Buscar

Plano de aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: Karime H. Mantoani
RU: 1271235
POLO: Uninter Itajaí SC 
	Disciplina: Artes Visuais 
	Série/ano: 3° ano / ensino médio
	Duração da aula: 5 aulas de 50 minutos 
	Conteúdo
	Objetivos
	Estratégia
	Recursos
	Avaliação
	
Arte Ocidental e seus períodos:
Arte clássica, arte medieval, renascimento, barroco, maneirismo, neoclassicismo, romantismo, academicismo, realismo, impressionismo, pós- impressionismo, arte moderna e arte contemporânea, seus movimentos e seus pintores.
Além do uso da tecnologia como meio de educação.
	
- Conhecer e compreender o que foi a arte ocidental e o que ela influência na arte dos dias de hoje.
- Identificar movimentos e pintores que fizeram parte da história da arte ocidental.
- Estabelecer uma linha histórica com os alunos.
- Desenvolver nos alunos, senso de autonomia, responsabilidade e criatividade.
	
Primeiramente, será estabelecido com os alunos uma linha do tempo sendo trabalhado e quatro aulas, cada período relacionado a arte considerado ocidental, arte clássica, medieval, renascimento, barroco, neoclássico, romantismo, realismo, impressionismo, arte moderna, arte contemporânea, entre outros, os alunos serão separados em grupos, e será feito um sorteio, de cada período desses, considerado como arte ocidental, cada grupo ficara com um período, podendo ter também períodos repetidos, os alunos deverão pesquisar o período sorteado e elaborar um trabalho a respeito deste, como uma prevê descrição do que foi e os movimentos ou pintores que se destacaram neste período como por exemplo:” a Pop-Art, na arte contemporânea”. Então os alunos deverão indicar um pintor referente, e reproduzir através de foto uma pintura deste, mas usando figurino e cenários dos dias atuais que lembrem o da pintura, os alunos devem ser criativos. E através de watts zap, usando o celular como auxilio pedagógico, será criado um grupo de conversa, e um integrante de cada grupo irá postar a foto correspondente a seu período, e ali será desenvolvido uma conversa, como um fórum sobre como foi feita as fotos. Antes será explicado aos alunos os limites do utilização do celular e do grupo no watts zap.
Após a conclusão do trabalho um aluno representando o grupo deve mandar via e-mail para a professora.
Então terá uma aula onde os alunos, discutiremos como foi a experiência das fotos e do uso watts zap. 
	
Será utilizado como recurso, celular, materiais de pesquisa para os alunos, seus cadernos, com conteúdo das aulas, internet e livros e entrega de trabalho via email.
	
A avaliação se dará observando como foi a participação de cada aluno em grupo, a criatividade destes para tirar a foto indicada, a interatividade via watts zap, além do trabalho digitado.
	Referências: 
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM): Linguagens, códigos e suas tecnologias 2000 / conhecimento de arte, 46p. Disponível: http://portal.mec.gov.br/programa-saude-da-escola/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211. Acesso em 27 jul. 2017

Outros materiais