A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
101 pág.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Pré-visualização | Página 19 de 22

(0)       Saiba (0) 
	
	O conceito de ajustar o suprimento e a demanda no tempo e na quantidade, de modo que produtos ou matérias primas cheguem justamente quando são necessários é conhecido como:
		
	
	Demanda Estabelecida
	
	Suprimento Esperado
	
	Provisão da Demanda
	
	Previsão da Demanda
	
	Just-in-Time 
	
	 5a Questão (Ref.: 201102812245)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	1. ¿A importância da boa administração de materiais pode ser mais bem apreciada quando os bens necessários não estão disponíveis no instante correto para atender às necessidades de produção ou de operação.¿ Ronald H. Ballou. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 2007, p. 61 (com adaptações). Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue os próximos itens, acerca da administração de recursos materiais. 
		
	
	d. De acordo com a filosofia de produção just in time, a produção tem início somente após o pedido do cliente, não havendo necessidade de manutenção de estoque disponível de mercadorias para venda.
	
	c. Por meio do JIT (just in time) garante-se a eliminação dos estoques em todo o canal de suprimentos pela mera transferência aos fornecedores dos encargos da manutenção dos estoques.
	
	e. Sistemas de produção embasados no método just in time são intensivos em utilização de espaço físico para estocagem de matéria-prima ou de mercadorias a serem vendidas pela organização.
	
	a. A administração de materiais nas organizações foi influenciada pelas técnicas de administração japonesas, que incluem o just in time, cujo princípio básico é a manutenção do estoque de matéria-prima e de produtos acabados em níveis máximos.
	
	b. O sistema just-in-time possui a característica de transferir aos fornecedores os encargos da manutenção do estoque, ao passo que os sistemas tradicionais de produção procuram eliminar os estoques em todo o canal de suprimentos.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102094495)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Se uma produção, controlada através do sistema Just-In-Time (JIT), flui sem contratempos e, por isso, a quota diária de produção é completada antes do final da jornada normal de trabalho, a empresa: 
		
	
	continua sua produção normalmente, e os funcionários continuam trabalhando. 
	
	continua sua produção até o fim do dia para garantir estoques, e os funcionários não param suas atividades. 
	
	interrompe a produção e dispensa os funcionários, tendo em vista ter sido atingida a quota do dia. 
	
	interrompe a produção, e os funcionários passam a desempenhar outra atividade. 
	
	estoca os produtos para atender a próxima demanda, e os funcionários produzem o que será vendido mais tarde. 
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102738046)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Uma determinada empresa montadora de veículos brasileira vem nos últimos 10 anos adotando gradativamente as práticas do Just in time (JIT) em toda sua cadeia de suprimentos. Os resultados estão sendo bastante expressivos no tocante a gestão de seus estoques, principalmente em itens fornecidos por fabricantes no seu próprio país. Tomando por base o texto acima e os conceitos pertinentes a Curva Dente-de-Serra de controle de estoques é correto afirmarmos que:
		
	
	A definição do momento da PR (Pedido de Ressuprimento) tende a ser feito com um estoque ainda elevado para garantir que não haja paradas no processo.
	
	A definição do momento da PR (Pedido de Ressuprimento) em nada se alterou com a implementação dos princípios JIT.
	
	A TR (Tempo de Ressuprimento) dessa empresa nos últimos 10 anos tende a ser maior do que antes.
	
	A TR (Tempo de Ressuprimento) dessa empresa nos últimos 10 anos tende a ser menor do que antes.
	
	Tanto a TR quanto a PR não sofreram alterações em suas formas de gestão pois o JIT prega a manutenção dos estoques de segurança.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102747621)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O sistema Toyota de produção revolucionou a indústria automobilística com o mecanismo de Just in Time (JIT) e operações enxutas. Sobre esse mecanismo é correto afirmar que: 
		
	
	A) No modelo JIT, os estoques são considerados nocivos por ocuparem espaço e representarem altos investimentos de capital, mas, principalmente, por esconderem os problemas da produção, que geralmente resulta em baixa qualidade e produtividade. 
	
	E) Nenhum dos itens.
	
	D) No modelo JIT, o aumento do lote de produção, um dos pilares de sua filosofia, busca a redução da burocracia dos pedidos e a redução dos custos através da diminuição dos set-up time. 
	
	C) O sistema produtivo empurra a produção desde a compra de matérias primas e componentes até os estoques de produtos acabados, otimizando, dessa forma, o processo. 
	
	B) Nesse sistema, as operações são disparadas, respectivamente, pelas seguintes condições: disponibilidade do material; presença de ordem no programa, definida a partir de previsões; e disponibilidade do equipamento. 
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201102806000)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Em 1970 ¿ Taiichi Ohno e Eiji Toyoda ¿ Aplicam diversos conceitos na fábrica de automóveis Toyota no Japão, onde a ênfase é produzir com o máximo de eficiência e qualidade.
		
	
	CPM / PERT ¿ Critical Path Method e o Program Evaluation and Review Techique. 
	
	MRP ¿ Material Requirement Planning.
	
	Controle da Qualidade.
	
	JIT ¿ Just In Time. 
	
	Linha de Montagem Móvel.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102817410)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Toda e qualquer organização que pretende sobreviver neste ambiente caótico deverá ser lucrativa e sem alterar seus preços. Algumas organizações justificam seus aumentos apresentando argumentos relacionados com os custos e dificuldades na aquisição de matéria-prima, mormente, os recentes aumentos expressivos do dólar, sem se importar com as consequências a médio e longo prazo. É SABIDO QUE, Quem estabelece o preço é o mercado (clientes e consumidores) que determinam o preço que estão dispostos a pagar por determinado produto, e não a organização que deverá se adequar ao mercado, compreendendo que alterar preços para aumentar sua lucratividade nem sempre é uma boa ideia. A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que: 
		
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102098660)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A integração vertical é o grau em que o sistema de produção ou as instalações de serviço de uma empresa operam toda a cadeia de suprimentos. A respeito da integração vertical marque a opção CORRETA:
		
	
	Uma maior integração vertical dificulta a empresa em acessar mercados estrangeiros.
	
	A terceirização pode ser adotada quando uma empresa não executa alguns serviços e paga aos fornecedores e distribuidores para executarem esses processos. 
	
	A terceirização pode proporcionar melhor qualidade, porém aumento nos custos.
	
	Quando os gerentes optam por uma maior integração vertical ocorre uma maior terceirização.
	
	Quanto mais os processos são executados internamente em vez de por fornecedores ou clientes, menor o grau de integração vertical.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102882907)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Os princípios do planejamento em controle

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.