III - Tem objetivo de medir a satisfação do participante com o produto.
É correto o que se afirma em:
E - Em I, II e III
7. Jakob Nielsen, depois de analisar centenas de problemas de usabilidade, estabeleceu dez princípios gerais para projeto de interação. Um deles é “Reconhecimento em vez de memorização”. Sobre o princípio “Reconhecimento em vez de memorização”, avalie as afirmações a seguir:
I - O usuário não deve ter de se lembrar de todas as funções, informações e de todos os objetos para poder interagir corretamente com o sistema.
II - Uma documentação detalhada do sistema deve ser estudada pelo usuário para que ele memorize o funcionamento do sistema antes de utilizá-lo pela primeira vez.
III - As instruções para utilização do sistema devem estar visíveis ou facilmente acessíveis sempre que necessário.
É correto o que se afirma:
B - Apenas I e III
8. O modelo Estrela, proposto por Hix e Hartson, não especifica ordenamento algum das atividades propostas. Neste modelo, um projeto pode começar de qualquer atividade (ponta na estrela) e seguir por qualquer outra, desde que passe sempre pela atividade de avaliação, para sempre que uma atividade for completada, ter seu trabalho avaliado. Entretanto, esse modelo apresenta uma grande desvantagem. Indique a alternativa correspondente à essa desvantagem:
E - Baixa visão gerencial para os gerentes e desenvolvedores
9. Em projetos de interface com o usuário, interface e interação são conceitos que não podem ser estabelecidos ou analisados de forma independente. Neste contexto, avalie as afirmações a seguir:
I - Interação é um processo que engloba as ações do usuário sobre a interface de um sistema, e suas interpretações sobre as respostas reveladas por esta interface.
II - Interação é o processo de comunicação que ocorre entre uma aplicação de software e o sistema operacional e o hardware.
III - Interface incorpora aspectos físicos e comunicativos de entrada e saída ou atividade interativa. Interface inclui hardware e software.
É correto apenas o que se afirma em:
B - I e III
10. É aquele que não se assemelha muito ao produto final e permite a avaliação, de modo rápido e barato, de algumas ideias de design, sem a necessidade de implementar soluções reais e funcionais”.
B - Protótipo de baixa fidelidade
11. No Brasil, a acessibilidade em sites da administração pública passou a ser obrigatória a partir do decreto n 5296 de 2004. Este decreto torna obrigatória a acessibilidade em portais e sítios eletrônicos da administração pública brasileira na rede mundial de computadores para o uso das pessoas com deficiência, fornecendo-lhes pleno acesso às informações disponíveis. Com relação ao tema, analise as asserções a seguir:
I - Os desenvolvedores precisam garantir que os projetos de interface de usuário incluam mecanismos que permitam o fácil acesso aos usuários portadores de necessidades especiais
PORQUE
II - As interfaces dos sistemas computacionais não podem impor barreiras ao usuário durante o processo de interação.
Acerca dessas asserções, indique a opção correta:
A - As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira
12. A norma ISO 13407 tem quatro principais atividades que devem ser empregadas para incorporar requisitos de usabilidade do processo de desenvolvimento de software centrado no usuário. Essas atividades são:
B - Compreender e especificar o contexto de uso; Especificar os requisitos do usuário e da organização; Produzir soluções de projeto; Avaliar projetos em relação aos requisitos do usuário.
13. A avaliação heurística é um método de inspeção de usabilidade utilizado para encontrar problemas de projeto de interfaces. Sobre a avaliação heurística, avalie as afirmações a seguir:
I - Este é um método realizado por diversos avaliadores
II - Tem como base os princípios de usabilidade amplamente reconhecidos e aceitos denominados heurísticas
III - Avaliação heurística é um método muito eficiente, mas considerado de custo elevado e difícil de ser aplicado
IV - A avaliação heurística não deve substituir os testes de usabilidade
B - I, II e IV
14. Análise de usuários é uma importante atividade do processo de desenvolvimento de interface de usuário. 
Indique a alternativa que representa o correto objetivo da análise de usuários.
E - O objetivo da análise de usuários é identificar quem são os usuários e caracterizá-los, isto é, especificar quais funções exercem e quais capacidades possuem.
15. Interação Humano-Computador (IHC) é uma disciplina indispensável no ambiente de computação. Com relação à IHC, avalie as afirmações a seguir:
I - É uma disciplina que estuda todos os fatores relacionados à interação entreo ser humano e o computador.
