Buscar

resenha etica nas negociações


Continue navegando


Prévia do material em texto

Diego Duarte Barbosa RA: 209000312442 
E-mail: diego.duarte.barbosa47@gmail.com
Larissa Barbara Neves da Silva RA:208933412442 
E-mail: larissa.neves.1996@outlook.com
Talita Alves dos Santos RA:209003412442 
E-mail: talitasantos_403@hotmail.com
Disciplina: Negociação e Gestão de Conflitos 
Assunto: Ética nas negociações
Professor: Thiago Freire
Curso Tecnólogo em Recursos Humanos 2° Semestre 
ALYRIO, Rovigati; RIBEIRO, Leda; SILVA, Marcineia; SANTOS, Jucimara; CAMARGO, Maria. “Ética nas negociações”. Disponível em: https://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2007_TR630469_8952.pdf Acesso em: 03 abril 2018.
ÉTICA ORGANIZACIONAL
 As principais ideias do artigo são que a negociação sempre é considerada um relacionamento entre pessoas, e que a ética é de extrema importância em uma tomada de decisão. Isso é um processo pelo qual são os possíveis efeitos de ações estratégicas, a negociação não se resume apenas em uma conversa, mas sim em inúmeras ações que possam ocorrer durante este processo. Com isso fica claro que a negociação é a forma de se conseguir o desejável através de um acordo.
 Diante de uma cultura organizacional onde a ética vem sendo em muitos casos posta de lado, cabe uma reflexão: vale a pena negociar éticamente? É lucrativo deixar de levar vantagem? Deve-se agir espertamente ou participativamente? Negociar com ética é o melhor caminho para otimizar resultados. Organizações e profissionais com postura ética tornam-se elementos de forte interesse por parte dos demais negociadores já que inspiram confiança e irradiam credibilidade. Peter Drucker disse: quanto mais bem-sucedido for o administrador maior terá que ser sua integridade. “ Ética é uma questão importante na tomada de decisão e nas negociações. (ANDRADE, et al. 2007:13).
 No nosso ponto de vista o artigo alcançou o objetivo proposto de apresentar percepção da ética e sua aplicação em negociações, sendo assim concordamos com a ideia apresentada pelo autor que no relacionamento empresarial é necessária postura ética na negociação interna e externa para alcançar o sucesso nos empreendimentos.