Buscar

adm ressponda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 
1-Numa grande universidade, um professor de matemática e de computação ministra aulas de álgebra para os alunos que não se saíram bem nos cursos colegiais. Durante o semestre, costuma aplicar cinco provas que lhe permitem aferir avanços dos 90 alunos. Depois da primeira prova, acompanha de perto os estudantes que tiveram o pior desempenho. Uma aluna repetente, que não compareceu à segunda prova, já havia lhe confessado que nunca conseguiu aprender matemática. Por coincidência, o professor acha estranha a presença de um moço que lhe parecia nunca ter visto. Ao pegar a prova, nota que o nome ali escrito e da aluna repetente. As normas da universidade são claras a este respeito: não se pode admitir impostura e trapaça, e o professor deve promover uma investigação que, certamente, resultará na expulsão desonrosa dos dois estudantes. Isso ficará nos registros acadêmicos deles e poderá comprometer seu futuro profissional. “Triste Sina”, pensa o docente. O dilema ganha cores ainda mais sombrias  quando descobre que o moço em questão é o namorado da aluna e um formando em engenharia. O que deveria valer o senso de justiça ou a compaixão? O professor, chama os dois, mostra-lhes o tamanho da encrenca em que se meteram e pede uma semana para que todos pudessem refletir. Logo em seguida, consulta o chefe de seu departamento e combina com ele uma saída.  Fará uma acordo com o casal justos termos serão: a) a prova fraldada não será corrigida, mas substituída; b) a aluna terá que passar na sua disciplina com um A ou B; e c) o moço se encarregará  de dar-lhes aulas de matemática para que ela pudesse realizar tal proeza. Sob pena de Quê? De que ambos fossem expulsos da universidade. A estudante submete-se as três últimas provas e passa com A! Fonte: SROUR,2000.
 
Com base no caso apresentado elabore a sua resposta levando em consideração o que se pede:
Com suas palavras, com base no que foi discutido na disciplina diferencie ética da convicção e ética da responsabilidade.(1,0)
Ética da convicção nada mais é do que ações morais de cada individuo, sem se importarem com resultado final, sem chances para má conduta. Já a ética da responsabilidade são ações que podem parecer erradas aos olhos da moral, mas ela prevê as consequências dos resultados, fazendo de tudo para manter uma harmonia e atender a maior parte dos interessados.
Conforme o texto as normas da universidade são claras “não se pode admitir impostura e trapaça, e o professor deve promover uma investigação que, certamente, resultará na expulsão desonrosa dos dois estudantes”. Você considera a saída do professor correta. Justifique sua resposta com base na ética da convicção, ou ética da responsabilidade.(1,0)
A ética da responsabilidade foi a decisão que o professor tomou, pois ela prevê as consequências dos resultados, preocupando-se com interesses de cada um, acredito que sua saída foi a correta a se tomar, porque lhe deram oportunidade para aprender de verdade e tirar nota A.
 
c)    Caso a saída escolhida pelo professor fosse seguir as normas da universidade, que vertente ética ele estaria seguindo e quais vantagens e desvantagens desta decisão?(1,0).
Ele estaria seguindo a ética da convicção, sua vantagem era não ter burocracia, não perder tempo em tomar uma decisão. A desvantagem seria que ele poderia se arrepender em agir com a razão e não com a compaixão, e expulsaria os dois por má conduta.

Outros materiais