II - É uma disciplina que se preocupa com o design, avaliação e implementação de sistemas computacionais interativos para uso humano e com o estudo dos principais fenômenos que os cercam.
III - Abrange todos os aspectos relacionados somente ao design de interfaces.
IV - Tem o objetivo desenvolver ou melhorar a segurança, utilidade, eficácia e usabilidade de produtos interativos baseados em computador.
É correto apenas o que se afirma em:
C - I, II e IV
16. Usabilidade é um conceito que se refere à qualidade da interação usuário-computador proporcionada pela interface de um sistema computacional. Sobre usabilidade, avalie as afirmações a seguir:
I - Usabilidade é um atributo de qualidade de software e depende da experiência do programador para ser alcançada.
II - Usabilidade deve ser medida em um contexto específico de uso.
III - Usabilidade pode ser medida formalmente e pode ser compreendida intuitivamente.
É correto apenas o que se afirma em:
C - II e III
17. A norma NBR ISO 9241-11, de 2002, sobre “Requisitos ergonômicos para trabalho de escritórios com computadores” consiste de dezessete partes que abordam diferentes aspectos referentes ao ambiente de trabalho e a práticas do projeto de diálogo utilizado. A definição de usabilidade para esta norma é:
D - Medida na qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso.
18. “O fio condutor do desenvolvimento de um produto de software deveria ter como base os usuários reais e suas metas, não apenas a tecnologia”. Essa afirmação é referente:
C - Aos princípios do projeto centrado no usuário.
19. O modelo de ciclo de vida “prototipação” tem a vantagem de solucionar o problema da espera encontrado no modelo em cascata. Desse modo, o usuário não precisa esperar até o final do ciclo de desenvolvimento para poder obter uma versão operacional do software, ficando o usuário, portanto, mais tranquilo ao “ver” o progresso do desenvolvimento do sistema. Sobre o modelo de ciclo de vida Prototipação, analise as afirmações a seguir:
I - O protótipo gerado não tem o objetivo de ser um sistema funcional. Depois de cumprir com seu propósito, o protótipo sempre será descartado.
II - Permite que todo o sistema, ou parte dele, seja construído rapidamente para que requisitos e questões técnicas complexas sejam entendidas ou esclarecidas.
III - É parte fundamental do processo de projeto de interface com o usuário.
C) II e III
20. De acordo com o livro-texto, diretrizes para projetos de interfaces são conjuntos de regras com informações e recomendações que visam padronizar decisões de projeto de interface com o intuito de tornar as interfaces mais consistentes, contribuindo, portanto, para a melhoria do nível de usabilidade. Sobre diretrizes para projetos de interface com o usuário, analise as asserções a seguir:
I - Foram desenvolvidas para ajudar os projetistas no desenvolvimento de interfaces de usuários com usabilidade.
PORQUE
II - Funcionam como uma “receita” de projeto e devem ser seguidas pelos projetistas de interface de usuário.
Acerca dessas asserções, indique a opção correta:
C - a primeira é verdadeira e a segunda é falsa
21. De acordo com o livro-texto, o design responsivo está fundamentado em três tecnologias. Indique a alternativa que apresenta essas três tecnologias.
C - Layout Fluido, Media Queries e Imagens e Recursos Flexíveis.
22. Segundo Nielsen, um especialista em usabilidade, cinco atributos devem ser considerados para que a usabilidade possa ser avaliada e medida. Quais são esses cincos atributos?
B - Aprendizagem, Eficiência, Memorização, erros e satisfação.
23. Uma das fases de identificar e analisar o contexto de uso é especificar requisitos e metas de usabilidade. Sobre a atividade Requisitos e Metas de Usabilidade, avalie as questões a seguir:
I – Requisitos e metas de usabilidade precisam ser especificadas com base nos critérios máximos de desempenho esperado a ser atingido
II – As metas de usabilidade podem ser baseadas nos atributos definido pelas normas NBR ISO 9241-11 e NBR ISO/IEC 9126-1
III- As metas qualitativas e quantitativas de usabilidade definidas devem formar parte dos critérios de aceitação da interface em desenvolvimento.
É correto ao que se afirma:
C)- Apenas em II e III
24. De acordo com o livro texto, quais são as fases tipicamente utilizadas nos modelos de ciclo de vida da engenharia de software, aplicáveis à maioria dos projetos de software?
B)- Requisito, Analise, Projeto, Implementação, Testes, e implantação

Outros materiais