Buscar

LEGIS.TRAB.E PREV.4

Prévia do material em texto

LEGIS.TRAB.E PREV.
		1.
		O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional sobre o salário nominal. O percentual do adicional de periculosidade é de:
	
	
	
	 
	10%
	
	
	20%
	
	
	50%
	
	
	40%
	
	 
	30%
		2.
		O empregador pode pagar menos que o salário mínimo quando:
	
	
	
	
	se tratar de trabalho não qualificado;
	
	 
	a jornada for reduzida na mesma proporção;
	
	
	fizer os descontos compulsórios.
	
	
	não houver um contrato de trabalho assinado;
	
	
	pagando em dinheiro na mão do empregado, consignar na contabilidade o salário correto;
	
		3.
		Acerca do salário e remuneração marque a opção correta:
	
	
	
	
	Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o décimo dia útil do mês subseqüente ao vencido
	
	 
	assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde são considerados salários nos termos da lei.
	
	
	Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações in natura que a empresa, por força do contrato ou costume, fornecer habitualmente ao empregado, inclusive bebidas alcoólicas ou drogas nocivas.
	
	
	vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço são considerados salário nos termos da lei.
	
	 
	Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.
		4.
		Considerando as premissas: - a todo trabalho de igual valor corresponderá salário igual, sem distinção de sexo, e - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil, responda:
	
	
	
	
	No Brasil essas premissas não existem e não estão reconhecidas no ordenamento jurídico;
	
	 
	Essas premissas são reconhecidas pela CLT e pela CF/88, porém, na prática, se houver discriminações e preconceitos o trabalhador poderá procurar a Delegacia Regional do Trabalho além do Poder Judiciário;
	
	 
	No território brasileiro, as premissas são válidas para os brasileiros, excluindo-se os estrangeiros que trabalham sob o regime celetista;
	
	
	Essas premissas são reconhecidas pela CLT e pela CF/88, porém, na prática, ainda é possível encontrarmos distorções salariais, discriminações e preconceitos, porém, o trabalhador nada pode fazer;
	
	
	Só é válida a primeira premissa e a vítima da discriminação deverá procurar tão somente o Juiz de Paz para solucionar o conflito.
		5.
		Um determinado funcionário, que trabalha no depósito de uma distribuidora de produtos químicos, tem acrescido a sua remuneração um adicional de insalubridade. Pelo que rege a CLT, o adicional de insalubridade que este funcionário recebe é estabelecido de acordo com o seu grau (grau mínimo, grau médio e graus máximo), calculados, respectivamente pelos percentuais de:
	
	
	
	 
	10%, 20% e 40% sobre o salário base do empregado
	
	
	25%, 50% e 100% sobre o salário base do empregado.
	
	 
	10%, 20% e 40% sobre o salário mínimo vigente.
	
	
	10%, 50% e 100% sobre o salário base do empregado.
	
	
	20%, 30% e 40% sobre o salário mínimo vigente.
		6.
		Conceituando doutrinariamente salário sendo todo pagamento feito diretamente pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição. Podendo ser pago é dinheiro ou bens, e existindo três formas de pagamentos fixo , Variável ou Misto. Sendo, assim, quais as parcelas que integram o salário diretamente?
	
	
	
	
	Gratificações ajustadas, Diárias para viagem ou que exceda a 50% do salário e adicional de insalubridade.
	
	
	Gratificações ajustadas, Diárias para viagem ou que exceda a 50% do salário e adicional de Periculosidade.
	
	 
	Gratificações ajustadas, Diárias para viagem ou que exceda a 50% do salário e adicional de serventia;
	
	 
	Gratificações ajustadas, Diárias para viagem ou que exceda a 50% do salário e Abonos
	
	
	Gratificações ajustadas, Diárias para viagem ou que exceda a 50% do salário e adicional noturno;
		7.
		Leia cada uma das assertivas abaixo e, a seguir, diga se é verdadeira:
	
	
	
	
	O 13º salário para atender às necessidades e de sua família, tem buscado, por várias formas, contornar este problema.
	
	
	O 13º Salário é a soma do salário contratualmente estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem entre outras.
	
	 
	O 13° salário constitui-se o pagamento de remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá acréscimo de 20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna.
	
	
	O 13° Salário é o menor pagamento monetário, definido por lei, que um trabalhador deve receber em uma empresa por seus serviços.
	
	 
	O 13° Salário é uma gratificação instituída em alguns países a ser paga ao empregado pela entidade patronal. O seu valor, embora variável, é geralmente aproximado ao de um salário mensal, podendo ser paga em uma ou mais prestações, de acordo com a legislação laboral de cada país.
		8.
		As normas trabalhistas regulamentam o trabalho noturno e as horas extraordinárias. Segundo tais normas,
	
	
	
	 
	a hora do trabalho noturno para o trabalhador urbano será computada como de cinquenta e dois minutos e trinta segundos.
	
	
	a remuneração da hora extraordinária ou suplementar, que será, pelo menos, 20% (vinte por cento) superior à da hora normal.
	
	 
	o trabalho noturno urbano será considerado como aquele que é executado entre às vinte e três horas de um dia e às seis horas do dia seguinte.
	
	
	o trabalho noturno terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 50% (cinquenta por cento), pelo menos, sobre a hora diurna.
	
	
	os gerentes que exercem cargos de gestão, bem como os diretores e chefes de departamento ou filial também estão sujeitos ao regime de duração do trabalho, recebendo pelo trabalho extraordinário superior a 10 horas por dia.

Continue navegando