A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
ATENÇÃO DOMICILIAR - atenção primária a saude

Pré-visualização | Página 1 de 1

ATENÇÃO DOMICILIAR 28/02/2018
“Mobilidade de atenção à saúde substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em DOMICILIO, com garantia de continuidade de cuidados e integrada ás redes de atenção a saúde”
-tudo isso ocorre com você entrando na casa do paciente, com isso nos percebemos o que esta acontecendo com o pacientes, tirando sua máscara.
 POR QUE A ATENÇÃO DOMICILIAR?
Transição epidemiológica e demográfica acelerada no brasil tem aumentado a dependência e a demanda por suporte social, econômico, afetivo e por cuidados de longe duração.
-isso ocorre também ao processo de envelhecimento da população, precisa ir ate o casa do idoso.
-o controle epidemiológico também é importante para ser feito a atenção domiciliar, pode existir varias doenças crônicas que atinge a população.
A IMPORTANCIA DA ATENÇÃO DOMICILIAR
-redução do períodos de internação hospitalar (menos gasto e mais chance do paciente ser curado, ele esta no conforto do seu lar)
-diminuir a lotação das portas de urgência
-preservação do vinculo familiar
-a ampliação da autonomia doa usuários e familiares, para o cuidado à saúde
CARACTERISTICAS DA ATENÇÃO DOMICILIAR NA APS
-Pauta-se na integralidade das acoes de promoção, recuperação e reabilitação em saúde 
-responde às necessidades de saúde de determinado seguimento da população, ex: perdas funcionais e dependência para a realização das atividades diárias
PRINCIPIOS DA ATENÇÃO DOMICILIAR
-Abordagem integral às famílias: a AD deve conceber a família em seu espaço social privado e domestico, respeitando o movimento e a complexidade das relações familiares.
-consentimento da família, participação do usuário e existência do cuidado: a primeira condição para que ocorra a assistência domiciliar para que ocorra a assistência domiciliar (AD) é o consentimento da família para a existência do cuidador.
-trabalho em equipe e interdisciplinaridade: a valorização dos diversos saberes e praticas da equipe contribui para uma abordagem maus integral e resolutiva
-estimulo a redes de solidariedade: no âmbito de atuação local, a equipe de atenção básicas de identificar parcerias na comunidade que viabilizem e potencializam a assistência prestada no domicilio ao usuário/família.
O CUIDADOR NA ATENÇÃO DOMICILIAR
O cuidador: a pessoa que presta os cuidados diretamente, de maneira presente, podendo ou não ser alguém da família
As atribuições do cuidados devem ser pectuadas entre equipe, família e cuidados, respeitando os saberes, poderes e responsabilidades.
*ajudar no cuidado corporal
*estimular e ajudar na alimentação
*ajudar a sair da cama, mesa, cadeira e a voltar
*ajudar na locomoção e atividades físicas apoiadas (andar, tomar sol, movimentar as articulações)
*fazer mudança de decúbito e massagem de conforto
COMPOSIÇÃO DA ATENÇÃO DOMICILIAR
-conjunto de acoes integradas em saúde que ocorrem no domicilio destinadas à população em geral-> assistência domiciliar e internação domiciliar
-assistencia domiciliar: constitui um recorte de atenção domiciliar que ocorre no âmbito da APS, vinculada ou não ás ESF e destinadas a pessoas com perdas funcionais e depednencia para a atividades da vida.
-internação domiciliar: é o conjunto de atividades prestadas no domicilio a pessoas clinicamente estáveis que exijam intensidade de cuidados acima das modalidades ambulatoriais, mas que possam ser mantidas em casa pela equipe.
*Assistencia domiciliar pode ser divididas em três sub-categorias:
-1 vigilancia domiciliar: é o comparecimento de um integrante da equipe para realizar acoes de promoção, prevenção, educação e busca ativa da população, como: visitas a puérperas, busca de recém-nascidos, busca ativa dos programas de prioridades, abordagem familiar para diagnostico e tratamento, evolução de egressos hispitalares.
-2 atendimento domiciliar: é dirigido a pessoas com problemas agudos, temporariamente impossibilitados a comparecer á UBS
-3 acompanhamento domiciliar: é dirigido a pessoas que necessitem de contatos frequentes programáveis com os profissionais da equipe.
VISITA DOMICILIAR
Para a execução da VD, o primeiro passo é definir seu foco, que pode abranger um ou mais dos seguintes objetuvos:
*conhecer o domicilio e suas características
*identificar fatores de risco individuais e familiares 
*prestar assistência ao paciente no seu próprio domicilio, especialmente aos acamados
*auxiliar no controle e prevenção de doenças transmissíveis, DCNT, estimulando a adesão ao tratamento, medicamentoso ou não
*propiciar ao individuo e à família, a participação ativa no processo saúde-doença.
GEOGRAMA
Componentes:
*símbolos e regras- descrição dos elementos da família e sua estrutura família:
 -primeiros nomes e ano de nascimento dos elementos da família
 -relaçoes biológicas e legais do casal
 -anos de casamento, separação e divorcio 
 -filhos mais velhos inscritos sempre a esquerda, os outros a patir dele, por ordem de nascimento
-falecimentos com ano e causa de morte
-indicação dos elementos que vivem na mesma casa
*historia clinica
*padrões de relações familiares: opcional, se for complexo registrar em separado: relações próximas ou distantes, relações comflituais 
*outras informações familiares caso seja de importância
*todos os indivíduos que coabitam serão circundados por uma linha a tracejado, representando o agregado familiar 
ECOMAPA