Buscar

Embriologia Resumo Moore 11 Sistema Digestório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Embriologia – Sistema digestório
Resumo
Moore
O intestino primitivo se forma a partir da porção dorsal do saco vitelino que é incorporada ao embrião. O endoderma do intestino primitivo origina o revestimento epitelial da maior parte do trato digestório e vias biliares, junto com o parênquima de suas glândulas, incluindo o fígado e o pâncreas. O epitélio das extremidades cranial e caudal do trato digestório é derivado do ectoderma do estomodeu e do proctodeu, respectivamente. Os componentes dos tecidos muscular e conjuntivo são derivados do mesênquima esplâncnico, que circunda o intestino primitivo.
O intestino anterior origina a faringe; o sistema respiratório inferior; o esôfago; o estômago; o duodeno (proximal á abertura do ducto biliar); o fígado, o pâncreas e o aparelho biliar. Em razão de a traqueia e o esôfago terem origem comum a partir do intestino anterior, a septação incompleta pelo septo tráqueo-esofágico resulta em estenose ou atresia, com ou sem fístulas entre eles. 
O divertículo hepático, primórdio do fígado, da vesícula biliar e do sistema de ductos biliares, é um brotamento do epitélio endodérmico que reveste o intestino anterior. Os cordões epiteliais hepáticos desenvolvem-se do divertículo hepático e crescem para o septo transverso. Entre as camadas do mesentério ventral, derivadas do septo transverso, as células primitivas se diferenciam em tecidos hepáticos e no revestimento dos ductos do sistema biliar.
A atresia duodenal congênita resulta da falha do processo de vacuolização e recanalização que ocorre após o estágio normal sólido do duodeno. Normalmente as células epiteliais degeneram e a luz do duodeno é restaurada. A obstrução do duodeno pode também ser causada por um pâncreas anular (que passa ao redor do duodeno, comprimindo-o)
O pâncreas se desenvolve dos brotos pancreáticos dorsal e ventral, que se formam do epitélio de revestimento endodérmico do intestino anterior. Quando o duodeno roda para a direita, o broto pancreático ventral se move dorsalmente e se funde com o broto pancreático dorsal. O broto pancreático ventral forma a maior parte da cabeça do pâncreas, incluindo o processo uncinado. O broto pancreático dorsal forma o restante do pâncreas. Em alguns fetos, o sistema de ductos dos dois brotos não se funde e se forma um ducto pancreático acessório (formado por remanescência da parte proximal do ducto do broto pancreático dorsal; a parte distal se funde com o ducto do broto pancreático ventral para formar o ducto pancreático principal).
O intestino médio origina o duodeno (parte distal ao ducto biliar), o jejuno, o íleo, o ceco, apêndice vermiforme e metade a dois terços do colo transverso. O intestino médio forma uma alça intestinal em forma de U que se hernia para o cordão umbilical durante a sexta semana, porque não existe espaço para ela no abdome. Enquanto está no interior do cordão umbilical, a alça intestinal média roda cerca de 90 graus no sentido anti-horário. Durante a 10a semana, os intestinos retornam para o abdome, sendo que a parte corresponde á futura parte do intestino grosso (ramo caudal da alça intestinal média) roda outros 180 graus (sentido anti-horário) durante esse processo.
Onfalocele, má rotação e fixação anormal do intestino resultam no não-retorno ou de rotação anômala do intestino no abdome. Por causa da oclusão normal do duodeno durante a quinta e sexta semanas, devido á rápida atividade mitótica de seu epitélio, pode haver a formação de estenose (obstrução parcial), atresia (obstrução total) e duplicação se a recanalização não ocorrer ou ocorrer de forma anômala. Vários resquícios do canal vitelínico podem persistir. Divertículos ileais são comuns; entretanto, somente poucos deles se inflamam e produzem dor. 
O intestino posterior origina a metade ou apenas o terço esquerdo do colo transverso, o colo descendente e o colo sigmoide, o reto e a parte superior do canal anal. A porção inferior do canal anal se desenvolve a partir do proctodeu. A porção caudal do intestino posterior, a cloaca, é dividida pelo septo uro-retal em seio urogenital (anterior) e reto (posterior). O seio urogenital origina principalmente a bexiga urinária e a uretra. No início, o reto e a porção superior do canal anal estão separados do exterior pela membrana anal, mas essa membrana normalmente se rompe no final da oitava semana. 
A maior parte das anomalias ano-retais resulta da septação anormal da cloaca pelo septo uro-retal em reto e canal anal, posteriormente, e bexiga urinária e uretra, anteriormente. A interrupção do crescimento e/ou desvio do septo uro-retal para uma direção dorsal causam a maioria das anomalias ano-retais, tais como a atresia retal e as fístulas entre o reto e a uretra, a bexiga urinária ou a vagina.

Outros materiais