Buscar

aula 4 consultoria rh

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve a CONCEPÇÃO SOBRE AS PESSOAS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	
	Alocamento de pessoal conforme experiência
	
	Cumprimento das rotinas operacionais
	 
	Valorização das competências e do Capital Intelectual
	
	Cumprimento da legislação trabalhista
	
	Valorização das Experiências
	
	 
	Ref.: 201703549276
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A dinâmica do ambiente empresarial globalizado exige que as organizações busquem novas políticas de gestão de pessoas como é o caso da Consultoria Interna de RH. Vantagens significativas resultam da presença do consultor interno de RH junto aos seus clientes e aos dirigentes das diferentes áreas organizacionais atendidas. Essa proximidade representa a oportunidade de haver o atendimento imediato das necessidades e expectativas desses clientes internos. Entretanto, existem riscos e oportunidades que devem ser considerados e ponderados. Caracteriza um destes RISCOS:
		
	
	As soluções encontradas para os problemas e seus efetivos resultados podem ser melhor acompanhados e avaliados tanto pelo consultor interno como pelo cliente, considerando a presença constante do consultor no local do trabalho.
	
	A presença do consultor interno de RH, qualificado para identificar os sintomas adversos ao bom andamento do trabalho, facilitará o pronto diagnóstico da situação e a ajuda eficiente ao gestor envolvido para sanar o problema.
	
	Na atuação da Consultoria Interna de RH é a relação de ajuda que deve prevalecer entre o consultor e o cliente, de modo que haja a conveniente parceria na identificação, análise e busca de solução imediata para os problemas surgidos.
	 
	O consultor interno de RH é um funcionário e conhece as características da cultura da organização, mas esta situação poderá representar um problema na medida em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências.
	
	O ambiente do trabalho, tanto em seus aspectos operacionais como comportamentais, é o contexto em que desmotivações, insatisfações e conflitos surgem comprometendo o desempenho setorial, o consultor interno conhece e tem maior chance de resolver com presteza e agilidade.
	
	 
	Ref.: 201704025113
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Consultoria Interna de RH oferece oportunidades e riscos ao negócio. Um consultor interno é conhecedor das características da cultura da organização, seu ambiente informal, o que é uma clara vantagem para sua atuação. Para que tal conhecimento não se torne risco, o que ele precisa considerar na proposição de alterações que podem gerar resistências?
		
	
	Isenção e cuidado com que compartilha as informações, nem todos podem saber detalhes.
	 
	Isenção e Discrição é algo necessário.
	
	Ser ético, mas considerar que tem pessoas que não são éticas e falar apenas com alguns.
	
	Ser ético e pensar que numa empresa moderna, todos são éticos.
	
	Ser discreto basta.
	
	 
	Ref.: 201703549248
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve os OBJETIVOS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	
	Valorização das experiências dos funcionários
	
	Cumprimento das rotinas operacionais e da legislação trabalhista
	
	Valorização das competências e do Capital Intelectual e Humano
	
	Alocamento de pessoal conforme experiência e processo de treinamento
	 
	Ajustamento das estratégias de RH às estratégias organizacionais preparando-a para o futuro
	
	 
	Ref.: 201704190544
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O processo do trabalho da Consultoria Interna, representa oportunidades e riscos para o ambiente organizacional. Identifique, dentre as alternativas a seguir, aquela que demonstra um RISCO para a organização.
		
	
	Quando o consultor considera as contribuições de todos os colaboradores, ouvindo suas ideias e proposições.
	
	Quando o consultor apoia as melhores práticas para o desenvolvimento organizacional.
	
	Quando o consultor pondera as opiniões dos envolvidos nos diversos departamentos da organização.
	
	Quando o consultor interage positivamente com as demais equipes de trabalho e não apenas com o RH.
	 
	Quando o consultor não se apresenta de forma isenta e discreta na proposição de alterações que sabe, serem geradoras de resistências.
	
	 
	Ref.: 201704222984
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	É muito difícil um consultor interno não estar envolvido no dia a dia da empresa e, portanto, existe uma dualidade entre sua atuação como consultor e como executivo ou profissional da empresa-cliente. Nesse sentido, assinale uma das desvantagens do consultor interno:
		
	
	maior acesso a grupos da empresa
	
	participação efetiva na avaliação e no controle do processo inerente ao trabalho efetuado.
	
	maior conhecimento dos aspectos informais da empresa;
	 
	menor liberdade de dizer e fazer coisas, pois é funcionário da empresa.
	
	tem algum poder na estrutura formal
	
	 
	Ref.: 201703685641
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A consultoria interna de RH pode proporcionar oportunidades e riscos para a organização. Riscos aos quais o consultor interno de RH está sujeito são, por exemplo, sofrer pressão dos executivos da organização, sofrer preconceito dos colegas, ou ainda, ser desacreditado por ambos. Contudo, lançar mão da consultoria interna também proporciona grandes oportunidades. Uma delas pode ser identificada a seguir. Após ler atentamente todas as alternativas, identifique aquela que expressa corretamente uma destas oportunidades:
		
	 
	As soluções encontradas para os problemas e seus efetivos resultados podem ser melhor acompanhados e avaliados tanto pelo consultor interno como pelo cliente, considerando a proximidade e a presença constante do consultor no local do trabalho. A avaliação imediata, consequência dessa proximidade, permite ajustes e correções mais rápidas e precisas, sempre que for o caso.
	
	Compreendendo o mercado de trabalho o consultor interno procura identificar as potencialidades do cliente e amplia-las com a aplicação de metodologias de mentoring e coaching. Desta forma, garante o maior desempenho dos empregados, melhorando a sua qualificação para quando ele deixar a organização.
	
	Mesmo muito próximo aos empregados, o consultor interno tem suas limitações de ordem hierárquica e técnica, visto que não domina todas as atividades de todas as áreas da organização. Sua atuação, portanto, fica limitada à área de RH de onde partem as ordens para que os gestores de áreas, ou de departamentos, viabilizem as mudanças por eles requeridas e necessárias identificadas por seus colaboradores. Cabe ao consultor interno de RH avaliar se tais mudanças são possíveis com base nos seus conhecimentos sobre a cultura organizacional.
	
	Os custos da consultoria interna são muito baixos. Porisso, os executivos podem dispor da verba que seria aplicada na contratação de consultor externo para outra finalidade. Surge, desta forma, grandes oportunidades de investimento que, quase sempre, proporcionam ganhos de capital importantes para a organização.
	
	É incontestável que a grande oportunidade que surge com o uso da consultoria interna é a de poder conhecer melhor a qualidade da gestão dos executivos. O consultor interno possui total autonomia e isenção permitindo a ele apontar claramente as falhas, sejam técnicas, sejam de comportamento, dos executivos podendo corrigi-las utilizando, se necessário, sua autoridade dentro da estrutura organizacional.
	
	 
	Ref.: 201703687940
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Os processos de consultorias internas visam à promoção de mudanças, o que pode ocasionar um comportamento resistente em muitos empregados. Como a área de Recursos Humanos deve trabalhar para evitar esta situação?
		
	
	Utilizando somente consultores externos, que serão mais respeitados pelos colaboradores.
	
	Esta é uma questão muito complexa, de forma que não há como atuar preventivamente.
	
	Designando apenas consultores internos, que já possuem um vínculo com os demais colaboradores.
	 
	Conscientizando de forma transparente os diversos níveis de colaboradores para o processo.
	
	Envolvendo no processo unicamente colaboradores que estejam profundamente motivados com a organização.

Outros materiais