Buscar

Tecido Nervoso1 (P)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�PAGE �
�PAGE �3�
TECIDO NERVOSO I
1- OBJETIVOS
1.1 - Reconhecer as substâncias branca e cinzenta e saber os seus componentes.
1.2 - Identificar os diferentes tipos de células do sistema nervoso.
1.3 - Reconhecer os detalhes citológicos dos neurônios e dos diferentes tipos de neuróglia.
1.4 - Compreender as relações entre os diferentes componentes do tecido nervoso. 
1.5 - Correlacionar as características morfológicas com as respectivas funções.
2- MATERIAL
2.1 - Lâmina Nº27 - Medula espinhal - Gato - HE 
2.2 - Lâmina Nº28 - Medula espinhal - Gato - Método de Nissl
2.3 - Eletromicrografia Nº35 - Neurônio motor da medula espinhal
2.4 - Lâmina Nº79 - Cerebelo - Gato - HE
2.5 - Eletromicrografia Nº51 - Área de córtex cerebral
3-ATIVIDADES
3.1-Na lâmina Nº27, reconheça, no menor aumento, um corte transversal de medula espinhal. A substância branca é periférica e a cinzenta é central. Esta última tem formato de borboleta ou “H”.
Ainda no menor aumento, reconheça na substância cinzenta:
• Os cornos (funículos) anteriores (ventrais), largos, de contornos (limites) irregulares, devido a saída dos feixes de fibras nervosas de forma radiada.
• Os cornos (funículos) posteriores (dorsais), delgados.
• A comissura cinzenta transversal onde se encontra o canal ependimário ou central, revestido por células ependimárias.
Também no menor aumento, reconheça na substância branca:
• As colunas (os funículos) ventrais (anteriores), dorsais (posteriores) e laterais. Observe que as colunas (os funículos) ventrais são divididas (os) de forma incompleta por um sulco largo e profundo, que corresponde à fissura ventral mediana, dentro da qual podem ser vistos vasos sanguíneos e tecido conjuntivo correspondente a pia máter. Na região das colunas (dos funículos) dorsais, localize o sulco mediano dorsal (posterior), pouco profundo, que se continua com o septo mediano dorsal (posterior), delgado, que divide completamente tais colunas (funículos) dorsais (posteriores).
Nos maiores aumentos, observe na substância cinzenta:
• Os neurônios que são as células com núcleos grandes, pálidos (cromatina dispersa) e nucléolo grande, bem evidente. Os grandes neurônios motores, situados nos cornos anteriores, apresentam citoplasma muito abundante, onde se podem individualizar grumos basófilos (corpúsculos de Nissl = RER). Os prolongamentos celulares não são evidentes com essa técnica de coloração, mas o início dos dendritos pode ser observado contendo no seu interior, corpúsculos (grumos) de Nissl. Ocasionalmente se observa o início do axônio, desprovido de corpúsculos de Nissl.
• As células gliais (da neuróglia), aqui representadas apenas pelos núcleos que se mostram menores do que os dos neurônios e com cromatina em grumos. Tais núcleos correspondem aos astrócitos protoplasmáticos, oligodendrócitos e a micróglia. 
• O neurópilo que corresponde aos prolongamentos axônicos, dendríticos e gliais, de difícil interpretação nessa coloração, localizados entre os corpos celulares, constituindo uma rede eosinofílica.
Ainda nos maiores aumentos, observe na substância branca:
• Os axônios de coloração acidófila, rodeados por um anel branco que corresponde à porção lipídica da bainha de mielina que, habitualmente, é dissolvida por solventes durante o processo de inclusão do material em parafina. Observe o pequeno espaço que resta entre as fibras.
• A glia onde os núcleos correspondem aos astrócitos fibrosos, oligodendrócitos e a micróglia.
3.2-Na lâmina Nº28, no menor aumento, embora com dificuldade, devido à técnica de coloração utilizada, reconheça a medula espinhal seccionada transversalmente. Identifique a substância cinzenta, de localização central (com grandes células, coradas em azul, nos cornos ventrais, correspondendo aos neurônios motores) e a substância branca, de localização periférica. 
Nos maiores aumentos, observe na substância cinzenta:
• Os neurônios corados em azul pela tionina através do método de Nissl, com núcleos grandes, pálidos (cromatina dispersa) e com nucléolo bem evidente. Os neurônios motores apresentam um citoplasma abundante, com grande quantidade de grânulos dispostos em acúmulos (grumos de Nissl), corados pela tionina. Relacione estes grumos com os elementos presentes no citoplasma do neurônio observado na eletromicrografia Nº35. Os prolongamentos celulares não são visíveis com essa técnica. Entretanto, alguns prolongamentos dendríticos podem ser identificados com a presença de corpúsculos de Nissl. Ocasionalmente, observa-se o início do axônio (cone de implantação) desprovido de grumos de Nissl.
