Buscar

Método Gelosia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Método Gelosia
	A técnica gelosia é um método de multiplicação alternativo criado pelos árabes. Ela pode ser feita para multiplicações com dois ou mais algarismos, onde quanto mais algarismos, maior a chance de confusão e erro do cálculo.
	Seu procedimento é: desenhar uma tabela, onde as células indicadas por quadrados divididos por uma diagonal, serão completadas com o produto correspondente dos algarismos de sua coluna e linha. A diagonal servirá para separar o resultado deste produto: a dezena (indicada na parte superior) e a unidade (registrada na parte inferior), em seguida, somamos os algarismos que estão na mesma diagonal, registrando no extremo inferior a unidade do resultado – se a soma da diagonal produzir um número de dois algarismos, registra-se apenas a unidade e adiciona-se o algarismo das dezenas aos números da próxima diagonal (a mesma técnica do “vai um” que usamos no algoritmo tradicional) como mostrado na figura abaixo.
	No exemplo acima, está sendo feita a multiplicação de 584 x 97, onde o resultado é 56648.As somas obtidas nas diagonais da Gelosia são exatamente iguais às somas obtidas utilizando a propriedade distributiva. Isso mostra que os antigos hindus já conheciam o valor posicional dos algarismos no sistema de numeração decimal.
	Gelosia não deve ser usada para substituição da técnica convencional de multiplicação, e sim uma complementação, além de poder ser usada para verificação de resultados. Ela requer organização, onde há uma decomposição dos fatores a serem multiplicados e somados, exigindo um domínio na tabuada e tendo como fator desvantajoso a construção de tabelas e diagonais.

Outros materiais