Buscar

Desenvolvimento Infantil e Teorias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	O desenvolvimento humano ocorre por etapas e o sujeito participa do seu desenvolvimento de forma passiva, segundo
		
	
	Vigotski
	
	Watson
	
	Freud
	
	Wallon
	 
	Piaget
	
	 
	Ref.: 201709112810
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Na teoria de Jean Piaget podemos afirmar: (I) o pensamento se inicia pela ação, sendo a forma inicial de pensar e resolver problemas; (II) na fase pré-operatória a criança tem como característica o animismo, o artificialismo e o egocentrismo; (III) na terceira fase das operações formais a criança consegue classificar, trabalhar com quantidades e tem o pensamento formal; (IV) na última fase, das operações concretas, conseguem ter a noção de conservação de número, conservação de líquido e as crianças veem o mundo apenas através de seus próprios pontos de vista, são egocêntricas.
		
	 
	Apenas as afirmativas I e II são corretas;
	
	Apenas as afirmativas I, II e III são corretas;
	
	Apenas a afirmativa IV está incorreta;
	 
	Apenas as afirmativas II e IV são corretas;
	
	Apenas a afirmativa I é correta.
	
	 
	Ref.: 201709104938
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Teoria humanista de Abraham Maslow (1908-1970), desenvolvimento da personalidade que vê as pessoas como possuidoras da capacidade de promover seu próprio desenvolvimento positivo e saudável, através das capacidades de escolha, de criatividade e de auto realização. Maslow apresentou uma teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência. Para alcançar uma nova etapa, a anterior deve estar satisfeita, ao menos parcialmente. Isto se dá uma vez que, quando uma etapa está satisfeita ela deixa de ser o elemento motivador do comportamento do ser, fazendo com que outra necessidade tenha destaque como motivação. Do que se trata ao nível social:
		
	
	prestígio
	 
	desenvolver profissionalmente
	
	reconhecimento
	 
	afetividade
	
	independência
	
	 
	Ref.: 201709019604
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Segundo Piaget, sobre o pensamento da criança, a característica mais geral pela qual a lógica inicial da criança difere da do adulto (com uma defasagem entre suas manifestações na ação e depois na linguagem) é a:
		
	 
	inversabilidade
	
	classificação
	 
	irreversibilidade
	
	reversibilidade
	
	interiorização
	
	 
	Ref.: 201709123836
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Leia atentamente os enunciados teóricos a seguir. Marque V na única afirmativa verdadeira. Fonte: Pereira et al (2011). La Educación Física en las escuelas indígenas: la percepción de los actores (Faculdade Estácio de Sá).
		
	 
	De acordo com os profissionais que atuam nas comunidades indígenas o processo de aculturação nessa comunidade tem preocupado a sociedade vigente.( Pereira et al, 2011).
	
	Pinto e Grando (2009) afirmam que o Brasil conhece de forma ampla as necessidades dos indígenas, no que se refere ao esporte e ao lazer
	
	Fassheber (2010) analisou que a prática do futebol entre os índios Kaingang não é a prática recreativa mais comum na tribo. Eles são considerados aculturados não apenas por jogarem o futebol, mas também por usufruir de outros aspectos culturais que a comunidade dos não índios (outros povos) oferece.
	
	Limberti (2009) destacou a construção do conceito da identidade que o índio Kayowá tem dele mesmo, e destacou como a união dessa tribo não foi alterada por problemas econômicos e de classe social e outros, a exemplo da Educação física: atividades físicas e esportivas
	 
	Sobre o processo de aculturação, Limberti (2009) em Pereira et al (2011) destacou que a cultura dos não índios nunca influenciou na cultura dos índios, na sua maneira de viver, não separou grupos que se mantinham até então estáveis e nem destruiu a visão de mundo de grupos indígenas
	
	 
	Ref.: 201709121855
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Escolha a alternativa verdadeira no que se refere à fase do desenvolvimento infantil
		
	 
	Na fase do desenvolvimento infantil a parentagem com figura de autoridade, combina bastante afeto, regras claras e comunicação, além de elevadas exigências maturacionais, e está associada aos resultados mais positivos.
	
	Os estilos de parentagem também se modificam, tornando-se baseados em menor autoridade (BEE, 1997). Por volta dos dez anos de idade aparecem os companheiros imaginários. Eles frequentemente são sentidos pela criança como parte do seu cotidiano. Para Cória-Sabini (2010), algumas vezes eles nascem de uma necessidade real da criança. Assim, ela pode inventar um amigo, um irmão, um pai etc.
	
	Devido ao fato de o mundo da criança pré-escolar ser uma mistura de realidade e fantasia, ela não é sensível ao argumento dos adultos de que essas figuras imaginárias não existem. É muito comum essas personalidades fantásticas continuarem a existir até os 12 anos. Nessa época ela ainda não consegue distinguir entre a realidade e a fantasia.
	
	Parentagem negligente não está associada aos resultados menos positivos. Dois outros padrões, cada um com efeitos específicos, são o ditatorial e o permissivo
	
	A estrutura familiar nunca afeta os filhos nem após um divórcio. Nunca se encontra crianças que demostram comportamento disruptivo após o divórcio.
	
	 
	Ref.: 201709097587
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sobre o pensamento egocêntrico da criança, marque a alternativa incorreta:
		
	
	Caracteriza-se por suas centrações, ou seja, em vez de adaptar-se objetivamente à realidade, ele se modela segundo o ponto de vista da pessoa que o produz.
	
	A criança considera as coisas do ponto de vista dela
	
	O pensamento egocêntrico deforma as relações existentes entre os fatos
	
	É uma característica comum à criança de 2 a 6 anos
	 
	Diz respeito ao fato da criança não querer dividir as coisas que possui
	
	 
	Ref.: 201708914283
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	8. A criança está brincando com um chaveiro, a mãe com medo que ela se machuque entra na brincadeira e disfarçadamente esconde o chaveiro, a criança logo começa a brincar com outra coisa. Nesse momento, a criança passa a acreditar que o chaveiro deixou de existir. Essa experiência cognitiva indica a ausência do princípio da ______________ que é característica do estágio _______________
		
	 
	permanência do objeto ¿ sensório-motor
	
	adaptação ¿ sensório-motor
	
	acomodação ¿ pré-operacional
	
	permanência do objeto ¿ operacional concreto
	
	assimilação ¿ sensório-motor .

Outros materiais