Buscar

Tecnologias na criação de suínos

Prévia do material em texto

Tecnologias na criação de suínos
Componentes: Nailson Nunes, Victor Leite, Guilherme Felix, Prof°:Roberto Veloso
 Matheus Nunes, Paulo Ricardo. 
 
A importância da tecnologia para a rentabilidade na criação de animais 
O avanço tecnológico e a produção em larga escala alavancaram o setor da agroindústria brasileira, mas, atualmente, há outro fator que tem feito diferença quando o assunto é a produtividade: o bem-estar animal.
Boa parcela dos resultados positivos obtidos nos últimos anos se deve aos novos equipamentos e à tecnologia na criação de suínos, as técnicas modernas de criação, monitoramento do crescimento diário, controle sanitário e cuidados com a saúde animal (assim como as manipulações genéticas do plantel) favorecem o aumento de produtividade.
Sistema de criação de suínos
A criação de suínos pode ser do formato intensivo, no qual há os tipos de: Confinado de alta Tecnologia; Confinado Tradicional; Semiconfinado, Confinado sobre Cama e Intensivo ao Ar Livre (SISCAL). 
Sistema intensivo - confinado de alta tecnologia 
Possui alta concentração de animais e com sítios múltiplos especializados. A genética dos animais é especializada, além de alto nível de nutrição e manejo, conferindo um máximo desempenho zootécnico. Os animais criados neste sistema apresentam alto nível sanitário. A desvantagem fica pelo alto custo, porém sendo convertido em alta produtividade.
Sistema intensivo - confinados sobre cama  
O piquete de creche, crescimento e terminação é conduzido em galpão semelhante a de frangos de corte, assim confere menor custo fixo. Há também um menor impacto ambiental, pelo fato dos dejetos sólidos e melhor relação N:C. Melhor bem-estar e melhor carne, pelo sistema de confinamento utilizado. Há maior gasto energético, porém piora a conversão.  
Sistema intensivo - confinado tradicional 
Também possui alta concentração de animais, porém em prédios menos especializados, ou seja, sem creche e gestação coletiva. A genética dos animais é variável (raças comerciais). O nível de manejo e nutrição é variável, assim como o desempenho zootécnico. O nível sanitário é adequado, custo e produtividade são variáveis, pois dependem dos fatores citados. 
Sistema intensivo - sistema intensivo de suínos criados ao ar livre (siscal) 
Neste sistema há o ciclo completo, todas as fases em piquetes ao ar livre, assim há um custo mínimo com as instalações. Neste sistema é inevitável o uso de cercas elétricas e abrigos móveis. Necessário programar rotação de piquetes e de abrigos da maternidade. Sistemas mistos de creche, crescimento e terminação na forma confinada. 
Referencias
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/veterinaria/sistemas-de-criacao-de-suinos/36992

Continue navegando