Buscar

Medidas Antropométricas e Avaliação Nutricional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. As medidas captadas pela antropometria podem ser sensíveis indicadores de saúde, de condição física, de desenvolvimento e de crescimento. Com relação às medidas antropométricas recomendadas para a avaliação nutricional, é correto afirmar que:
a) apenas o índice de massa corpórea deve ser calculado.
b) altura e peso são suficientes.
c) peso corpóreo, medida direta ou indireta de estatura/comprimento, índice de massa corpórea, circunferências (braço, cintura e quadril) e pregas cutâneas (bicipital, tricipital, subescapular e suprailíaca) são medidas que devem ser aferidas.
d) são desnecessárias para a avaliação nutricional.
e) apenas peso corporal e dobras cutâneas devem ser aferidos
2) Explique os termos:
a) Peso Atual: Peso verificado em uma balança calibrada, onde o individuo é posicionado de pé, descalço, no centro da balança e com roupas leves. O valor obtido corresponde ao peso atual do individuo na referida data
b) Peso Ideal: Peso definido de acordo com alguns parâmetros, tais como idade, biotipo, sexo e altura. Devido a variações individuais no adulto, o peso ideal pode variar na faixa de 10% abaixo e 10% acima do peso teórico.
3. Qual a diferença entre estatura e comprimento?
Estatura: é a medição em pé de crianças maiores de dois anos até a idade adulta. 
Comprimento: é a medição em decúbito dorsal (deitado, de ventre para cima), utilizado para crianças até dois anos de idade (mesmo que esta já fique em pé).
7. Um adulto do sexo masculino que possui circunferência de cintura de abdominal considerado de risco aumentado para doenças cardiovasculares é aquele que possui valores iguais ou superiores a:
8. As medidas antropométricas são de grande importância para a avaliação do estado nutricional de indivíduos. Por meio da antropometria, avalia-se o crescimento e a composição corporal. São vantagens desse método, exceto:
a) Uso de equipamentos de fácil aquisição e custo relativamente baixo;
b) Utilização de técnicas não invasivas;
c) Possibilidade de identificar deficiências específicas de nutrientes;
d) Obtenção rápida de resultados;
e) Fidedignidade do método desde que mensurado e avaliado por profissionais capacitados.
9. Quais as principais limitações do IMC?
O IMC leva em consideração somente dois dados: peso e estatura. O peso e a estatura somente não fornecem informações completas a respeito da composição corporal do indivíduo.
10. Por que é importante aferir medidas de cintura e de quadril? O que elas representam?
Para fazer a Relação Cintura-Quadril (RCQ), que pode indicar o risco cardiovascular do indivíduo quando a relação for maior que 1.
11. Analise a frase: “O cálculo do IMC é suficiente para determinar se um indivíduo apresenta risco para doenças metabólicas e cardiovasculares”. Está correta? Justifique a sua resposta.
Não. Para determinar risco para doenças metabólicas e cardiovasculares é preciso que se tenha informações sobre composição corporal (%G) e circunferências (cintura, quadril) – dados que o IMC não fornece e não leva em consideração em sua equação.

Continue navegando