Buscar

FÓRUM GESTÃO DE PROJETOS CASO SAMARCO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O maior desastre ambiental do Brasil torna-se um exemplo para todos os gestores
O caso Samarco, desastre ambiental de Mariana, deve se materializar como exemplo para todos os gestores de empresas, servindo também para reflexão de como uma gestão inadequada e irresponsável na operação dos resíduos pode acabar com a reputação e saúde financeira de qualquer empresa, seja de qualquer porte.
Aos gestores e acionistas, cabe tomardecisões sustentáveis, que não visem apenas o lucro imediato. É preciso ter consciência de que gastos com manutenção adequada, por exemplo, não representam prejuízos, mas investimentos. O planejamento do orçamento e estabelecimento das metas devem levar em conta quais são as ações necessárias para execução segura das atividades. Nem sempre será possível trabalhar com metas de redução de custos, pois, por exemplo, em determinado momento o cronograma de manutenção precisará ser seguido e poderá impactar negativamente no resultado financeiro do período.
Fonte: http://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/caso-samarco-reflexao-para-todos-os-gestores-de-empresas
Agora é com você!
Considerando os conhecimentos sobre sustentabilidade no projeto aprendidos na unidade 4, discuta sobre o seguinte questionamento: Quais aspectos relacionados à sustentabilidade dos projetos foram negligenciados pela empresa em questão? O acidente pode ser considerado uma falha no projeto?
Boa discussão !!
O Caso de  Mariana deixou uma grande ferida em nosso país e o que pude analisar em algumas fontes e noticias que saíram ao público é que houve alterações no projeto original, mas os órgãos responsáveis pela execução do mesmo não tinham conhecimento e nem autorização sobre as possíveis mudanças, acredito que a peça chave para tudo isso foi a falta de comunicação e o estudo de riscos não foi colocado em prática. 
 Toda fauna e a flora daquele lugar foi devastada, junto com uma história de vida daquela população, a ligação Econômica, social e sustentável não foi exercida e nem se quer estruturada pós acontecimento.

Outros materiais