Buscar

Primeira Atividade Avaliativa Questão Discursiva 1 2016.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Primeira Atividade Avaliativa - Questão Discursiva 1 - 2016.2
1
            ACESSIBILIDADE
   No Brasil, a palavra acessibilidade costuma ser associada apenas a questões físicas e arquitetônicas, mas este vocábulo expressa um conjunto de dimensões diversas, complementares e indispensáveis, para que haja um processo de efetiva inclusão. O consultor em inclusão e conselheiro consultivo da Escola de Gente Romeu Kazumi Sassaki explica, em estudo realizado por ele e hoje disseminado em todo o Brasil, quais os seis tipos de acessibilidade: atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e programática. A arquitetônica é a forma de acessibilidade sem barreiras ambientais físicas, nas residências, nos edifícios, nos espaços urbanos, nos equipamentos urbanos, nos meios de transporte individual ou coletivo.  Já a Atitudinal, refere-se à acessibilidade sem preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações, em relação às pessoas em geral.
   Tendo em vista a leitura dos capítulos 1 e 3, do livro da disciplina, leia as informações acima, bem como a charge, postada na biblioteca,  e, após refletir sobre a temática,  elabore um parágrafo argumentativo, em torno de 12 linhas, sobre o assunto.
   Seu texto deve
·  contemplar o tema proposto;
·  apresentar o nível padrão de linguagem;
· adotar a estrutura do parágrafo dissertativo/argumentativo.
 
 
<="" img="" style="cursor: pointer;">
Peso: 3.0
	Acessibilidade uma palavra com tantos siginificados e tão pouco respeitada nos dias de hoje. Todos deveriam ter a consciência do quão importe é a acessibilidade para algumas pessoas, seja acessibilidade fisica ou a qualquer tipo de informação. É um direito de todos, independente da classe, genêro ou forma fisica do indivíduo. É um direito e deve ser respeitado. Acessibilidade é um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte, na informação e comunicação, inclusive nos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como em outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, tanto na cidade como no campo. Muitas vezes as pessoas associam deficiência com incapacidade, mas nem toda deficiência provoca limitação de capacidade e problemas de desempenho. Ela pode comprometer apenas uma função específica e preservar as outras. Por exemplo, um deficiente visual não está impedido de ter uma vida independente, trabalhar e praticar atos da vida civil, já que sua compreensão e vontade permanecem inalteradas. Portanto, não é porque a pessoa tem uma deficiência que deve ser rotulada de incapaz. e é para isso que serve a acessibilidade, para possibilitar o acesso de todos a tudo que lhe é de direito.
	 
	Comentário do professor : 
Serão consideradas válidas as respostas com as características a seguir: 1. Pertinência ao tema (0,5) 2. Adoção da tipologia argumentativa/dissertativa - (1,0)- 3. Estrutura do parágrafo padrão. (1,0) 4. Linguagem padrão (gramática e ortografia) (0,5) 0,3 Cuide com pontuação. Você ultrapassou a média de linhas pedida.
	Pontuação : 2,2

Outros materiais