Buscar

Doenças do trato respiratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Enfisema pulmonar
Enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, desenvolvida por agressão aos tecidos do pulmão devido ao uso do cigarro e toxinas no ar. Esses compostos destroem os alvéolos, os quais incham quando transportam os gases da respiração. Como consequência, os pulmões perdem elasticidade, dificultando os processos de respiração. A doença tem como causa principal o tabagismo, estando os fumantes passivos propícios também à doença. Além disso, fatores ambientais, como a poluição atmosférica pode levar ao aparecimento da doença. O sintoma principal é a falta de ar ou insuficiência respiratória, fadiga, tosse, respiração difícil e produção crônica de muco. O diagnóstico é realizado por meio de um histórico do paciente, avaliado os hábitos ocupacionais e de fumo, focando na quantidade e duração dos sintomas. Alguns testes como espirometria, medição do gás no sangue arterial, oximetria do pulso e raio x, são realizados para a concretizar o diagnóstico. Tratamento para enfisema pulmonar pode ser realizado por meio do uso de medicamento como broncodilataroes, anti-inflamatórios corticosteroides, terapia com oxigênio, cirurgia de redução dos pulmões, transplante de pulmão e programa de exercícios físicos. Porém, cessar o uso do cigarro é a forma de tratamento essencial para a eficiência do processo.
http://www.copacabanarunners.net/enfisema.html
Laringite Crônica
Laringite é uma patologia na qual ocorre inchaço e irritação da laringe e das cordas vocais. Um dos sintomas é a rouquidão, perda da voz, tosse seca, febre, linfonodos e dificuldade na deglutição. Ela pode ser causada, além pelo hábito de fumar, por refluxo ácido, uso excessivo da voz ou infecções virais, gripes e resfriados. Em casos de alergia, pneumonia, bronquite ou contato excessivo com produtos químicos irritantes, o risco de ocorrer essa doença é aumentado. Existem dois tipos, laringite aguda ou crônica. Os sintomas se assemelham, todavia, a duração varia. Enquanto a laringite crônica pode durar grandes períodos, semanas ou meses, a laringite aguda surge repentinamente e desaparece em curto prazo. O tratamento deve ser realizado após a consulta com um otorrinolaringologista. O médico pode prescrever antibióticos em caso de infecção bacteriana, um caso mais raro, uma vez que a maioria dos casos são causados por vírus. Descongestionantes, analgésicos e injeções de esteroides podem auxiliar no tratamento. Deve-se, sobretudo, repousar, evitar falar ou cantar até que a inflamação tenha desaparecido. A hidratação também é imprescindível, essencialmente com água, evitando cafeína e álcool, que podem aumentar a inflamação. O uso de um umidificador ajuda a aliviar a irritação da garganta por meio do aumento da umidade do ambiente. Outra alternativa é o uso de pastilhas mentoladas para tosse. Em casos mais graves, como pólipos na garganta e afrouxamento ou paralisia das cordas vocais, o médico pode recomendar a cirurgia. A doença pode ser prevenida por meio de hábitos saudáveis, medidas de prevenção contra o contágio de doenças virais. Para os que usam a voz como instrumento de trabalho é necessário usufruir de técnicas vocais que preservem a saúde delas. Ainda, para fumantes, parar com o uso dessas substancias reduz muito o risco da doença.
http://pt.healthline.com/health/laringite-cronica#Diagnosis6
DPOC
	A DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) não tem cura, tendo somente tratamento e sendo caracterizada como uma limitação do fluxo de ar nas vias respiratórias que se agrava com a inflamação produzida devido à agressão do pulmão pela inalação de partículas.
	Ela bloqueia parcialmente os brônquios, é semelhante a asma e a única forma de ter certeza do diagnóstico da doença é através de um exame chamado e pirometria um exame de imagem e clínico.
	Os tratamentos disponíveis hoje atuam retardando a progressão, controlando os sintomas e reduzindo complicações. Como sintoma é possível ter tosse, falta de ar, infecções respiratórias frequentes, fadiga ou incapacidade de realizar atividades físicas, além de ansiedade, depressão e fraqueza muscular. O tratamento é realizado por meio de cuidados individuais e uso de broncodilatadores.
	Ela é, na maioria dos casos, resultado de danos pulmonares causados pelo tabagismo ou pela poluição ambiental e destrói/danifica os alvéolos, fazendo com que o ar fique retido nos pulmões e reduzindo a quantidade de capilares nas paredes alveolares. Dessa forma o primeiro a ocorrer é uma redução na concentração de O2 no sangue, em fases mais avançadas as concentrações de O2 e CO2 se tornam ainda mais alarmantes com muito pouco O2 e muito CO2.
http://www.dpoc.org.br/tudo-sobre-dpoc/o-que-e-dpoc
http://saude.novartis.com.br/dpoc/
Yolanda S. S. de O. Borges

Outros materiais