• As células da glia aqui identificadas apenas pelos seus núcleos (com cromatina em grumos) que se apresentam menores do que os dos neurônios. Estes núcleos pertencem aos astrócitos protoplasmáticos, oligodendrócitos e a micróglia.
3.3-Na eletromicrografia Nº35 que corresponde a um neurônio motor da medula espinhal, somente está representado um setor do grande núcleo (N) e uma porção do pericário que demonstra mitocôndrias (M) pequenas, numerosas e distribuídas ao acaso e neurofilamentos (*). Os lisossomos (Ly) são facilmente encontrados. O complexo de Golgi (G), que nessa célula é uma complicada estrutura reticular, aparece, no corte, constituído por vesículas e cisternas empilhadas. As massas de ribossomos, entremeadas com as cisternas dos retículos endoplasmáticos, representam os corpúsculos de Nissl (Ni). Como se pode observar em destaque dentro do Círculo, a maior parte dos ribossomos não está aderida às superfícies membranosas do retículo endoplasmático (ER). Em certo trecho, evidencia-se membrana celular (espessada) na região sináptica (cabeça de seta), entre elementos neuronais. Por fora, e junto ao pericário do axônio motor já descrito, observe presença de vesículas sinápticas (V) e mitocôndria (M’) em um segmento de um axônio e também um segmento de uma possível célula da neuróglia (Ng).
3.4-Na lâmina N(79, no menor aumento, reconheça uma secção de cerebelo com seu aspecto arborescente, constituído de inúmeras folhas (lâminas) de dupla camada, uma externa (camada molecular), de cor rósea, e outra interna (camada granular), de cor azul intenso. Em conjunto, essas duas camadas constituem o córtex do cerebelo, ou seja, a substância cinzenta, que, nesse órgão é de localização periférica. Veja que tais folhas apresentam um eixo ramificado de cor rósea, de localização central, correspondendo à medula do cerebelo, ou seja, à substância branca.
Nos maiores aumentos, perceba na substância cinzenta:
• Uma camada de células de Purkinge separando a camada molecular da camada granular. Alguns autores consideram-na como uma terceira camada do córtex cerebelar. As células de Purkinge são grandes, possuem um corpo piriforme, apresentando um longo prolongamento dendrítico, que se dirige e se ramifica na camada molecular. O seu axônio está voltado para a camada granulosa.
• A camada molecular que é acidófila (rósea) pela predominância de fibras sobre as células. Nela os neurônios apresentam-se com núcleos arredondados, cromatina dispersa e nucléolo evidente. No 1/3 externo dessa camada, encontram-se os núcleos dos neurônios superficiais ou células estreladas externas ou pequenas e, no 1/3 interno, os núcleos dos neurônios profundos ou células estreladas profundas ou grandes ou com cesto de Cajal. As células da glia correspondem aos núcleos menores. O neurópilo é representado pelo fundo acidófilo onde se encontram os outros elementos celulares (dendritos, fibras) não visíveis nessa coloração.
• A camada granular que é basófila (azul) pela densidade de núcleos. A maioria dos núcleos pertence aos neurônios pequenos, ou seja, às células granulares ou grãos. Os núcleos mais volumosos pertencem aos neurônios de Golgi (células estrelares grandes). Os núcleos das células gliais não são distinguidos com facilidade em virtude da grande densidade das células granulares. Observe a presença de zonas arredondadas homogêneas acidófilasentre os núcleos celulares. Tais zonas são os glomérulos cerebelares que correspondem às regiões de sinápse das fibras musgosas aferentes (nas áreas das rosáceas que são engrossamentos destas fibras, por meio de ramos curtos, grossos e varicosos) com as células granulares (na região das expanções digitiformes formados por 3 a 4 raminhos grossos e curtos nas extremidades dos dendritos ou seja, nas “mãos dos grãos”, que serão vistas em detalhe na lâmina Nº31) e também com as células de Golgi (em seus prolongamentos terminais ramificados engrossados = plexo axônico).)
Ainda nos maiores aumentos, observe na substância branca:
• O aspecto fibrilar do eixo acidófilo que sustenta as folhas (lâminas) do córtex cerebelar e a disposição paralela das fibras.
• As células gliais representadas pelos núcleos pequenos, de cromatina condensada, localizados entre as fibras. 
• Os oligodendrócitos representados por núcleos que se organizam em fileiras.
• As bainhas de mielina que aparecem como zonas vazias (sem coloração) já que os lipídios são dissolvidos no processo de inclusão em parafina. 
3.5-A eletromicrografia Nº51 corresponde a uma área de córtex cerebral onde se vê parte do corpo celular de um neurônio piramidal. O axônio deixa o corpo celular na região do cone de implantação (AH), onde se vê retículo endoplasmático rugoso (ER). Alguns ribossomos (r) são vistos no cone de implantação e diminuem (r1) no segmento inicial do axônio o qual apresenta feixes de microtúbulos (m) e mitocôndrias (mt). Além disso, podem ser identificadas terminações axônicas (At1) fazendo sinápse com o segmento inicial do axônio do neurônio piramidal.

Outros materiais