Buscar

Relação entre Homem, Sociedade e Direito

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITARIO DO ESPÍRITO SANTO
ÁLLYA ANGÉLICA BARBOSA DANTAS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
SERRA
2014
ÁLLYA ANGÉLICA BARBOSA DANTAS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Trabalho apresentado à disciplina de Introdução ao Estudo do Direito, referente ao Curso de Direito, do Centro Universitário do Espírito Santo como requisito para avaliação.
Professor: Johnny Estefano Ramos Lievori
SERRA
2014
Explique porque se diz que há mútua dependência entre HOMEM, SOCIEDADE E DIREITO.
A relação de dependência entre: homem, sociedade e direito estão imbricados, pois no momento em que homem deixou de ser nômades e passaram a conviver em sociedade. Com isso, as relações de conflitos surgiram e como não havia nada para solucionar tais fatos, surgiu o contrato social, que dava poder ao Estado para mediar e solucionar conflitos e trazer novamente o bem estar social.
Assim, na expressão latina “Ubi homo, ibi societas” na tradução é “ onde está o direito, está a sociedade” e “Ibi jus, ibi societas” que significa “onde está o direito, está o homem” refletem o sentindo da mutualidade e da relação de dependências das partes.
Portanto, a sociedade criou o direito, pelo fator de que o homem não vive só e que para viver juntos, em sociedade, é necessário ter regras e essas regras são pautadas no direito que se desmembra na dualidade: direitos e deveres. Sendo assim, a sociedade é que pauta toda a formação dessa dependência.

Continue navegando