Buscar

Sintetize objetivamente as diversas Teorias da Administração pós Revolução Industrial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo o americano Frederick Winslow Taylor, criador da teoria Administração Científica (Taylorismo), o foco da sua teoria, baseava-se no funcionário, visando utilizar a sua inteligência para otimizar o trabalho ou serviço desenvolvido a nível o operacional, priorizando em sua teoria sempre a eficiência e a produtividade.
A teoria clássica, fundada por Henri Fayol, caracterizava-se pela importância em como a empresa poderia se organizar em relação ao cumprimento das atividades para a entrega de resultados, visando sempre a grande importância do gerente em termos de planejamento, gestão e a máxima eficiência.
Max Weber, fundador da teoria burocrática, acreditava que as normas ou leis influenciavam o comportamento das pessoas. Por isso, sua teoria era baseada na organização formal onde eram fundamentadas em regras e normas, mais não descartando a importância da estrutura organizacional que era o fator chave para a organização administrativa.
A teoria comportamental tomava como fator de grande importância as pessoas e o seu desempenho nas industrias, apresentando um enfoque behavorista, onde poderiam controlar o seu comportamento visando o papel das pessoas em um contexto organizacional.
Logo após, foi desenvolvida com base nas com conclusões da teoria comportamental, a teoria das relações humanas, onde pode ser visto que o desempenho dos serviços oferecidos pelos funcionários não eram determinados somente pelas diferentes formas de trabalho, mais também pelo comportamento. Então um comportamento positivo dos gerentes em relação aos funcionários, refletiam na produção dos mesmos, fazendo com que houvesse um maior aproveitamento do serviço.
Segundo Ludwig von Bertalanffy, criador do pensamento sistêmico, a origem de tal pensamento é a ideia de sistema, onde cabe o entendimento de um conjunto de elementos que originam um todo. Por tanto, desde que haja a entrada, processo e saída, origina-se em um sistema, que acaba se tornando um dos processos de estrema importância para as teorias da administração.

Continue navegando