Buscar

RESENHA DO LIVRO. PROFESSORES IMAGENS DO FUTURO PRESENTE... CAP.2 PARA UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONSTRUÍDA DENTRO DA PROFISSÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense - UFF
Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências da Natureza- PPGECN
Disciplina: Estágio Supervisionado.
Professora: Maura Ventura Chinelli  
Aluno: Lucas de Castro Bilé
Atividade: Resenha do capitulo 2 “Para uma formação de professores construída dentro da profissão” da obra de António Nóvoa.
António Nóvoa é um professor universitário, doutor em Ciência da Educação e História moderna e contemporânea. Atualmente é professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Hoje, Nóvoa tem se tornado um acadêmico de grande destaque no campo da educação mundial. As obras de Nóvoa refletem a realidade e os desafios que a educação enfrenta no século XXI.
Em suas obras, Antonio Nóvoa tenta concentrar atenções aos aspectos intra-escolares, como o currículo e as suas competências, o processo de formação inicial e os processo que levam à aprendizagem. Seu foco de estudo é a formação e a capacitação dos professores.
No livro “Professores: Imagem do Futuro Presente”, o autor argumenta várias visões que incomodam e nos provocam preocupações, mas nos leva a refletir e questionar os paradigmas que atualmente são estabelecidos na educação.
O Capítulo 2 é construído mediante um questionamento onde Nóvoa busca colocar cinco disposições que, segundo ele, são essenciais para a definição de um bom trabalho a ser realizado pelos professores na educação atual. Estas disposições são: o conhecimento, a cultura profissional, a habilidade pedagógica, o trabalho em equipe e o compromisso social. Todos os textos remetem à ideia da necessidade do desenvolvimento de novas habilidades pedagógicas que visam suprir as necessidades e carências que a educação possui.
	Isso nos mostra que a sociedade atual necessita de uma melhor formação dos seus professores e que antigas habilidades como a empatia e a boa comunicação sejam preservadas e aplicadas nestes processos. Nóvoa chama atenção para a necessidade de uma formação específica para os professores, onde os mesmo sejam imersos na cultura escolar. Segundo o autor, o professor deveria ser capacitado e melhor preparado para exercer a profissão de educador, visto que o professor será submetido a experimentar as relações existentes na escola, a interagir com a cultura que está impregnada naqueles locais, ser uma ponte para os relacionamentos existentes naqueles lugares.
	O autor destaca cinco pontos que podem vir a inspirar a renovação das práticas pedagógicas. Elas são: a prática, a profissão, a pessoa, a partilha e o público. O objetivo do autor é demonstrar a importância de uma organização integrada e coerente de programas de formação de professores que levem esses futuros educadores a uma imersão profissional, onde ele viverá experiências que possam induzir a uma reflexão sobre a sua atuação.
	Sem dúvidas, as palavras de Nóvoa refletem uma ideia pela qual acredito e defendo. Existe a necessidade de uma formação de professores construída dentro da profissão docente. Estes processos de formação docentes oferecem possibilidades aos professores de um aperfeiçoamento de seus conhecimentos e possibilita a criação de estratégias para que o profissional exerça sua profissão. O autor tem uma fala muito pertinente em relação à profissão docente, onde ele mostra que não é a escola que deve mudar para se adaptar ao professor, mas o professor que deve se permitir mudar para se adaptar à escola. Para que isso ocorra é necessário que o docente passe por um processo de formação que venha capacitar e preparar esse professor.
	A junção de pensamentos do autor nos convida a refletir e questionar o nosso papel de docente. Nóvoa possui uma visão bem simples sobre a educação, mas esta visão é bem próxima à realidade vivida pelos professores brasileiros. Acredito que a educação se estabelece e se constrói com a integração entre aluno, professor e escola; Onde o professor vai mediar esta relação. Mas para isso ele deve ser bem preparado para mediar estas integrapção. Neste ponto, as obras de Nóvoa são, sem dúvidas, essenciais na formação de qualquer docente.

Continue navegando