Buscar

[Fichamento] Contexto Social e Imaginario Organizacional Moderno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade de Brasília
Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
	 
Universidade de Brasília
Faculdade de Ceilândia
Poliana Lourenço Braga - 16/0072107
FREITAS, Maria Ester de CONTEXTO SOCIAL E IMAGINÁRIO ORGANIZACIONAL MODERNO. Rev. adm. empres. [online] 2000, vol.40, n.2, pp.6-15. ISSN 0034-7590.
As organizações devem ser analisadas em um espaço social e época específicos.
Na sociedade moderna percebe-se uma grande fragmentação de valores e condutas pessoais e coletivas onde a integração social começa a aparecer como problemática.
O cenário apresenta claros impactos, diretos e indiretos, nos níveis do indivíduo, do familiar, do organizacional e do social mais amplo.
Castoríadis (1990) diz não existir apenas um mal-estar, mas uma crise da sociedade como um todo, devido as significações imaginárias sociais não cumprirem mais suas funções.
Temos então uma sociedade dominada pelo social onde não existe mais nada que justifique os valores da integridade, da seriedade.
Não se ganha pelo que se vale, mas se vale pelo que se ganha; A aparência é tudo, o falso vale mais que o verdadeiro e a reprodução de tudo é possível (Baudrillard, 1981).
As organizações apresentam maior facilidade em captar e se adaptar as mudanças sociais. Nesse cenário as organizações modernas assumem um papel central na sociedade, por meio do qual todas as demais relações devem se organizar. Se tornam fornecedores de identidade.
A crise nas instituições tradicionais da sociedade fomenta uma primazia ao econômico, atribuindo ao capitalismo papel de “única” forma de promover o desenvolvimento, o que nos leva a uma valorização do papel das empresas.
Quanto mais as referências tradicionais se quebram, mais os indivíduos se mostram receptivos a acatar líderes que possam oferecer uma certeza e um caminho, um sentido.
As organizações aproveitam esse cenário para se tornar o grande referente, cabendo ao Estado, já enfraquecido, apenas oferecer as empresas a infraestrutura necessária.
O conceito de empresa cidadã constrói um equívoco. Enquanto cidadania é relacionada a superação de interesses, o papel e a missão de uma organização é gerar lucro através da produção de bens e serviços a um mercado. A adoção do título de Cidadã não é com o objetivo de trazer lucro, mas sim de evitar o prejuízo.
O status profissional torna-se elemento organizador da vida pessoal, aquilo que lhe dá sentido. A identidade profissional torna-se a identidade pessoal. Para isso é necessário ser um quebrador diário de recordes, é a excelência contínua que está em jogo.
As organizações modernas apresentam-se não só como o modelo de gestão a ser seguido, mas também guardiãs dos valores sociais e da moralidade pública. Transformam necessidades em virtudes.
A empresa passa a ser um lugar onde o trabalho, a convivência e os laços se juntam, criando no indivíduo uma identificação e um sentimento de fazer parte da sociedade criada dento da empresa.
O tipo de ser que elas pretendem formar é o retrato das próprias contradições que abrigam em seu seio

Outros materiais