Buscar

atividade Contextualizada - Educação inclusiva- teoria e prática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA EAD 20201.A
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TEORIA E PRÁTICA
ANDERSON DOUGLAS PEREIRA RODRIGUES
BIANCA FIGUEIREDO
MAELY MORAIS DE PAULA RODRIGUES
Olá, querido (a) aluno (a), o que você acha de colocarmos em prática o conteúdo visto nesta disciplina? 
 
Vamos iniciar agora a nossa Atividade Contextualizada. Para realizá-la, é necessário que você leia textos, artigos científicos, artigos publicados em revistas e demais informações que te auxiliem em seus argumentos e possíveis questionamentos. 
Após isso, leia o texto abaixo que trata da Lei n º 10.098/94:
 
 A lei Nº 10.098/94 foi promulgada em 23 de março de 1994. Ela estabelece as normas gerais e os critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Para isso, determina a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.
Existem três conceitos importantes para o entendimento das diretrizes dessa lei e para o que é estabelecido por ela: o de acessibilidade, o de barreira e o de ajuda técnica.
Acessibilidade é toda possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamento urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas de comunicação, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. Barreira é qualquer entrave ou obstáculo que limite ou impeça o acesso, a liberdade de movimentos e a circulação com segurança das pessoas. Elas podem ser classificadas em arquitetônicas urbanísticas, arquitetônicas na edificação, arquitetônicas nos transportes e nas comunicações. Ajuda Técnica é qualquer elemento que facilite a autonomia pessoal ou possibilite o acesso e o uso de meio físico.
 
Levando em consideração a aplicabilidade da Lei 10.098/94 no ambiente escolar, foi publicado o Manual de Acessibilidade Espacial para Escolas (BRASIL,2009), que especifica normas de construção e adaptação dos vários ambientes que compõem o ambiente escolar para receber alunos que necessitam de modificações para a sua inclusão. A partir deste conhecimento, que está presente no livro texto-da disciplina, você deverá:
 
Elaborar um texto argumentativo dissetativo, apresentando três exemplos relacionados às deficiências: visual, intelectual e física, e escolhendo para cada um dos exemplos os conceitos de acessibilidade, barreira e ajuda técnica, sem apresentar repetição de conceitos nos exemplos, ou seja, escolha um tipo de deficiência e um dos três conceitos para exemplificar, fundamentando a escolha.
 
Acessibilidade é a qualidade do que é acessível, isto é, aquilo que é atingível, que tem acesso fácil. São situações de viabilidade para pessoas que têm algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida para que possam conseguir acessar lugares de forma prática e independente. Facilitar e melhorar a qualidade de vida de quem precisa é um dos primeiros passos para a inclusão destas pessoas na sociedade. Para que isso seja possível, é de extrema importância que todos os locais sejam adaptados e forneçam proteção e independência para que possam ir e vir em segurança.
Atualmente, há maior cobrança por parte da população para que os governantes procurem construir prédios, ruas e criem espaços onde cada pessoa com algum tipo de dificuldade possa utilizar de forma independente.
É necessário criar acessibilidade para os deficientes físicos, visuais e auditivos. Mas para que isso seja possível é preciso pensar em estratégias e normas que solucione tal problema.
No caso de pessoas com deficiência visual, é importante que o piso seja regular e que contenha o piso tátil para a devida orientação, assim como placas com inscrições em braile para identificar os banheiros e outras dependências da escola. 
Barreira: é importante que não sejam deixados objetos ao longo de corredores de acesso, como lixeiras fora do lugar, por exemplo. 
No caso de pessoas com deficiência intelectual, é importante a utilização de símbolos para a sua orientação. 
Ajuda técnica: o uso dos símbolos para identificar os banheiros masculinos e femininos (boneca e boneco). 
No caso de pessoas que usam cadeira de rodas ou muletas para a locomoção, o ideal é a construção de rampas em vez de escadarias. 
Acessibilidade: as portas de acesso a todos os ambientes devem ser largas o suficiente para a passagem da cadeira de rodas. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
https://www.meusdicionarios.com.br/acessibilidade

Continue navegando

Outros materiais