Buscar

Degeneração sexta aula

Prévia do material em texto

Aula 6
Degeneração 
É um passo antes da necrose, a célula está começando a receber uma alteração, caso consiga remover o que está fazendo a aquela alteração a célula volta a funcionar. Senso assim a degeneração é reversível.
Necrose: tenho lesão á nível de núcleo. (irreversível)
Degeneração: lesão á nível de citoplasma. (reversível)
OBS: uma das causas de degeneração, quando ocorre falha na bomba de sódio e potássio, está acumulando sódio, vai atrair muita água, minha célula vai começar inchar (célula fica com aspecto turvo), devido ao acumulo de água, vai formar um vacúolo na célula, empurrando o núcleo para periferia. São características que consigo identificar microscopicamente.
NOMENCLATURA
Toda vez que tenho um processo degenerativo, uso o sufixo OSE.
	Exemplo: nefrose, artrose, heptose.
TUMEFAÇÃO CELULAR
(turva) quando entra água.
 É a resposta mais comum e imediata aos diversos fatores agressivos;
 Qualquer que seja a causa, o edema celular é a resposta imediata.
Mecanismo de formação
Meio intracelular meio extracelular. A bomba de sódio e potássio de forma ativa ela retira o sódio de dentro da célula, quando essa bomba (Na e P) falha, o sódio acumula atraindo água.
Aspecto macroscópico: não consigo identificar muita alteração, mas se minhas células do órgão estão enchendo de água, logo á aparência do mesmo ficaria pálida. 
Aspecto microscópico: aspecto turvo. Fica com um aspecto da coloração normal do órgão misturado com água, basicamente manchado.
DEGENERAÇÃO HIDRÓPICA (muita água dentro da célula)
Ex: seria uma CALO.
Existe formação do calo, por que houve morte celular naquele locol. O sapato como citado no exemplo aperta aquela região, vai havendo falha na bomba de sodio e potassio. (não vai chegar sangue naquela região, minha célula começa entrar tumefação turva, depois começa entrar em estado de degeneração hidrópica depois necrose.
OBS: todos esses componetes citados, leva para um quadro de tumefação e para um quadro de degeneração. Todos eles conseguem lesionar á membrana celular, tornando ela mais permeável, levando para um quadro de bolha (necrose).
Localização
-Doenças virais (vesicantes) são vistas como vesículas nos epitélios mucosos e de revestimento
- Nas intoxicações e demais processos são mais frequentes em órgãos parenquimatosos.
DEGENERAÇÃO GORDUROSA
-É o acúmulo excessivo lipídeos no citoplasma das células parenquimatosas. 
Lipidose/ Esteatose/ Metamorfose Gordurosa/ Alteração Gordurosa
o figado é o orgão mais comum para sofrer esse tipo de degeneração, pelo fato de quando o animal está em uma má alimentação, ele vai retirar ácidos graxos do tecido adiposo, para ser tranformado em energia, e essa tranformação ocorre no figado. Sendo assim a caracteristica macroscopica desse orgão é uma coloração amarelada.
Causas 
Ex: paciente com diabete ele não consegue utilizar glicose, vai utilizar gordura.
Lesão a nivel de hepatocitos, intoxicação e lesão do figado (cirrose, toxinas).
- A deficiência de proteínas, de glicose e a anóxia (geralmente por fatores tóxicos), são os fatores mais relacionados como causas de degeneração gordurosa.
Aspecto macroscópico
Figado fica aspecto untuoso, tecido fica engordurado. Ao fazer um corte nesse orgão, da á impressão de está cortando manteiga. (por ser muito gorduroso) (DEGENERAÇÃO GORDUROSA)
Essa imagem representa mais uma caracteristica de uma degeneração gordurosa, o figado aumentou de tamanho, ele está tão grande que está comprimindo as costelas, outra caracteristica desse orgão é a superficie amarelada e brilhosa.
Aspectos microscópicos
Pergunta de prova. 
Qual seria o aspecto microscópico?
Aparenta ter espumas. Presença de vacúolos redondos, empurrando muito o núcleo para periferia.
Toxemia da prenhez
É muito comum em caprinos e ovinos, mas pode acontecer em qlq espécie.
Isso ocorre quando o animal tem gestação gemelar, no final dessa gestação o crescimento do feto é muito rápido (precisa de muita energia). É preciso muita energia para nutrir a mãe e os dois fetos. Então essa metabolização para produção de energia, vai retirar muito acido graxos pra ir até o fígado, e essa metabolização no fígado vai ter produção de corpos cetônicos, que quando produzido em excesso acaba sendo toxico. Ou seja, o animal vai ser intoxicado pelo os corpos cetônicos, o animal vai ficar intoxicado pela quantidade de gordura que ela precisou metabolizar, para sua nutrição e á nutrição dos fetos (final da gestação).
Cetose bovina.
Mesma explicação da toxemia da prenhez.
Intoxicação pelos corpos cetônicos.
Patológicas
ODeficiência de fatores lipotróficos (colina e metionina) (Aves*) 
OCetose (vacas*); 
ODiabetes (cães*); não consegue glicose, vai utilizar gordura. 
OIntoxicações (< sintese protéica) quando tenho lesão a nível de fígado.
OJejum; metabolização de gordura pelo fígado, para ser usado como energia.
Diferenciar:
-Infiltração intersticial de gorduras;
-Atrofia gelatinosa das gorduras
Lembre-se
Na degeneração gordurosa há acúmulo de gorduras dentro do citoplasma das células.

Continue navegando