Buscar

Psicol 2 17

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: IVANY M SANTOS
	
	Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 
	
	
	
	1.
	
		Leia atentamente as assertivas abaixo sobre a Teoria Psicanalítica: I) A suposição mais características e central dessa teoria é que o comportamento é governado por processos inconscientes e conscientes. II) Seus teóricos também veem o desenvolvimento como fundamentalmente construídos por estágios, com cada estágio centrado em uma forma particular de tensão ou determinada tarefa. III) São teorias do desenvolvimento baseadas na suposição de que mudanças relacionadas à idade resultam de conflitos determinados maturacionalmente, entre pulsões internas e demandas da sociedade.
		Quest.: 1
	
	
	
	e) Somente a questão III.
	
	
	c) As questões I e III;
	
	
	b) As questões I e II;
	
	
	d) As questões II e III;
	
	
	a) As questões I, II e III;
	
	
	2.
	
		Segundo a teoria de Vygotski : I Aprendizagem é resultante da Zona de Desenvolvimento Proximal. II A criança possui um Nível de Desenvolvimento Real que se caracteriza pelas funções que já amadureceram. III A Zona de Desenvolvimento Proximal é caracterizada pelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em estado embrionário, esperando por um adulto ou por uma criança mais experiente para ajudá-lo a se desenvolver. IV A Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se às pontecialidades da criança que não podem ser desenvolvidas.
		Quest.: 2
	
	
	
	Afirmativas I, II e III estão corretas
	
	
	Afirmativas I e III estão corretas
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	
	afirmativas I e II estão corretas
	
	
	afirmativa I está correta
	
	
	3.
	
		5- Para Bee e Boyd (2011), o processo de adaptação, na visão de Piaget, é constituído de diversos subprocessos importantes tais como:
		Quest.: 3
	
	
	
	a) Assimilação, acomodação e equilibração.
	
	
	c)Reforçadores positivos
	
	
	d)Equilibração , reforçadores e condicionamento operante.
	
	
	e) Todas as alternativas estão incorretas.
	
	
	b)Assimilação , superego e aprendizagem.
	
	
	4.
	
		Uma das ideias mais importantes de Lev Vygotsky sobre o processo de aprendizagem envolve o que ele chamou de zona de desenvolvimento proximal e que se refere:
		Quest.: 4
	
	
	
	à relação entre o desenvolvimento na aprendizagem de um aluno em comparação à de outros alunos da mesma classe, sem considerar os aspectos sócio-histórico-cultural de cada indivíduo
	
	
	à distância observada entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial de aprendizagem de uma pessoa.
	
	
	ao ambiente em que o aluno se encontra e que é relativo à área de conteúdos que passará a estudar.
	
	
	à relação afetiva existente entre educador e educando e destes entre si, que proporciona um clima propício à aprendizagem.
	
	
	à distância mínima entre o que aluno não sabe e o que deveria saber sem qualquer interferência do professor.
	
	
	5.
	
		A escola Gente Nova está promovendo uma seleção para a contratação de professores para atuarem junto às turmas do segundo ano do ensino fundamental, como professores regentes. Como pré-requisito para a contratação, são exigidos formação em pedagogia e experiência com docência de pelo menos 2 anos. Além disso, é necessário conhecimento da teoria de Lev Vygotsky, pois a escola está fundamentada no sociointeracionismo como concepção de conhecimento que fundamentará a atuação docente. Das respostas abaixo, qual é a única que não faz parte dos pressupostos teórico-metodológicos da concepção sociointeracionista?
		Quest.: 5
	
	
	
	A cultura da criança é respeitada, pois nela há os conceitos cotidianos que poderão ser ressignificados ao serem estudados com os conceitos científicos no colégio.
	
	
	O desenvolvimento da criança e sua aprendizagem são resultantes das pressões do meio sobre a criança, na medida em que todo o conhecimento só poderá fazer parte da estrutura cognitiva da criança se for transmitido por uma pessoa mais experiente.
	
	
	A criança é concebida como criadora e recriadora da cultura em que vive, por isso, é reconhecida a sua possibilidade de construir conhecimento.
	
	
	Há uma relação intrínseca entre desenvolvimento e aprendizagem, pois na concepção sociointeracionista, o desenvolvimento é impulsionado pela aprendizagem.
	
	
	O conhecimento é construído socialmente pelos pares/grupos que interagem nas situações cotidianas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais